debito ou credito

Qual a diferença entre débito e crédito? Entenda já!

A frase que já virou rotina: “é no débito ou crédito?”. Mas pare de responder tudo no automático. Vamos explicar de uma vez por todas qual a diferença entre débito e crédito. Afinal, você precisa escolher a melhor opção para você em cada situação. 

De forma geral, saiba que o cartão de débito é para compras à vista. Isso significa que você precisa ter dinheiro em conta para conseguir comprar um produto. Já o cartão de crédito oferece a opção de compras parceladas e posterga o pagamento da fatura.  

Mas você já pensou sobre juros, multa, anuidade, clubes de pontuação e como conseguir comprar até um carro no cartão? Temos as respostas. Aqui você vai entender tudo o que é preciso para decifrar qual a diferença entre débito e crédito.  

Leia também: Cartão de crédito com aprovação imediata online: conheça 10 opções!

Conheça o cartão de crédito  

Você já sabe que a principal vantagem dessa opção é o parcelamento de compras. Mas vamos explicar qual a diferença entre débito e crédito. Entenda que nessa opção você não possui o valor total da sua compra. Sendo assim, funciona como um empréstimo.  

Você realiza a compra e se compromete a pagar os valores no futuro. A grande diferença é que você pode receber um prazo de até 40 dias para juntar o dinheiro e realizar a quitação da fatura.  

Além disso, existem muitas opções de cartão de crédito. Nós já explicamos em detalhes cada uma delas aqui. Você pode entender melhor como escolher a melhor opção para você.  

Conheça o cartão de débito 

Para ficar um pouco mais claro qual a diferença entre débito e crédito, entenda que é preciso ter dinheiro em conta para fazer uma compra no débito. Isso significa que independentemente do valor da compra a sua conta é debitada automaticamente.

Se não tiver saldo, você pode ficar devedor para a instituição financeira. O problema são os juros e multas, que podem ser bem cruéis com os consumidores.  

Entenda qual a diferença entre débito e crédito 

Para ficar um pouco mais claro sobre as diferenças, vamos aos detalhes. Você precisa prestar bastante atenção antes de fazer uma opção. Afinal, cada realidade é diferente.  

Parcelamento e organização 

Para identificar qual a diferença entre débito e crédito, você precisa saber que parcelar as compras pode ser uma vantagem ou não. No caso do débito, você precisa ter o total em conta para realizar uma compra. Contudo, não tem mais dívidas com o banco e não corre o risco de esquecer de pagar uma conta ou separar o valor da fatura.

No entanto, o crédito oferece para você a opção de parcelamento. Só que para isso, você precisa ter uma organização financeira para quitar a fatura ao final do mês.  

Juros e multa 

Sabe qual a diferença entre débito e crédito que mais assusta? Os juros e multas. No entanto, saiba que isso pode acontecer nas duas opções de compra.  

No caso do crédito, você só paga juros e multa se não conseguir quitar o valor total da sua fatura no final do mês. Já no caso do débito, isso acontece se você realizar uma compra e não tiver todo o dinheiro disponível em conta. Afinal, ao passar o seu cartão automaticamente o banco vai liberar um saldo em conta.

Com base nisso, você terá que pagar multas e juros – dependendo do seu contrato. 

Anuidade do cartão   

Ao solicitar o seu cartão de crédito, fique atento ao valor da mensalidade. É isso mesmo! Você precisa pagar uma taxa anual, e que pode ser descontada todos os meses, para usar o cartão.  

Esse valor varia de acordo com a instituição financeira e o seu relacionamento com o banco. Por isso, preste bastante atenção na hora da contratação.  

Se você está se perguntando qual a diferença entre débito e crédito nessa modalidade, saiba que o cartão de débito não cobra anuidade. No entanto, temos aqui uma lista completa para você também encontrar cartões de crédito sem custo. Afinal, pensamos em todos os detalhes para facilitar a sua vida financeira.  

Já pensou então em um cartão de crédito virtual? Conheça aqui as vantagens.  

Leia também: Cartão de crédito recarregável: descubra como fazer o seu

Programa de pontuação  

Estamos quase finalizando a lista sobre qual a diferença entre débito e crédito. E essa modalidade é uma das principais e que você deve considerar.  

O programa de pontuação só acontece na opção de crédito. Ele funciona como uma vantagem pelas compras realizadas. Sendo assim, a cada real gasto você acumula uma determinada quantidade de pontos. Ao final, pode trocar os pontos por passagens aéreas, compra de eletrônicos, eletrodomésticos e muitas outras opções.  

O valor e os benefícios variam de acordo com a instituição financeira. Por isso, se você pensa em optar pelo cartão de crédito, leve todas as opções em consideração. Aqui temos também uma lista completa e atualizada para ajudar você nessa missão. 

Compras maiores  

Para finalizar, vamos falar da compra do seu novo carro, moto, TV, máquina e lavar? Sabe o que esses itens têm em comum? O alto valor de compra. E todos podem ser parcelados no cartão de crédito.  

A principal vantagem desse cartão é adquirir produtos caros, mas com o pagamento parcelado e sem juros, se pagos em dia.  

Confira mais conteúdo sobre cartões de crédito e para sua vida financeira no blog do Meu Cartão de Crédito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
como ser aprovado no cartão de crédito

Como ser aprovado no cartão de crédito? 6 dicas práticas!

Próximo
organização financeira

Como organizar as finanças? 8 passos para sair do vermelho

Posts Relacionados