Código 57 do cartão: entenda o que significa e como resolver!

É provável que em algum momento você tentou fazer uma compra e ao passar seu cartão viu a mensagem “erro 57: essa transação foi negada. por favor, contate seu banco para mais informações ou tente com outro cartão de crédito”. Em alguns casos a mensagem pode até mudar, mas o motivo continua sendo o mesmo. O código 57 cartão aparece por uma razão, você sabe qual?

Nesse momento o constrangimento pode ser bastante incômodo. E se você já passou por isso, certamente não quer que a situação aconteça novamente sem nem entender o motivo, não é mesmo?

E para entender o motivo deste código aparecer e como resolver, vamos te explicar tudo que você precisa saber a seguir!

 Leia também: Como preencher uma proposta de cartão de crédito Caixa Econômica?

 O que significa o código 57 do cartão?

Em alguns casos a mensagem aparece da seguinte forma: Erro 57: essa transação foi negada. Por favor, contate seu banco para mais informações ou tente com outro cartão de crédito”. Já em outros casos pode vir como: “Transação não autorizada. Por favor, verifique os dados digitados. Caso o erro persista, peça para seu cliente entrar em contato com a Central de atendimento do cartão”.

Independente de como aparece a mensagem para você, ela possui o mesmo significado e pode aparecer pelo mesmo motivo.

Continua após a publicidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e com aprovação na hora.

Solicite seu cartão!

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Mas fique atento, este erro não aparece necessariamente por falta de saldo ou limite excedido. Existem alguns motivos que podem estar provocando este erro. Entenda.

Bandeira não é compatível com a máquina

Um dos motivos para este código aparecer, é quando a bandeira do cartão não é compatível com a máquina. 

Isso porque algumas máquinas ainda não recebem todas as bandeiras, apenas algumas específicas. E por isso se a maquininha doe estabelecimento não for compatível com a bandeira do seu cartão, este erro pode acontecer.

Caso neste momento você possua outro cartão com uma bandeira diferente e aceito pela maquininha, pode trocar e finalizar sua compra.

No entanto, se você só tiver um cartão, não será possível concluir sua compra. Mas fique atento, normalmente os estabelecimentos avisam com placas ou adesivos informando as bandeiras aceitas.  

Cartão bloqueado

Neste caso, o bloqueio pode acontecer alguns motivos, como digitar a senha incorretamente por muitas vezes, caso o titular tenha solicitado bloqueio, ou no caso da compra ser de um valor acima do que está acostumado, e por isso o banco pode desconfiar. 

Mesmo que esta seja uma situação embaraçosa, saiba que ao digitar a senha incorretamente diversas vezes o bloqueio ocorre por uma medida de segurança. Isso porque em caso de fraude ou roubo, o bloqueio evita que seu cartão seja utilizado.

O que fazer quando aparecer o código 57?

Quando o código 57 aparecer você provavelmente vai ficar sem saber como resolver este problema. Se o erro aparecer por conta de um bloqueio, você deve entrar em contato com a instituição financeira emissora do cartão. E então basta solicitar o desbloqueio informando seus dados cadastrais.

Em alguns bancos já oferecem ferramentas digitais para desbloquear o cartão, podendo até mesmo detectar o uso indevido e avisar ao titular do cartão. No entanto, ainda não são todos os bancos que utilizam esta ferramenta.

Mas não se esqueça: O funcionário do estabelecimento não tem culpa do código ter aparecido e por isso não adianta tentar resolver o problema com ele. Esta situação deve ser resolvida diretamente com a instituição financeira ou administradora do cartão.

Leia também: Melhor dia de compra no cartão de crédito: entenda como funciona!

Como evitar o código 57?

No caso de furto e uso indevido do seu cartão não tem muito o que fazer para prevenir esta situação, a não ser cuidar muito bem de seus dados bancários. 

Para isso, evite compartilhar suas informações em redes sociais ou com terceiros. Mantenha seus dados em segurança em um lugar onde apenas você tenha acesso. 

Mas para evitar o bloqueio por ter tentado digitar sua senha errada algumas vezes, uma boa dica é ter a senha sempre com você em algum local extremamente seguro para conferir caso necessário.

Além disso, o bloqueio neste caso acontece após 3 tentativas consecutivas de senhas incorretas. Portanto, se você já errou duas vezes, não tente novamente, utilize outro cartão caso possua. Dessa forma evita o bloqueio do seu cartão.

E para evitar que o código 57 do cartão apareça por realizar uma compra de um valor muito alto, você pode entrar em contato com o banco informando a situação. Lembrando que esta é uma medida de segurança para evitar fraudes. 

Este post te ajudou? Agora quando esta situação acontecer, você já sabe como resolver e melhor, o que fazer para evitá-la. 

Não se esqueça de conferir o saldo e limite do seu cartão sempre e mantenha seus dados em segurança! 

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a solucionar suas dúvidas a respeito do código 57. Acompanhe o blog Meu Cartão de Crédito para outros posts como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Cartão Black: tudo que você precisa saber sobre ele

Próximo

Data de validade do cartão: entenda como funciona!

Posts Relacionados