Melhor dia de compra no cartão de crédito: entenda como funciona!

Você já ouviu falar sobre o melhor dia de compra no cartão de crédito? Esse dia realmente existe e pode te fazer pagar a fatura com um prazo prolongado. 

Entender qual é a data e porque ela existe pode ser bastante útil para se organizar melhor financeiramente, não é mesmo? 

Então veja o post que preparamos para você entender todos os detalhes do melhor dia de compra!

Leia também: Cartão de crédito consignado: veja como solicitar!

Como funcionam os cartões de crédito

Entender como funciona o seu cartão de crédito é importante para em seguida entender o melhor dia de compra. 

Os cartões de crédito funcionam como uma forma de empréstimo. E por isso, o seu crédito equivale ao limite do seu cartão. Esse limite é estipulado pelo banco e varia de acordo com uma série de fatores. 

E então, com base no limite de crédito, você pode realizar compras à vontade. No final do mês, a fatura chega e você paga o valor referente aos gastos do seu cartão.

Continua após a publicidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e com aprovação na hora.

Solicite seu cartão!

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Esse cálculo é feito através das administradoras, que calculam todos os meses esses gastos. Com isso, eles enviam a fatura com a descrição completa e o valor total que você deve pagar.

Como ganhar mais prazo para pagar a fatura

Quem consegue calcular o melhor dia de compra no cartão de crédito, geralmente garante 40 dias de prazo entre a data de compra e a primeira parcela. Este é basicamente o dia que fornece mais prazo para início do pagamento da sua fatura.

Qual o melhor dia de compra?

Você já imaginou ganhar mais prazo para pagar aquela compra feita com seu cartão de crédito? Essa é uma grande vantagem do melhor dia de compra.

Pode parecer confuso entender como funciona este dia, mas é bem simples e vamos te ajudar a entender todos os detalhes. 

Basicamente, o melhor dia para comprar no cartão de crédito corresponde ao dia seguinte ao fechamento da fatura. 

Funciona assim: Se a sua fatura fecha dia 6, o melhor dia de compra será no dia 7. Se a fatura fechar dia 31, o melhor dia será o dia 1ª. 

Dessa forma, você garantirá mais prazo de pagamento. E geralmente este prazo que você recebe é de 40 dias.  

Se ainda parece confuso, não se preocupe, vamos te explicar com mais detalhes a seguir.

Qual o dia de fechamento da fatura?

A data de fechamento da fatura é onde as administradoras fecham as contas referentes ao mês anterior para que seja possível emitir a fatura do cartão. 

Sendo assim, as compras são cobradas na fatura do mês seguinte. Geralmente o fechamento ocorre 10 dias antes da fatura vencer.

Como calcular o melhor dia de compra?

A primeira coisa que você deve saber para fazer o cálculo é a data de fechamento da fatura. Lembrando que a data de fechamento não é a mesma que a data de vencimento da fatura. 

Como já foi dito anteriormente, as administradoras fecham a fatura em média 10 dias antes do vencimento. Portanto, se a sua fatura fecha dia 10, provavelmente ela vence dia 20. E neste caso, você deve comprar um dia depois do fechamento da fatura. 

Fique atento, não é no mesmo dia de fechamento da fatura e nem depois do vencimento, o melhor dia é o dia seguinte do fechamento!

Um exemplo hipotético que você pode analisar é que caso a data de fechamento da fatura ocorra no dia 5 , a data de vencimento da fatura será no dia 15. Portanto, o melhor dia de compra para este caso é no dia 6.

Como descobrir a data de fechamento da fatura?

Geralmente o fechamento da fatura ocorre dez dias antes do vencimento. Portanto, você pode verificar a data de vencimento, que na maioria das vezes é escolhida pelo titular do cartão, e em seguida subtrair dez dias. 

Mas caso esteja com dúvida a respeito da data, você pode entrar em contato com o banco para saber mais exatidão e poder aproveitar a data estendida para pagar sua fatura.

O que acontece se eu comprar no dia de fechamento da fatura?

Caso você opte por fazer uma compra no mesmo dia de fechamento da fatura, não tem problema, pode fazer tranquilamente. 

No entanto, é importante você saber que esse é o pior dia para realizar compras. Isso porque, se a sua fatura fecha no dia 10 por exemplo e o vencimento é dia 20, você terá 10 dias para pagar esta compra.

Como já foi dito, o ideal neste caso é comprar no dia 11, que você terá de pagar só na próxima fatura. 

Esta é uma dica bastante interessante que se colocada em prática, pode te proporcionar mais tempo para pagar a compra feita com seu cartão. Ter 40 dias para pagar a fatura parece uma vantagem muito boa não é mesmo?

Gostou da dica? Agora que você sabe qual o melhor dia de compra, é só pôr em prática para organizar melhor suas finanças.

Continue aqui no blog Meu Cartão de Crédito para aprender mais sobre esse tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Como funciona o cashback do PicPay? Veja como usar!

Próximo

Agência no cartão: saiba como encontrar

Posts Relacionados