TED ou DOC

TED ou DOC: Entenda qual a diferença entre elas e qual usar!

Rafael Alves
banner-cartao-btg

Movimentações financeiras acontecem constantemente ao nosso redor. Pagamentos são movimentações que podem acontecer em dinheiro, cheque, cartão de débito ou de crédito. Mas quando uma pessoa quer enviar dinheiro para outra, o método mais usado ainda são as transferências. E quando falamos sobre tipos de transferências, é natural pensar imediatamente em TED ou DOC.

Transferência ajudam as pessoas a não precisarem dividir suas movimentações entre saques e depósitos, por exemplo. Além disso, evitam a necessidade de encontrar a pessoa presencialmente para entregar o valor em dinheiro vivo. Elas também podem fazer o dinheiro passar de uma conta para outra contas mesmo que sejam de diferentes bancos.

Mas será que você conhece os detalhes dos tipos de transferências e sabe qual o melhor em cada situação? Continue lendo este artigo para entender, entre TED ou DOC, qual é a melhor escolha.

Leia também: Conta corrente: como funciona? Qual banco escolher?

TED ou DOC: entenda mais sobre cada uma delas

TED e DOC são tipos de transferência que têm suas peculiaridades. Eles são métodos diferentes para fazer uma quantia em dinheiro passar de uma conta para outra. Pelo fato das duas normalmente serem mencionadas juntas e de maneira comparativa, é normal que exista confusão.

Para facilitar a sua busca por informações, vamos organizar o assunto com perguntas e respostas. Vale lembrar que as regras a respeito de TED e DOC são definidas pelo Banco Central.

Qual a diferença entre DOC e TED?

Essencialmente, a diferença entre TED e DOC é o tempo em que a transferência será realizada e o valor máximo por transferênica. Nas TEDs, o dinheiro cai no mesmo dia se realizado antes das 17h e permite transferências maiores que 5 mil reais, enquanto nos DOCs, o dinheiro cai no próximo dia útil e o valor máximo é de 4999,99 reais.

Quanto tempo leva para compensar TED e DOC?

A TED cai antes. Se você conseguir fazer a sua TED antes das 17h, ela cai na conta no mesmo dia. Com sorte, pode ser questão de minutos. Depois das 17h, a TED é agendada e só cai na conta no dia seguinte.

Nesse sentido o DOC é, de fato, uma transferência pior, porque ele nunca cai no mesmo dia. Se você fizer o DOC antes das 22h, ele cai no próximo dia útil. Mas se por acaso você perder esse horário, a situação piora. Nesse caso ele só cai na conta depois de dois dias úteis.

Vale lembrar que o momento em que você clica o envio não é o que define o horário. O que define isso é o momento em que a transação é aprovada. Por isso, se quiser garantir, tenha uma margem de tempo de segurança.

Quanto posso transferir?

Essa é a pergunta mais comum sobre TED ou DOC. Apesar de nenhum deles ter valor mínimo, existe um limite importante para mencionar.

  • O DOC pode ser feito para transferir valores de no máximo R$ 4.999,99.
  • Para qualquer valor maior do que R$ 5 mil será necessário fazer uma TED.

Quais informações são necessárias para fazer TED/DOC?

Tanto para TED quanto para DOC, as informações são as mesmas:

  • Nome completo;
  • CPF ou CNPJ;
  • Banco;
  • Agência;
  • Conta;
  • Tipo de conta;
  • Valor da transferência.

O que significa cada sigla?

  • TED significa Transferência Eletrônica Disponível.
  • DOC significa Documento de Crédito.

Qual é mais caro: TED ou DOC?

Não é possível definir qual delas é mais cara ou barata, pois cada banco pode definir as suas taxas. Ou seja, não existe valor específico para as transações.

Alguns bancos podem não cobrar nada por isso. Outros podem oferecer uma quantidade determinada de transferências sem cobrança.

A única diferença de preço importante varia conforme o método.

Tanto TED quanto DOC custam mais caro se forem feitos na boca do caixa. Então tente sempre fazer suas transferências pela internet, onde é mais barato. Caso você não consiga fazer pela internet, vá em um caixa eletrônico, pois também é mais barato do que na boca do caixa.

É possível agendar?

De maneira geral, DOC e TED podem, sim, ser agendados. Pelo menos é assim na maioria das instituições financeiras mais relevantes. Mas para ter certeza, é preciso entrar em contato com o seu banco para confirmar.

Além da disponibilidade, alguns bancos cobram uma taxa extra pelo agendamento. Então fique atento!

É possível cancelar?

O cancelamento só acontece se for de forma automática, por causa de alguma inconsistência de dados. Ou seja, se o sistema perceber que você digitou algo errado, tanto DOC quanto TED serão cancelados. O dinheiro da TED volta no mesmo dia, já o do DOC pode levar até dois dias úteis para voltar.

Não é possível cancelar nenhuma das duas transferências por conta própria. Então se os dados estiverem corretos e apenas o valor estiver errado, a transação não poderá ser cancelada.

Qual devo usar?

Depende da sua situação. Se você tiver pressa, faça um TED. Se o tempo for irrelevante, faça o que for mais barato pelo seu banco.

E o Pix?

O Pix é uma nova forma de fazer transferências que começou a funcionar no final de 2020.

Uma das vantagens do Pix é o fato de ele funcionar sem interrupções. Não importa se é domingo, feriado ou no meio da madrugada. O sistema do Pix sempre aceita transferências.

Além disso, o Pix é instantâneo. Isso significa que no mesmo momento em que você faz, a outra pessoa já recebe.

Pix não vai acabar com TED ou DOC?

Apesar de alguns portais terem divulgado o contrário, a ideia do Pix não é acabar com as transferências que já existem. Quem garante isso é o próprio Banco Central, que também é responsável pelo Pix.

A ideia do Pix é ser uma ferramenta adicional, proporcionando um método de transferência a mais para as pessoas.

Leia também: Cartões de crédito: 5 dicas para escolher o seu e aproveitar!

Esperamos que você tenha gostado de conhecer mais detalhes sobre as formas de transferência. Se você conhece alguém que ainda tem dúvidas sobre TED ou DOC, compartilhe este artigo!

E para mais informações sobre bancos, serviços e transferências, continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Calendário Auxílio Emergencial

Entenda o calendário do auxílio emergencial em 2021

Próximo
Calendário Bolsa Família

Como fica o calendário do Bolsa Família em 2021? Veja aqui!

Posts Relacionados
Total
0
Share