por que não consigo fazer cartão de crédito

Não tenho nome negativado, por que não consigo fazer cartão de crédito?

Poucas coisas são tão frustrantes na vida financeira de uma pessoa quanto solicitar um cartão de crédito e ter seu pedido negado. Para quem tem o nome negativado, até é fácil de entender a recusa, mas e quem tem o nome limpo? Se esse é o seu caso, provavelmente está se perguntando: por que não consigo fazer cartão de crédito?

Continua após a publicidade

Em resumo, ficar sem cartão de crédito hoje em dia pode ser uma grande pedra no sapato das pessoas. Pois os cartões são uma facilidade tremenda na vida financeira e trazem inúmeros benefícios. No entanto, conseguir um pode ter alguns percalços. Principalmente, em relação ao score baixo

Continue lendo para entender o que pode estar acontecendo com você e tentar resolver o problema.

Confira!

Por que não consigo fazer cartão de crédito?

Infelizmente nem sempre ter o nome limpo garante a concessão de crédito para uma pessoa. Existem alguns critérios que, apesar de nem sempre serem claros, podem determinar a recusa de um pedido por cartão de crédito.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta BV gratuita!

Um dos principais motivos para isso acontecer é ter um score muito baixo. Você sabe o que é e como funciona o score?

O que é score?

Score é um termo em inglês que pode ser traduzido como pontuação. Essa pontuação é determinada por uma série de fatores que, juntos, ajudam a determinar se uma pessoa é confiável ou não. A confiança, nesse caso, não tem relação com a sua índole ou personalidade, mas sim com as chances de você honrar seus pagamentos.

Como melhorar o meu score?

Como já falamos, a sua pontuação é definida por vários fatores referentes ao seu passado enquanto consumidor. Pense a respeito do seu passado como cliente e veja onde pode estar seu erro.

Saiba que mudar o score é um processo que leva algum tempo. Então se você realmente quer melhorar sua pontuação, se organize para passar algum tempo sem cometer alguns erros.

Sites de proteção ao crédito

Se o seu nome estiver em algum banco de dados relacionado a proteção de crédito, por exemplo, isso é um péssimo sinal. Procure saber se o seu nome está no SPC ou no Serasa e tente renegociar sua dívida o mais rápido possível. Sair desses sites é um fator importante para melhorar sua pontuação.

Dívidas em aberto

Algumas vezes limpar seu nome não é o suficiente. Afinal, as dívidas que você tem em aberto e ainda está pagando tem um peso importante. Elas significam que você ainda não terminou de honrar seus compromissos financeiros.

Renda baixa

Continua após a publicidade

Outro motivo recorrente para a recusa do cartão de crédito é relacionado à baixa renda de quem faz o pedido. O cálculo das operadoras do cartão indica que você pode comprometer aproximadamente 30% da sua renda com cartão de crédito. Empréstimos também entram nessa categoria.

Então se você tem uma renda baixa, ou já tem um empréstimo no seu nome, pode estar perto do limite de segurança aceitável.

Informações equivocadas

Lembre-se que as instituições financeiras têm acesso ao seu histórico e mentir não vai ajudar a resolver isso. Se você falar que tem um salário maior do que tem de verdade, eles podem desconfiar. Ao conferir seus dados vão acabar percebendo que seu histórico não bate com as informações que você passou. Antes de mentir, lembre-se que eles podem acessar até mesmo a sua declaração de imposto de renda.

Melhorando suas chances

Ao invés de se perguntar “por que não consigo fazer cartão de crédito?”, mude o foco da pergunta. A resposta de “como posso mudar isso?” ou “o que devo fazer para melhorar?” pode trazer melhores resultados.

Confira nossa lista de sugestões para ajudar você a melhorar suas chances de ter acesso a um cartão de crédito.

Comece por um cartão pré-pago

Cartões de crédito na modalidade pré-pago são excelentes para esse momento de transição. 

Continua após a publicidade

Eles funcionam de forma análoga aos planos de celular pré-pago. Ou seja, primeiro você coloca crédito nele e só depois pode usar o cartão. Assim você não corre o risco de se endividar além do que poderia pagar e prova para o mercado que é um bom pagador.

Passe contas para o seu nome

Assuma a titularidade de contas que sempre são pagas. Água, luz, internet, celular, prestação de carro, etc. Tudo pode ajudar. Quanto mais você tiver contas pagas no seu nome, mais demonstra que tem potencial de pagar por elas. Mas cuidado, tenha certeza que elas não vão atrasar.

Não deixe contas atrasarem

Apesar de óbvia, essa dica é fundamental. Organize calendários, crie alarmes no celular ou coloque post-its na tela do seu computador, tanto faz. Não importa como você vai fazer para lembrar, apenas garanta que todas as contas serão pagas antes do vencimento.

Comece pelo seu banco

Quando for solicitar crédito na praça, não busque com estranhos. O banco onde você já tem conta provavelmente é a instituição que melhor conhece você. Assim que você melhorar seus hábitos ou receber um aumento, por exemplo, seu banco será o primeiro a notar.

Dessa forma, se você solicitar um cartão de crédito para o banco onde recebe seus pagamentos, sua chance de sucesso é maior.

Agora é com você

Agora você já tem uma boa ideia do que pode estar acontecendo. Se você conhece alguém que não consegue crédito, compartilhe esse texto. Confira mais conteúdo sobre cartões de crédito no blog do Meu Cartão de Crédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
cartao de credito facil de ser aprovado

Cartão de crédito fácil de ser aprovado: conheça 4 opções e escolha o seu

Próximo
melhor cartão para milhas

Qual é o melhor cartão para milhas? 4 opções para você escolher

Posts Relacionados