empréstimo consignado

Empréstimo consignado: o que é e quem pode contratar

O momento de solicitar um novo empréstimo costumava ser preocupante e cheio de dúvidas. Mas existem maneiras de realizar a solicitação de forma mais segura e tranquila. A tranquilidade não é apenas a respeito da aprovação, mas também da capacidade de quitar as parcelas. Estamos falando do empréstimo consignado, umas das melhores maneiras de ter acesso a crédito de forma descomplicada.

Continua após a publicidade

Precisar de um empréstimo não é motivo de vergonha. Ainda mais em momentos de instabilidade econômica e crise financeira. Afinal, se grandes empresas e países inteiros podem se endividar, por que não uma pessoa? 

Quando a dívida for planejada, calculada e feita por um bom motivo, dificilmente se tornará uma dor de cabeça. 

Se você quer entender um pouco mais sobre empréstimo consignado, continue lendo este artigo! Vamos explicar o que é, como funciona e quem pode solicitar essa modalidade de crédito.

Leia também: Como ser aprovado no empréstimo do Banco Pan?

Empréstimo

Empréstimo, segundo dicionários, é o ato de emprestar. No nosso caso, como estamos falando de dinheiro, o empréstimo precisa ser feito por instituições financeiras.

 Em outras palavras, um empréstimo acontece quando uma pessoa pega dinheiro emprestado de um banco.

Todo empréstimo precisa, obrigatoriamente, ter dois envolvidos. Quem empresta e quem pega o dinheiro emprestado. Além disso, os empréstimos precisam necessariamente de um contrato.

Contrato

No contrato do empréstimo podem constar várias informações. Mas algumas são básicas e, por isso, obrigatórias. Preferencialmente elas também devem ser de fácil entendimento.

As principais informações são:

  • Documentação de ambas as partes;
  • Valor total emprestado;
  • Prazo;
  • Taxa de juros;
  • Valor da parcela.

Outros detalhes também podem constar no contrato, como é o caso de garantias, por exemplo. Mas esses listados são os principais.

Sem finalidade

Diferentemente de outros tipos de crédito, o empréstimo não precisa necessariamente de uma finalidade. Ou seja, quando você toma dinheiro emprestado, não é obrigado a gastar esse dinheiro com uma coisa específica.

Continua após a publicidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

Um financiamento ou um consórcio, por exemplo, podem ter a liberação do valor vinculada a aquisição de um bem específico. Isso acontece com muitos contratos para, por exemplo, realizar a compra de veículos ou imóveis.

E o empréstimo consignado?

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

A palavra “consignado” tem sinônimos variados. Pode tanto significar “constante” quanto “registrado”. 

Já o verbo consignar significa “determinar uma quantia para certa despesa”. Quando falamos sobre empréstimo consignado, todos esses significados são pertinentes.

O que diferencia o empréstimo consignado dos demais é a garantia do pagamento.

Isso acontece porque, nessa modalidade, o valor das parcelas é abatido do salário ou da aposentadoria da pessoa. 

Ou seja, o cliente que pega um empréstimo consignado não escolhe se vai pagar a parcela ou não. Todos os meses, quando o dinheiro vai cair na conta, ele já cai com desconto. Isso acontece automaticamente.

O “dinheiro” no caso não precisa ser um salário. Podem acontecer com pagamentos de aposentadorias, holerites ou benefícios do INSS, por exemplo. Isso faz com que um dos principais públicos dos empréstimos consignados sejam aposentados.

Empréstimo consignado é melhor que o normal

A forma como o valor é debitado das pessoas impacta positivamente as instituições financeiras. A garantia de pagamento faz com que elas consigam condições melhores e isso se reflete nas condições do empréstimo.

Taxa de juros

Como a inadimplência é menor, os bancos não precisam compensar esse fator cobrando juros dos clientes atrasados. 

Afinal, praticamente não existe atraso. Dessa forma, o empréstimo consignado tem taxas de juros consideravelmente menores que os empréstimos pessoais normais.

Como as taxas são mais baixas, mais gente recorre a essa modalidade. Com mais clientes usando esse tipo de serviço, os bancos conseguem diluir a margem por todos eles. Ou seja, uma coisa positiva puxa outra.

Valores e prazos

Os valores que as pessoas conseguem emprestado também são maiores. 

No empréstimo convencional, como o crédito é liberado com muita insegurança, os valores costumam ser maiores. Ou seja, se um banco não liberar um valor alto na modalidade normal, talvez ele libere se for consignado.

Os prazos também são mais maleáveis como consequência das garantias.

Continua após a publicidade

É possível prolongar o empréstimo consignado por até 84 parcelas. Isso significa que você terá 7 anos para diluir o valor em pequenas parcelas. 

Ou, caso prefira usar o tempo para se organizar e antecipar o pagamento, também pode. Antecipando a quitação das parcelas você consegue abater os juros do tempo que ainda não passou.

Aprovação

A aprovação também é muito mais fácil para quem solicita empréstimo consignado. O motivo é o mesmo dos aspectos anteriores. 

O banco não precisa fazer uma grande análise para saber se a pessoa tem condições de pagar. Isso acontece porque o desconto acontece automaticamente na folha de pagamento das pessoas. 

Dessa forma, todo o processo de aprovação acaba se tornando menos burocrático e, consequentemente, mais rápido.

Público-alvo do empréstimo consignado

Todo serviço financeiro tem um público-alvo bem definido. No caso do empréstimo consignado, o público é composto pelos grupos a seguir:

  • Aposentados do INSS;
  • Pensionistas do INSS;
  • Pensionistas de órgãos municipais, estaduais e federais;
  • Trabalhadores assalariados CLT;
  • Militares;
  • Pensionistas das Forças Armadas;
  • Servidores públicos.

Perfil de quem solicita

Apesar do público-alvo ser bem definido, o perfil de quem solicita pode variar bastante. Afinal, como o crédito é facilitado e tem boas condições, muita gente acaba pedindo por motivos diferentes. A lista de motivos pode variar tanto quanto o valor que é possível solicitar.

Jovens que acabaram de passar em um concurso público, por exemplo, podem se beneficiar. Afinal, com a estabilidade que o emprego público oferece, é possível começar a pensar na casa própria. 

Idosos também têm seus motivos para empréstimos. Se engana quem pensa que a única razão é resolver emergências de saúde. Reformar a casa e viajar são excelentes motivos para alguém na terceira idade aproveitar um empréstimo.

Sair do vermelho

Quem está negativado ou possui outras dívidas também pode aproveitar o empréstimo consignado.

Muitas pessoas no fim do seu período profissional esperam dar entrada na aposentadoria só por isso. Assim, conseguem solicitar um empréstimo consignado e resolvem suas pendências financeiras. 

Dessa forma, ficam com apenas uma dívida, o empréstimo consignado, porque ele tem taxas menores e é mais fácil de pagar.

Seguindo essa lógica muita gente consegue limpar seu nome e sair do vermelho.

Empréstimo consignado Banco Pan

Continua depois da publicidade

Conheça alguns detalhes sobre o empréstimo consignado do Banco Pan.

Documentação

Para solicitar o empréstimo é necessário informar uma série de dados. Entre eles, naturalmente, estão CPF, RG, comprovante de residência e também os dados referentes ao seu pagamento.

Simulação

A simulação pode ser feita no mesmo site em que se faz a solicitação. Para visitar o site, clique aqui.

Valor máximo da parcela

O valor máximo da parcela depende da análise dos dados de cada cliente. Quem recebe valores maiores vai, naturalmente, conseguir arcar com o pagamento de parcelas maiores.

Tempo para receber

O tempo para o dinheiro cair na sua conta é de 2 dias úteis. Mas atenção: esse prazo só começa a contar a partir da aprovação, e não da solicitação.

Portabilidade

Se você tem dívidas em outras instituições financeiras, pode fazer a portabilidade da dívida. Assim você pode se livrar dos juros mais altos e aproveitar as condições do Banco PAN.

Empréstimos múltiplos

É possível contratar mais de um empréstimo. 

Algumas pessoas se organizam melhor dessa forma quando têm gastos diferentes. Mas é importante lembrar que a soma de todos os empréstimos não pode ultrapassar o seu limite máximo.

Etapas para pedir um empréstimo consignado

Quer pedir um empréstimo agora mesmo? Então acompanhe os seguintes passos:

  1. Entre no site do Banco PAN;
  2. Preencha o formulário com os seus dados;
  3. Faça a simulação no próprio site;
  4. Assine o contrato e envie fotos do seu rosto e do seu documento, conforme for solicitado;
  5. Aguarde a análise que normalmente acontece em até 3 dias;
  6. Pronto, se for aprovado, você recebe o valor na sua conta em até 2 dias depois da aprovação.

Viu como é fácil?

Leia também: Banco Pan Consignado: saiba tudo sobre esse tipo de empréstimo!

Esperamos que você tenha gostado de conhecer mais detalhes sobre empréstimo consignado.

Para mais dicas e informações sobre crédito e empréstimos, continue acompanhando o nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
pontos cartão de crédito

Como ganhar pontos com o cartão de crédito?

Próximo
cartão de credito virtual grátis

Cartão de crédito virtual grátis: Confira 7 bancos que possuem essa opção

Posts Relacionados