Compras parceladas no cartão de débito: entenda como fazer

Quando falamos de gastos maiores do que aqueles do dia a dia, como eletrodomésticos, pagar à vista quase nunca é uma opção. Isso porque se trata de um volume muito grande de dinheiro, que demora muito tempo para juntar. Ninguém quer passar esse período sem, por exemplo, uma geladeira ou fogão. Para isso, uma das alternativas é fazer compras parceladas no cartão de débito.

Aproveite a oportunidade

▶️ Você merece mais desconto para começar bem 2022. Na Descomplica, são mais de 100 cursos em diversas áreas, com bolsas de até 70%
Garantir desconto!

Essa é uma solução nova para o problema, que não está disponível em muitos bancos. É vantajosa por não comprometer o limite de crédito. Além disso, permite comprar com os descontos normalmente reservados para pagamentos à vista.

Neste artigo, vamos explicar melhor como isso acontece e dar duas alternativas de onde buscar o serviço. Também vamos falar sobre os possíveis riscos que você pode enfrentar ao usar essa forma de crédito. Assim, é possível tomar uma decisão sabendo o que vem pela frente!

Leia mais: Com quantos anos pode ter cartão de débito e conta digital? Entenda!

Como funcionam as compras parceladas no cartão de débito?

Aproveite a oportunidade

💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Tipicamente brasileiras, as compras parceladas são uma forma de driblar o baixo poder de compra da maioria das pessoas no país. Sem a oferta desse crédito, dificilmente as famílias conseguiriam comprar eletrodomésticos, móveis e diversos outros bens que vão bem além da renda média.

Porém, existe um problema: boa parte dessas pessoas não têm acesso a cartões de crédito. Isso porque os bancos, na tentativa de evitar calotes, têm resistência na hora de dar limite aos consumidores. Para responder a essa situação, o mercado financeiro criou uma série de alternativas, entre elas, as compras parceladas no cartão de débito.

Mas como funcionam essas compras? Basicamente, o banco paga o bem à vista, mas você fica com uma dívida no banco, que será paga em parcelas. Isso permite, inclusive, acesso a descontos e outras vantagens que vêm em compras à vista.

Isso é vantajoso para o banco, porque ele pode cobrar juros em cima da compra. Para o vendedor, porque vai receber o dinheiro todo à vista. Para o consumidor, pode ser um ótimo negócio também, caso os benefícios de comprar à vista sejam maiores do que os juros cobrados pelo banco. Além disso, esse parcelamento não compromete o limite do cartão de crédito, o que também é uma vantagem.

Esse é um serviço que tem nomes diferentes em diversas instituições, muitas chamam de crediário. Da mesma forma, as características do serviço podem variar bastante, então vale a pena pesquisar.

Opções para fazer compras parceladas no cartão de débito

Aqui vamos dar algumas opções para você começar sua pesquisa. É importante observar que cada uma delas vai possuir vantagens e desvantagens, que podem ou não corresponder às necessidades que você tem. Assim, cabe analisar cada uma de acordo com o seu ponto de vista.

Nubank

A fintech mais conhecida do Brasil passou recentemente a fazer parcelamento no cartão de débito. O funcionamento é bem simples: você paga a compra no débito, acessa a conta no histórico do Nubank e seleciona a opção “Pagar Depois”. Ali, você pode simular as parcelas e condições de pagamento. O inconveniente disso é precisar ter o dinheiro todo para pagar a conta à vista, antes de pedir o crédito no app.

Crediário Caixa Fácil

A Caixa também oferece o serviço, com as empresas conveniadas. O banco não pede que você tenha dinheiro para, inicialmente, pagar o produto à vista. Porém, é preciso fazer um cadastro e esperar a análise dos documentos. Você depois paga a conta em boletos bancários.

Bradesco

Continua após a publicidade

Com o crediário Bradesco você consegue pagar, usando um cartão de débito, em até 48 vezes. Você precisa, no entanto, ter um limite de crédito pré-aprovado no banco. Para saber se esse limite está disponível, é possível verificar no Internet Banking.

Saiba mais: Como saber se meu cartão é de crédito ou débito? Entenda!

Cuidados com compras parceladas no cartão de débito

Como qualquer outra forma de crédito, aqui também existe o risco do endividamento. Afinal, você ainda vai ter que pagar as parcelas, que virão acrescidas de juros. O não pagamento pode diminuir o seu poder de compra, pois, com o nome sujo, fica mais difícil ter o acesso ao crédito.

Recomendamos, antes de tomar a decisão, verificar como as parcelas vão pesar no seu orçamento. É muito fácil menosprezar um gasto quando você está numa situação financeira mais simples. Porém, se você não separar uma “folga” no orçamento, fica muito mais simples de um problema inesperado botar tudo a perder.

Outra dica é observar outras formas de crédito. Quando se trata de comprar algo mais caro, é importante analisar todas as formas possíveis de crédito. Assim, você aumenta as chances de escolher a que vai sair mais barato, otimizando suas decisões.

Se você quer saber tudo sobre cartão de crédito, para consumir com maior eficiência e segurança, continue acompanhando nosso blog! Isso porque aqui fornecemos as informações que você precisa antes de contratar serviços de cartão, as melhores promoções, cashback e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Cartão de crédito mais fácil: confira as melhores opções

Próximo

Emprestar cartão de crédito: veja os riscos

Posts Relacionados