Com quantos anos pode ter cartão de débito e conta digital? Entenda!

O interesse pela vida financeira tem começado cada vez mais cedo. Hoje em dia é comum que adolescentes procurem bancos que ofereçam contas digitais e cartão de débito. Até mesmo os pais acabam desde cedo buscando formas de administrar e incentivar a vida financeira de seus filhos. Mas será que existe uma idade mínima para isso? Você sabe com quantos anos pode ter cartão de débito e uma conta digital? Vamos responder estas e outras perguntas aqui hoje!

Continua após a publicidade

Então para entender com quantos anos é possível ter um cartão de débito, confira os detalhes a seguir!

Leia também: Cartão de crédito para menor de 18 anos: é possível solicitar?

Entenda com quantos anos pode ter cartão de débito

A boa notícia é que quem possui menos de 18 anos pode ter uma conta digital e um cartão de débito também! 

Mas algumas exigências são feitas, e ainda podem existir contas diferentes para cada idade. Mas não existe uma idade mínima, esse critério é estabelecido pelo banco e por isso pode variar.

No entanto, é preciso que os responsáveis legais representem menores de 16 anos no contrato. Já os jovens entre 16 e 18 anos precisam ser assistidos pelo responsável legal na assinatura do contrato.

Como ter um cartão de débito para menores de 18 anos?

Como já falamos anteriormente, é possível abrir conta digital e ter um cartão de débito com menos de 18 anos. No entanto, não são todos os bancos que oferecem esta função e ainda existem diferentes tipos de cartões. 

Portanto, vamos mostrar algumas opções que você pode escolher para facilitar o acesso a um cartão de débito sendo menor de idade. Confira!

Cartão universitário

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta BV gratuita!

Para ter um cartão universitário não é necessário ser maior de idade, no entanto, é preciso estar cursando o ensino superior. Esta é uma opção interessante para menores de idade que buscam um cartão de débito.

Emancipação

Esta é uma alternativa para quem é emancipado e busca um cartão de débito ou até mesmo de crédito. Com este processo é possível que menores de idade sejam considerados livres e independentes, conquistando alguns direitos civis como um cartão de débito e crédito por exemplo.

Cartão adicional

Além disso, outra opção bem simples de ter acesso é o cartão adicional. E neste caso, o adulto titular do cartão pode solicitar um cartão adicional e vincular o filho menor de idade. 

Uma vantagem interessante para os responsáveis nesta alternativa é que o limite do cartão fica vinculado com o cartão do titular. Neste sentido, é possível ter um controle maior dos gastos do menor de idade.  

Quais as exigências para abrir uma conta para menor de idade?

O primeiro passo para ter acesso a um cartão de débito é abrir uma conta, seja ela digital ou em um banco tradicional.

Mas para abrir uma conta sendo menor de idade, é preciso fornecer alguns documentos tanto do menor quanto do responsável legal. 

Neste caso, os documentos são os mesmos exigidos quando um adulto vai abrir uma conta: RG, CPF, nome completo, comprovante de residência, entre outros documentos que cada banco específica. Neste caso, a conta precisa ser feita pelo responsável legal do menor caso tenha menos de 16 anos. 

Com quantos anos pode ter um cartão de débito: conheça algumas opções para menores de 18 anos

Além de poder recorrer às alternativas que falamos anteriormente, como emancipação e cartão adicional do titular, também é possível encontrar alguns bancos que fornecem conta para menores de idade.

Continua após a publicidade

Mas geralmente os bancos que oferecem contas e cartões para menores de 18 anos, são os bancos digitais. Além de menos burocrático, o modelo e linguagem costumam ser voltados para o público mais jovem. 

No entanto, também é possível encontrar bancos tradicionais disponibilizando cartão de débito para menores de idade. Conheça algumas opções.

Banco Inter

O banco Inter disponibiliza uma conta digital e um cartão de débito para menores de 18 anos. Para abrir a conta é preciso apenas enviar documentos de identificação de um responsável legal. 

E além do cartão de débito, você pode realizar TEDs, saques, emissão de boletos e tudo isso de forma gratuita. Você pode abrir sua conta através do app do banco inter.

BB Conta Jovem

O Banco do Brasil disponibiliza uma conta específica para pessoas entre 12 a 21 anos, a BB Conta Jovem. Com ela, é possível realizar todo tipo de transação bancária como depósitos, transferências, saques e pagamentos.

Para abrir a conta é preciso ir até uma agência do Banco do Brasil e apresentar os documentos : Carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. 

Para menores de 18 anos, é preciso que um responsável legal esteja junto no momento da abertura de conta e assine o contrato. 

Picpay

O Picpay é uma fintech que possibilita abertura de conta para pessoas a partir de 16 anos. No entanto, é necessário cumprir alguns requisitos como: ter pelo menos 16 anos, estar com o CPF regular junto à receita federal e ter uma linha de celular ativa. 

Continua após a publicidade

Para fazer o cadastro basta baixar o app da Picpay e preencher os dados solicitados. A partir disso você terá acesso a diversos serviços como o cartão de débito.

Social Bank

Esta é outra opção de banco digital para menores de 18 anos. Com ele, jovens entre 14 e 17 anos podem abrir uma conta bancária. Mas para isso é preciso que um responsável legal autorize a solicitação. 

Para abrir uma conta no Social Bank, é preciso baixar o app e dentro do aplicativo buscar a opção de abrir conta, em seguida preencher o formulário.

Click conta do Bradesco

O Bradesco é um banco tradicional que oferece uma conta exclusiva para jovens de até 17 anos. Além de ser gratuita, não possui tarifa de manutenção.

Com a conta é possível fazer diversas transações bancárias e ainda ter acesso a um cartão para movimentar o saldo, fazer pagamentos e outras transações. E para abrir uma conta é preciso ir até uma agência Bradesco de sua preferência com os documentos tanto do menor quanto do responsável.

Com quantos anos pode ter cartão de crédito?  

Abrir uma conta em um banco e solicitar o cartão de débito sendo menor de 18 anos é possível, como você pôde ver. No entanto, para ter um cartão de crédito funciona diferente. 

E isso acontece porque no Brasil, o cartão de crédito geralmente só pode ser oferecido para pessoas com mais de 18 anos. Mas é possível que o titular do cartão solicite um cartão adicional para pessoas com mais de 16 anos. 

Ou então, para menores de 18 anos matriculados em uma faculdade, é possível ter acesso a um cartão Universitário. Mas lembre-se que não são todos os bancos que liberam esta funcionalidade. 

Esperamos que este post tenha te ajudado a esclarecer dúvidas sobre os cartões para menores de idade! Compartilhe esse post com quem possa se interessar e continue acompanhando o blog Meu Cartão de Crédito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Neagle Bank: entenda como funciona o banco para adolescentes

Próximo

Cartão de crédito limite 5 mil: conheça 7 melhores opções para você!

Posts Relacionados