como funciona o cartão de crédito consignado

Como funciona o cartão de crédito consignado? Saiba mais!

Helen Albernaz
banner-cartao-btg

O cartão de crédito consignado é uma modalidade que ainda gera muitas dúvidas entre os usuários e consumidores. No entanto, pode ser uma ótima opção para o seu perfil. Neste post, vamos mostrar como funciona o cartão de crédito consignado, quais as principais características, os benefícios e como fazer um.

Na verdade, ao ouvir a palavra consignado muitas pessoas pensam imediatamente em empréstimo. Realmente esse é o produto financeiro mais conhecido nesta categoria. Entretanto, o cartão vem ganhando espaço no mercado e virando uma alternativa para os usuários deste tipo de crédito.

Vem descobrir conosco o que é o cartão de crédito consignado! Também explicaremos quais são as suas vantagens e desvantagens, quem pode solicitar o produto e como conseguir o seu. 

Confira!

O que é o cartão de crédito consignado

Se você não sabe como funciona o cartão de crédito consignado, saiba que o tema é menos complexo do que pode parecer. Em termos de funcionalidade, este tipo de produto é muito similar ao cartão convencional. 

Ou seja, pode ser usado para compras parceladas em estabelecimentos físicos e online. Além de pagamentos de contas e também realizar saques em caixas eletrônicos habilitados. Então, qual é a diferença deste tipo de cartão para o convencional? Veremos em seguida, acompanhe!

Público com margem consignável

A grande diferença é o público a quem está dirigido. Assim como o empréstimo consignado, o cartão de crédito desta modalidade está habilitado somente para quem possui margem de crédito consignável. Isso quer dizer, servidores públicos, aposentados e pensionistas.

Os produtos desenvolvidos para este público são considerados parte de uma linha de crédito pessoal que possui valores e taxas mais acessíveis. O benefício é garantido pela segurança e estabilidade financeira característica destes clientes.

Como funciona o cartão de crédito consignado

O cartão de crédito consignado mantém as funcionalidades do método convencional. Por outro lado, segue as mesmas diretrizes do empréstimo consignado. Portanto, o valor do salário mensal ou benefício do cliente é utilizado como base para determinar o limite de crédito para pagamentos com cartão.

Além disso, da mesma maneira que a parcela do empréstimo consignado é descontada de maneira automática da folha de pagamento, a fatura do cartão também é paga desse modo. De acordo com a margem disponível para compras, o cliente também pode quitar o valor total com um boleto extra.

Vantagens e desvantagens deste tipo de cartão

Se você se enquadra no perfil de cliente que pode solicitar um cartão de crédito consignável, mostraremos as vantagens e desvantagens do produto. Logo será mais fácil entender se essa opção atende às suas necessidades.

Vantagens

Considerando que a modalidade consignável é uma linha de crédito pessoal acessível, a taxa de juros mais baixa é uma das suas principais vantagens. Enquanto a cobrança por produtos convencionais pode chegar a 20% ao mês, no crédito consignável este valor tem uma média mensal de 3,5%.

Outros atrativos do cartão de crédito consignável incluem a emissão sem análise ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa, além de anuidade e manutenção zero. O cliente ainda tem 90% do valor do limite disponível para saque imediato. Além do prazo para liquidação do crédito que é de 72 meses. 

Ademais, algumas bandeiras oferecem programas de pontos e outros benefícios. Por isso, é importante conhecer todos os detalhes das ofertas que estão no mercado. Isso possibilita avaliar em profundidade as vantagens de cada empresa e cartão. 

Desvantagens

Entretanto, como qualquer produto financeiro, este tipo de cartão de crédito também possui desvantagens que precisam ser consideradas. Em geral, os juros são maiores do que no empréstimo consignado. Algumas operadoras ainda cobram taxa para emissão do plástico.

Mais um ponto que deve ser relevado é o desconto automático do valor mínimo da fatura no seu salário ou benefício. Ainda que esta possa ser uma vantagem pela praticidade, também pode representar uma ameaça à sua saúde financeira. Principalmente caso você não tenha um bom controle dos gastos.

O cartão de crédito é um grande aliado quando usado com consciência e planejamento. Por isso, antes de escolher o produto mais adequado ao seu dia a dia é fundamental avaliar vários fatores. Como todas as taxas do cartão, organizar a vida financeira e não comprometer o orçamento com gastos desnecessários.

Quais empresas oferecem cartão de crédito consignado

Atualmente não é difícil encontrar um banco que ofereça esse tipo de produto. No entanto, os cartões mais procurados pelos clientes são o BMG Card e os consignados do Banco Inter, Banco Pan, Bradesco Elo e Banco Daycoval.  

Como solicitar o produto

Para pedir o cartão de crédito consignado, além de estar dentro do perfil de cliente, você terá que apresentar um documento de identificação. Além do CPF e os comprovantes de renda e de endereço. 

Com esses dados a empresa irá consultar a sua margem consignável para determinar o limite disponível e os benefícios do contrato. Você poderá usar essas informações para comparar as propostas e escolher a oferta com o melhor cartão de crédito para a sua demanda.

Como funciona o cartão de crédito consignado: entendeu as diferenças?

Agora você pode perceber como funciona o cartão de crédito consignado e também entender as diferenças para os cartões convencionais. Ou seja, caso você se enquadra nos requisitos, é uma ótima opção de produto.

Confira mais conteúdo sobre cartões de crédito no blog do Meu Cartão de Crédito.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
cartão pré pago de crédito

4 motivos para você ter um cartão pré-pago de crédito

Próximo
cartão de crédito sem comprovação de renda

Existe cartão de crédito sem comprovação de renda? Descubra!

Total
0
Share