Como aumentar o score

Como aumentar o score? Veja 7 dicas rápidas!

Rafael Alves

Conseguir crédito pode ser um desafio e tanto. Muitas pessoas, principalmente em momentos de dificuldade financeira, precisam de crédito. Mesmo que seja por uma dificuldade temporária, ter um pedido de crédito negado pode ser frustrante. Nessas horas, saber como aumentar o score pode ser importante.

O score costuma ser um dos fatores mais importantes para determinar o sucesso de uma solicitação de crédito. Isso acontece porque as instituições financeiras tentam diminuir o índice de inadimplência. Para os bancos, não é um bom negócio oferecer crédito para quem não vai conseguir pagar.

Se você quer saber como aumentar o score e melhorar as suas chances de conseguir crédito, continue lendo este artigo.

Leia também: Qual score é bom para financiamento? Entenda já!

O que é o score?

A palavra “score” pertence à língua inglesa e, quando traduzida para o português, significa “pontuação”.

Quando se fala em score de crédito, estamos falando sobre a confiança que os bancos podem ter em um cliente. Ou seja, no potencial que uma pessoa tem de pagar suas dívidas em dia.

Quem tem o score alto tem mais chances de ser um bom pagador e, por isso, consegue crédito mais facilmente. Pessoas com score baixo, por outro lado, têm dificuldade em conseguir crédito justamente porque talvez não consigam pagar suas dívidas.

Pontuação e classificação

A pontuação no score é um número que pode variar de 0 até 1000.

Uma pontuação entre 0 e 300 é considerada bem ruim. Clientes nessa faixa de pontuação dificilmente conseguem honrar seus compromissos financeiros. Se você se encaixa nesse grupo, deveria tentar melhorar seu score imediatamente.

Uma pontuação é considerada regular se estiver entre 301 e 700 pontos. A chance de alguém conseguir crédito com 700 é, naturalmente, muito maior do que com 301. Mas estar no bloco dos maus pagadores é bem melhor do que simplesmente presumirem que você não vai pagar.

Pontuações superiores a 700 são consideradas boas. Pessoas nesse grupo conseguem fazer empréstimos, financiamentos e cartões com limites altos. Os valores liberados podem aumentar conforme a pontuação, principalmente quando passa de 900, que é considerado excelente.

Quer saber sua pontuação? Saiba como consultar score de forma fácil pela internet!

Como aumentar o score?

Agora que você já sabe como é importante ter um score alto, confira dicas práticas sobre como aumentar o seu score.

1. Pague suas contas em dia

Essa é a dica mais básica de todas. Certamente você já viu em algum lugar e provavelmente vai ver de novo. Isso porque, de fato, pagar as contas em dia é fundamental!

2. Mantenha seus dados atualizados

A primeira coisa que você deve fazer, principalmente porque é extremamente fácil, é atualizar seus dados. Clientes com dados atualizados são considerados mais confiáveis.

3. Saia do vermelho

Se você tem dívidas e contas atrasadas, então você está no vermelho.

Saiba que, para o score, isso é muito pior do que ter muitas parcelas para pagar. Então vale mais a pena você pegar um novo empréstimo que seja suficiente para quitar todas as suas dívidas.

Depois, se você estiver em dia com o pagamento desse empréstimo, não estará mais no vermelho. Apenas terá contas para pagar, o que é diferente de estar endividado.

Além disso, hoje em dia existem diversas campanhas para limpeza do nome no Serviço de Proteção ao Crédito – SPC. Fique atento, pois nesse tipo de campanha é possível renegociar dívidas para pagar muito menos.

4. Só peça o que precisa

Quando for pedir crédito, não solicite mais do que o mínimo necessário.

Se sua dívida é de R$4.500, pegue crédito no valor de R$ 4.500. Arredondar para cima pensando em ter uma folguinha é uma péssima ideia. Crédito desnecessário aumenta o prazo que você vai levar para quitar e os juros que você terá que pagar.

Se o limite de crédito não for suficiente para quitar suas dívidas, é preciso fazer algumas escolhas. Vender algumas posses pode ajudar com um dinheirinho extra. Outra boa ideia é diminuir o custo de vida cancelando alguns gastos que pareçam difíceis de cortar.

5. Faça um investimento

Sim, pode parecer estranho pensar em investimento quando seu score está baixo, mas isso pode ajudar. Ter dinheiro investido conta pontos no score, mesmo que o valor seja baixo. Qualquer valor mínimo investido ajuda a mudar o jeito como os bancos avaliam você.

6. Antecipe contas

Se na sua condição isso for viável, pague contas de forma antecipada. Quanto mais cedo suas dívidas são quitadas, mais segurança você transmite.

7. Passe contas para o seu nome

Ter contas e pagar por elas é melhor do que não ter nada para pagar. Quanto mais contas estiverem no seu nome, mais oportunidades você tem de melhorar seu score pagando no prazo certo. IPTU, IPVA, água, celular, eletricidade, condomínio, aluguel, etc – tudo o que a sua família nunca atrasa, mude para o seu nome.

Cuidado! É que se o pagamento das contas atrasarem, todo o plano pode fracassar. Então não exagere, ou seja, não passe contas que não tenha certeza que serão pagas em dia.

Leia também: Score mínimo para cartão de crédito: como conseguir?

Como aumentar o score usando o cartão certo

Uma boa dica para quem precisa aumentar o score é usar um cartão mais adequado a sua realidade.

Pode ser o cartão de algum banco digital, por exemplo. Ou então até mesmo um cartão pré-pago, que tem como vantagem o fato de ser impossível se endividar.

Caso você queira ler alguns artigos sobre isso, os seguintes podem ser úteis:

Esperamos que você tenha entendido as dicas e que consiga melhorar o seu score rapidamente. Se você conhece alguém que tenha interesse em saber mais sobre crédito e score, compartilhe este artigo!

E para mais informações e dicas sobre como melhorar sua vida financeira, continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Banco Pan Empréstimo

Como ser aprovado no empréstimo do Banco Pan?

Próximo
Código dos bancos

Código dos bancos: veja a lista atualizada!

Posts Relacionados
Total
0
Share