Pagar IPVA com cartão de crédito é possível? Saiba como

Nós sabemos que o cartão de crédito veio para facilitar as nossas vidas. Ele nos ajuda com as contas do dia a dia e na organização financeira. E por isso, pagar o IPVA com o cartão de crédito é uma das facilidades que um cartão proporciona.

Aproveite a oportunidade

▶️ Você merece mais desconto para começar bem 2022. Na Descomplica, são mais de 100 cursos em diversas áreas, com bolsas de até 70%
Garantir desconto!

No entanto, muitos ainda possuem dúvidas sobre o assunto. E se você é uma dessas pessoas que usam o cartão de crédito para todo o tipo de finalidade e quer saber como pagar IPVA dessa maneira, basta continuar aqui com a gente para saber como isso é possível.

Além disso, neste artigo traremos com detalhes como esse recurso funciona, se existem vantagens de utilizá-lo e qual banco oferece esta ferramenta!

Leia também: Como aumentar o score: Veja 7 dicas rápidas para ter acesso a crédito

Posso pagar IPVA com cartão de crédito?

Para responder de uma vez por todas a sua dúvida, já adiantamos que sim, você pode pagar IPVA com cartão de crédito.

E essa é apenas uma das facilidades que o cartão de crédito proporciona e pode ajudar muito quando não se tem saldo na conta para pagar o valor integral.  

Aproveite a oportunidade

💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) autorizou recentemente o pagamento do IPVA nessa modalidade e a boa notícia é que o valor pode ser parcelado em até 12 vezes!

Além disso, a situação do veículo é regularizada imediatamente após o pagamento. Isso significa que não é preciso aguardar até que a última parcela seja quitada para que tudo fique em dia. 

É possível parcelar o pagamento do IPVA?

Como já mencionamos anteriormente, você pode parcelar o IPVA em até 12 vezes. No entanto, é preciso pensar se essa é uma realmente uma necessidade, pois as parcelas são acrescidas de juros que variam de acordo com o banco do seu cartão de crédito.

Em que estados essa modalidade é válida?

A medida foi autorizada pelo Contran e pelo Denatran para todo o Brasil. No entanto, as regras de arrecadação e pagamento do imposto variam para cada estado. 

Como pago o IPVA com cartão de crédito?

Na teoria você já entendeu que essa modalidade de pagamento do IPVA é possível. No entanto, agora chegou a hora de entender na prática como fazer!

Pagar o IPVA com o cartão de crédito é bem simples. E para isso basta ir até um posto de pagamento autorizado pelo Denatran. Mas não se esqueça que os juros cobrados variam de acordo com as fornecedoras do serviço. 

Embora seja possível realizar o parcelamento do IPVA através da internet, geralmente esse postos de atendimento das operadoras de cartão credenciadas pelo Denatran estão dentro das unidades do Detran.

Portanto, verifique onde estão localizados os departamentos da sua região, as possibilidades de pagamento e as taxas para o serviço.

Confira os quatro sites de empresas credenciadas que possibilitam o pagamento do IPVA com cartão de crédito são: 

Além disso, no momento de parcelar o IPVA é preciso informar no site escolhido os números da placa do veículo e do Registro Nacional de Veículo Automotor.

Quando posso parcelar o IPVA com o cartão de crédito?

É possível recorrer a esta medida a qualquer momento de acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento. 

No entanto, fique atento à data de vencimento, pois após o vencimento serão cobradas multas e juros por atraso. E portanto, uma boa dica é recorrer a esta medida apenas se puder pagar as prestações.

Quais as vantagens?

Continua após a publicidade

A maior vantagem desta modalidade é que com qualquer imprevisto ou saldo insuficiente na conta para pagar o valor integral, você consegue parcelar o valor do IPVA sem problemas.

Além disso, a outra vantagem é ter até 12 vezes para parcelar com o cartão. E também é importante ressaltar que ao realizar a parcela, a situação do veículo é regularizada imediatamente. 

Qual banco oferece essa facilidade?

Para fazer o pagamento na prática, você deve saber quais os bancos autorizados para essa modalidade. Portanto, veja alguns dos bancos autorizados para pagar o IPVA com cartão de crédito:

  • Caixa;
  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Santander;
  • Itaú Unibanco; 
  • Mercantil do Brasil;
  • Safra;
  • Bancoob;
  • Sicredi.

Além dos bancos, você também pode fazer o pagamento com as carteiras digitais como a Recargapay.

Leia também:  Tem como pagar boleto com cartão de crédito? Veja a resposta!

Vale a pena pagar IPVA com cartão de crédito?

Você está se preguntando se pagar o IPVA com essa modalidade vale a pena, saiba que precisa considerar algumas questões.

A resposta para essa pergunta é: Depende. Isso porquê, recorrer ao uso do cartão de crédito só vale a pena se você não tiver outra alternativa. 

Além disso, é importante que você possa arcar com as parcelas, levando em consideração as taxas e multas que são acrescidas em caso de atraso. 

Esse artigo te ajudou? Então compartilhe com quem ainda não sabia dessa novidade e continue no blog Meu Cartão de Crédito para mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Fiz acordo do cartão posso voltar a usar? Veja!

Próximo

Cartão de aproximação: entenda como funciona essa tecnologia

Posts Relacionados