Empréstimo Pessoal: entenda como funciona

Se você precisa de dinheiro para dar entrada em um imóvel, carro, despesa médica, ou simplesmente solucionar dívidas com juros altos, um empréstimo pessoal pode ser uma ótima solução. Esses empréstimos geralmente são de curto e médio prazo e ajudam você a organizar sua vida financeira em momentos de necessidade. Um empréstimo pessoal com uma financeira vem com vários fatores positivos para você – vejamos abaixo como funciona esta modalidade de crédito.

Vantagens do empréstimo pessoal

A maior vantagem dos empréstimos pessoais é a sua flexibilidade nos gastos. A maioria dos empréstimos têm possibilidades restritas de gastos, ou seja, você só poderá destinar o valor do empréstimo está predestinado a um fim específico, que não pode ser mudado após a assinatura do contrato. No caso do empréstimo pessoal, há liberdade para usar o dinheiro como você bem entender, o que é bem positivo no caso de consolidar dívidas com juros altos, por exemplo: é possível quitar a(s) dívida(s) e após isso, pagar apenas o empréstimo a juros menores.

Taxas de juros do empréstimo pessoal

Um dos principais fatores na hora de contratar seu empréstimo pessoal é a taxa de juros. Em geral, devemos procurar por juros mais baixos e melhores condições de pagamento. Para encontrar o melhor negócio, é necessário pesquisar ou utilizar ferramentas online para comparar taxas de empréstimo. 

Depois de encontrar um credor que se encaixa no seu orçamento, você estará pronto para solicitar o crédito. Lembre-se que você ainda depende da aprovação da financeira e que o processo pode levar algumas horas ou dias. Em linhas gerais a taxa de juros desta modalidade de empréstimo varia de 1% a 8% ao mês nos bancos e financeiras mais conhecidas, que dependem de diversos fatores como o seu crédito no mercado, valor solicitado e movimentação financeira dos últimos meses.

Taxas de juros do empréstimo pessoal

Ao escolher um empréstimo pessoal, devemos ter em mente que isso afetará a pontuação de crédito, aquela controlada por empresas como o SERASA. Por outro lado, pagamentos no prazo aumentam seu score, fato que ajudará você a terminar as parcelas com uma pontuação de crédito positiva ou sem grandes movimentos negativos. É natural notar uma queda considerável no seu perfil de crédito logo após solicitar o empréstimo, mas não entre em pânico, basta pagar as parcelas em dia que em alguns meses seu score voltará ao normal.

Estou negativado, é possível fazer empréstimo pessoal?

Empréstimos pessoais são uma opção boa até para pessoas com score baixo ou mesmo negativadas: eles podem ajudá-lo a pagar por despesas inesperadas, como uma questão médica ou uma reforma em casa. 

Diversos bancos e instituições financeiras efetuam empréstimos para pessoas que estão negativadas, mas como o risco é maior para o credor, vale lembrar que os juros também são maiores. Aqui, o principal ponto de atenção é ter certeza que o solicitante terá dinheiro para arcar com as parcelas sem atrasos, pois caso o contrato não seja cumprido, há risco da dívida se tornar uma bola de neve da qual é difícil sair.

Empréstimo pessoal vale a pena?

Conforme colocamos ao longo do artigo, o empréstimo pessoal é uma ótima alternativa para quem precisa de uma saída para organizar as dívidas, principalmente aquelas com juros altos, ou para quem não tem capital no momento e necessita de um alto valor para comprar/dar entrada em algo que não seria possível sem a ajuda de um banco. 

É importante frisar que tudo deve ser feito com muita responsabilidade, então pesquisar juros, taxas e condições fará com que você não se arrependa de ter pegado o empréstimo no futuro.

Logo MCC 400 branco
Logo vertical branco

FAÇA SEU
DINHEIRO RENDER

Conheça o simulador de investimento do Meu Portal Financeiro.

Acesse e explore gratuitamente diferentes cenários de investimentos.

preloader