Qual Score é bom para cartão de crédito? Entenda!

Ter um cartão de crédito é praticamente indispensável nos dias de hoje e para solicitá-lo, os bancos levam diversos fatores em consideração, um deles é o score de crédito. A sua pontuação pode fazer toda diferença até mesmo para definir seu limite. E você sabe qual score é bom para cartão de crédito? 

Continua após a publicidade

Essa resposta pode variar bastante de cartão para cartão. Mas para entender melhor como funciona, vamos te explicar o que é uma boa pontuação de Score e como as instituições financeiras realizam essa avaliação. 

Então se você quer entender como ela é feita e qual pontuação de Score é considerada boa para solicitar um cartão de crédito, continue a leitura!

Leia também: Cartão de crédito para negativado: conheça as melhores opções

O que é score de crédito?

Score de crédito é uma ferramenta utilizada pelas instituições para avaliar seu comportamento financeiro, a forma como se relaciona com o mercado e se mantém suas contas em dia.

É o Score que mede o seu grau de inadimplência e com isso, julga se você está apto ou não a ter um produto financeiro, como um cartão de crédito. 

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta BV gratuita!

A pontuação pode variar de 0 a 1000 e funciona assim: quanto menor a pontuação, mais risco de inadimplência e quanto maior, menor risco e mais chances de ter um produto financeiro, seja ele um cartão de crédito, aumento de limite, financiamento ou empréstimo.

Portanto, a pontuação é dada conforme o seu histórico e crédito. Diversos fatores influenciam essa pontuação e são eles: dívidas acumuladas, histórico de pagamentos, contas de cartão de crédito em aberto e outros fatores. 

Como funciona a pontuação do score?

Essa pontuação que você recebe conforme o seu histórico de consumidor, diz sobre o seu risco de inadimplência com o mercado. 

Com ele, os credores avaliam a chance que você tem de pagar as contas em dia e honrar com suas dívidas dentro do prazo estabelecido. É por isso que é tão importante ter uma boa pontuação de score de crédito. 

A classificação do Score vai de 0 a 1000 e funciona assim:

  • Até 300 pontos existe um alto risco de inadimplência;
  • De 300 a 700 médio risco de inadimplência;
  • Acima de 700 pontos, baixo risco. 

Portanto, quanto mais alta sua pontuação, menor o risco de inadimplência e maiores suas chances de conseguir um cartão de crédito. 

Qual Score é bom para cartão de crédito?

Visto que uma boa pontuação de Score influencia diretamente para conseguir produtos financeiros, você já deve estar imaginando que é preciso ter uma pontuação alta para conseguir um cartão de crédito.

Continua após a publicidade

Mas não é bem assim. Na verdade, cada cartão possui uma forma diferente de avaliação e exige uma pontuação diferente para ter um cartão de crédito. Portanto, não existe uma pontuação mínima.

No entanto, geralmente os cartões que aprovam com mais facilidade, costumam exigir um score mínimo de 400 pontos. 

Mas vale lembrar que pontuações maiores conseguem com mais facilidade um cartão de crédito. Já as pessoas com pontuação de 0 a 300, vão ter mais dificuldade para conseguir tanto um cartão de crédito como outros produtos financeiros.

Como saber meu Score?

Estar sempre atento ao seu Score é importante e para isso você deve conhecer quais as principais empresas responsáveis por calcular essa pontuação. 

Você pode realizar a consulta em órgãos como o Serasa, SPC, Boa Vista e Quod por exemplo. 

É importante ficar atento ao seu score de crédito pois a pontuação é dinâmica e pode ser atualizada frequentemente. Portanto, conforme o seu perfil de consumidor varia, sua pontuação pode oscilar também.

O que posso fazer para aumentar meu score de crédito?

Para ter uma pontuação alta, resumidamente você deve ter um bom histórico de consumidor. Ou seja, pagar suas contas em dia. 

Continua após a publicidade

E por isso é perfeitamente possível aumentar sua pontuação de score, já que ele é dinâmico e varia conforme seu comportamento financeiro.

Você deve limpar seu nome, manter suas contas em dia sem atraso e sempre manter seus dados cadastrais atualizados. Com isso, você mantém um bom comportamento financeiro e consegue aumentar sua pontuação com o tempo. 

É possível ter cartão de crédito com Score baixo?

Como vimos anteriormente, não existe um score mínimo para cartão de crédito, portanto, existem sim cartões que aprovam crédito para quem tem um score baixo.

É claro que fica mais difícil conseguir aprovação com um score abaixo de 300 pontos, por exemplo, no entanto, não é impossível.

Existem alguns cartões que possuem aprovação mais fácil e que não exigem uma pontuação tão alta.

Além disso, vale lembrar que o score de crédito é apenas um dos critérios levados em consideração no momento de análise e por isso, pode acontecer de você ter um score bom e não conseguir aprovação. Assim como você pode ter um score baixo e ser aprovado, cada instituição possui um critério diferente. 

Esse post te ajudou a entender melhor sobre score e qual a melhor pontuação para um cartão de crédito? Então continue aqui no blog Meu Cartão de Crédito para ver mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Como preencher uma proposta de cartão de crédito Caixa Econômica?

Próximo

Como ver o limite do cartão BMG? Saiba o passo a passo

Posts Relacionados