score-minimo-para-cartao-de-credito

Qual o Score mínimo para cartão de crédito?

Tradicionalmente, as instituições financeiras levam em conta a sua pontuação para conceder ou não um crédito pessoal. O procedimento é padrão e baseado naquilo que os birôs de crédito dizem ao mercado. Se você está se perguntando qual é o score mínimo para ter cartão de crédito, saiba que a resposta depende de métricas individuais de cada operador.

O sistema de pontuação foi implementado há algum tempo, baseado em uma lei de 2011. Alimentado por informações de quem contrata como recebedor, unifica informações sobre o pagador a partir de uma centralização de dados concedidos pelas empresas. Assim, é possível saber se uma determinada pessoa mantém em dia suas obrigações.

Uma das plataformas mas sólidas do segmento é a Boa Vista, a qual mantém o banco de dados Consumidor Positivo. Nele, há informações cadastrais e comerciais de mais de 130 milhões de empresas e consumidores com abrangência nacional. Além disso, ele é alimentado e atualizado automaticamente, com base no CPF (para pessoas físicas) de quem realiza algum tipo de operação comercial.

Para o indivíduo comum, é possível consultar o seu score. Porém, o sistema de pontuação é baseado em métricas da própria empresa. No caso, a Boa Vista tem o seu, mas outras centralizadoras de dados podem ter os seus. Ou seja, não é fácil de entender em que ele é baseado, mas é fácil de perceber que manter obrigações inadimplentes puxa a sua nota para baixo.

Se você deseja saber qual o score mínimo para cartão de crédito, saiba que você precisar analisar minimamente a sua pontuação antes de mudar o seu comportamento caso você tenha tido um pedido rejeitado. E, vale ressaltar, não é bom fazer muitas solicitações de crédito simultaneamente, porque as empresas compartilham um sentimento de que isso é sinal de desespero.

O que é o score de crédito

De uma maneira objetiva, o score de crédito é uma pontuação construída por empresas que centralizam dados do consumidor a fim de parametrizar sua credibilidade frente ao mercado. Levando em conta o histórico de movimentações financeiras relacionadas ao pagamento de dívidas, criam um perfil do usuário para apresentar às empresas com as quais ele queira contratar.

Ou seja, toda vez que você realiza uma contratação financeira, a empresa fornece informações sobre o pagamento a um banco de dados comum. Porém, praticamente todos os pagamentos que você realiza são informados a esses “scores”. Quer exemplos? Luz, água, cartão de crédito, internet, telefone, financiamentos, consórcios, todos integram esse banco.

O sistema é atualizado constantemente, o que faz com que suas informações estejam sempre presentes por lá. E, quando você solicita um cartão de crédito, o volume de crédito está diretamente relacionado à sua capacidade de cumprir as suas obrigações.

Por que é importante ter um bom score

A partir do seu score as instituições financeiras conseguem entender qual é o perfil do usuário. Assim, é possível entender o comportamento dos seus clientes e minimizar o risco de inadimplência. Outra questão que entra em jogo é a métrica para conceder crédito maior do que a possibilidade financeira do indivíduo, consequentemente minimizando o risco de endividamento.

Onde verificar o seu score

Se você quiser saber qual é o seu score frente às instituições financeiras, saiba que a plataforma da Boa Vista, chamada de Consumidor Positivo, trata-se de uma excelente opção para que você possa verificar seu score. Nela, basta que você insira seu CPF para saber como as empresas veem você enquanto consumidor.

O que é levado em consideração

A princípio, o fato de você manter suas obrigações em dia é o principal. Porém, as instituições financeiras podem manter outros dados em evidência, fazendo com que possa ver outras questões em jogo para você conseguir um cartão de crédito. Entre elas:

  • Emprego fixo;
  • Renda Mensal;
  • Dinheiro investido;
  • Bens como carros e casas.

Qual o score mínimo para cartão de crédito?

Não é fácil de definir, mas você pode se inteirar sobre as faixas que são levadas em consideração:

  • Ótimo: 900 a 1000 pontos;
  • Muito Bom: 800 a 899 pontos;
  • Bom: 500 a 799 pontos;
  • Razoável: 300 a 499 pontos;
  • Ruim: 0 a 299 pontos.

Se você quiser saber qual o seu score, basta acessar o aplicativo do Consumidor Positivo para verificar!

Ainda que não exista um ponto de corte, o mais tradicional é que pessoas com 700 pontos consigam acesso aos melhores serviços do país. Por isso, manter em dia as suas obrigações pode ser um fator determinante para que você alcance o score mínimo para cartão de crédito, baseado em uma métrica mínima.

Como aumentar o seu score

Se você deseja alcançar o score mínimo para cartão de crédito, saiba que alguns comportamentos podem ser determinantes para isso. Entre eles:

  • Não atrasar o pagamento de contas;
  • Não contrair dívidas acima dos valores que irá poder quitar;
  • Ter um controle financeiro financeiro mensal, com receitas e despesas;
  • Evitar o uso de crédito e cheque especial;
  • Possuir valores positivos em contas correntes.

Quer saber uma prática que anda fora do radar? Usar o CPF nas suas compras é uma boa forma de mostrar para o mundo financeiro o quanto você anda gastando. Nesse sentido, pode ser uma boa maneira de você aumentar o seu score para conseguir um cartão de crédito! Fica a dica!

Confira mais conteúdo sobre cartões de crédito no blog do Meu Cartão de Crédito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
cartao de credito recarregavel

Cartão de crédito recarregável: Veja como fazer seu cartão com recarga

Próximo
cartao-de-credito-para-negativado

Cartão de crédito para negativado: conheça as melhores opções