Pagamento por aproximação: entenda como se proteger de fraudes

O pagamento por aproximação também chamado de contactless surgiu como uma forma de praticidade. Além disso, proporciona mais comodidade já que não é necessário inserir nenhuma senha ao realizar uma compra. 

Nos últimos anos esta modalidade de cartão tem crescido ainda mais. Mas com o aumento de pessoas aderindo ao pagamento por aproximação, surgem juntos as dúvidas.

O que você precisa saber é que apesar de proporcionar mais praticidade, também é preciso ter bastante atenção e alguns cuidados para manter seu cartão em segurança.

E por isso, vamos explicar como você pode se proteger de fraudes e quais os cuidados deve tomar ao utilizar o cartão. Confira a seguir!

Leia mais: O que é cartão Contactless? Veja como funciona e dicas de segurança

Entenda como funciona o pagamento por aproximação

Com o pagamento por aproximação você pode realizar suas compras normalmente sem inserir o cartão na maquininha e sem digitar nenhuma senha para isto. 

Os cartões contactless possuem a tecnologia NFC (Near Field Communication). Em outras palavras, os cartões com essa tecnologia possuem um chip que funciona através de ondas eletromagnéticas. O cartão contactless pode funcionar em uma distância de 2 a 4 centímetros, podendo chegar até 10 centímetros. 

Continua após a publicidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e com aprovação na hora.

Solicite seu cartão!

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Ou seja, diferente dos cartões que estamos acostumados a usar, você não precisa de mais nada para finalizar sua compra a não ser aproximar seu cartão da maquininha.

É seguro utilizar o pagamento por aproximação?

Mas então se o cartão não necessita ser inserido em uma maquininha nem digitar a senha para concluir uma compra, esse tipo de tecnologia é seguro?

 Você deve estar se perguntando se vale a pena aderir a esta categoria de pagamento. Em comparação com o dinheiro físico, ele pode ser muito mais seguro, afinal, o dinheiro em espécie pode ser roubado ou perdido. 

Mas existem outros fatores que podem ser levados em consideração no momento de decidir se o pagamento por aproximação é seguro ou não.

Por exemplo: Os pagamentos nessa modalidade, possuem um limite pequeno disponível, por esta razão, mesmo que alguém use o seu cartão indevidamente, não poderá utilizar todo o dinheiro disponível.

Além disso, no momento da transação é gerado um tipo de criptografia que protege seus dados e o do cartão, evitando que o cartão seja clonado.

No entanto, mesmo existindo algumas medidas de segurança do próprio cartão, é preciso ficar atento quanto às outras dicas de segurança.

Como se proteger de fraudes com o cartão contactless?

Assim como qualquer cartão que é preciso tomar algumas medidas de segurança, o cartão com pagamento por aproximação também necessita de cuidados. 

Confira algumas dicas para manter seu cartão ainda mais seguro:

Fique atento ao valor da compra antes de confirmar transação

Esta dica é importante para qualquer modalidade de cartão, afinal, após aproximar seu cartão na maquininha a compra será finalizada. Além disso, é bastante comum as pessoas não se atentarem a este detalhe.

Ative as notificações do app 

Se possível, ative as notificações em seu app para cada compra feita com o cartão. Dessa forma você ficará sabendo de todas as transações realizadas.

Mantenha seu cartão em um local seguro

Esta dica vale principalmente quando você estiver em algum local com muitas pessoas. Evite deixar o seu cartão no bolso da calça ou em um lugar de fácil acesso.

Desabilite o pagamento por aproximação

Confira se no app do seu banco existe a opção de habilitar e desabilitar o pagamento por aproximação. Caso esta opção esteja disponível, se possível, prefira deixar habilitado apenas quando for usar o seu cartão.

Bloqueie o seu cartão em caso de roubo ou perda

Em caso de perda ou roubo, é preciso ficar atento para imediatamente bloquear seu cartão através do app ou entrando em contato com a instituição financeira. Desta forma você evita que usem o seu cartão.

Posso desativar esta função no meu cartão?

Em alguns cartões é possível desativar o pagamento por aproximação no próprio app do banco. No entanto, em alguns casos, a tecnologia de compras por aproximação está no próprio cartão e não pode ser desabilitada. 

Quando o seu cartão possui a função de desativar a função de pagamento por aproximação, geralmente pode ser feito no app do banco ou no Internet Banking. Mas você também pode ligar para o seu banco se necessário. 

Como funciona o pagamento por aproximação do celular? 

Alguns bancos e operadoras disponibilizam este recurso para utilizar aproximando o celular ou smartwatch da maquininha. Neste caso, o uso do cartão de plástico é dispensável.

Para fazer compras com o celular, é preciso cadastrar o cartão nas plataformas de pagamentos disponíveis na loja do app e do celular. Mas fique atento e confira se o seu cartão é aceito nas plataformas. 

O que fazer em caso de fraude?

Se mesmo seguindo todas as dicas de seguranças citadas anteriormente, ainda assim você acabou sendo vítima de uma fraude com o seu cartão contactless, é preciso saber como recorrer ao visualizar uma compra não reconhecida. 

A primeira coisa que você deve fazer é bloquear imediatamente o seu cartão através do app, internet banking ou entrando em contato com sua instituição financeira. Feito isso, entre em contato com o seu banco através de chat, telefone, ou em uma agência caso possua para avisar o ocorrido.

O banco tomará as medidas necessárias a respeito do acontecido, e seu cartão será bloqueado impedindo que novas transações sejam feitas. 

Mas lembre-se, o pagamento por aproximação necessita de cuidados assim como qualquer outro cartão de débito/crédito. Portanto, tomando as medidas de seguranças recomendadas, não há com o que se preocupar. Além disso, esta nova tecnologia pode facilitar bastante o dia a dia e deve ser aproveitada.

Gostou das dicas sobre pagamento por aproximação? Esperamos que este post tenha te ajudado a entender melhor sobre esta nova tecnologia e sobre as medidas de segurança!

Continue aqui no blog Meu Cartão de Crédito e veja outros conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Neon ou Nubank: qual oferece as melhores vantagens?

Próximo

Como funciona o cartão Pan: tudo sobre taxas, benefícios e como pedir

Posts Relacionados