Onde fica o número do cartão

Onde fica o número do cartão? Entenda já!

Os cartões de crédito se tornaram a principal forma de pagamento do mundo. O Brasil ocupa atualmente o primeiro lugar no ranking de uso de cartão da América Latina. Ao total são mais de 100 milhões de cartões ativos, isso sem contar os de débito e os inativos. Mas será que, além de saber onde fica o número do cartão, você sabe identificar as outras informações?

Você sabe usar o cartão para fazer compras na maquininha e também pela internet, certo?

Olhando, sabe onde fica o número do cartão e até identifica alguma outra informação, não é mesmo?

Mas será que você conhece todos os detalhes presentes no cartão de crédito? Até mesmo o que significa cada pedaço do número principal? Continue lendo este artigo para conhecer mais detalhes sobre os cartões de crédito.

Leia também: Como usar o cartão de crédito a seu favor e ter muitos benefícios?

Conhecendo um cartão de crédito

Um cartão de crédito traz nas suas duas faces mais informações do que muita gente pode imaginar.

Acompanhe, a seguir, tópicos sobre cada um dos itens presentes nos dois lados de um cartão de crédito.

Data de validade

Continua após a publicidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e com aprovação na hora.

Solicite seu cartão!

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

A data de validade pode ficar tanto na parte da frente quanto na parte de trás do cartão.

Normalmente ela é composta por quatro números – dois indicam o mês e dois indicam o ano. Por exemplo: um cartão com data 03/24 expira no último dia de março de 2024.

Essa data indica quando o cartão vai expirar, ou seja, deixar de funcionar. Alguns bancos enviam um cartão novo quando o atual está perto de expirar. Se o seu não fizer isso, solicite!

CVV

A sigla CVV significa “card verification value” que pode ser traduzido como “valor de verificação do cartão”. Normalmente as pessoas se referem a ele como o “código do cartão” ou “código de segurança”.

O CVV normalmente é composto por três números. Existem poucas bandeiras (como a American Express) com códigos de quatro algarismos. A grande maioria das bandeiras, incluindo Visa e Mastercard, que são as duas maiores do mundo, usam três dígitos.

A função do CVV é garantir que a pessoa que está fazendo uma compra realmente esteja com o cartão em mãos. Por isso que ele é exigido apenas em compras online e nunca pessoalmente.

Quer detalhes mais completos sobre o CVV? Leia o artigo: O que é CVV no cartão de crédito e por que ele é importante?

Nome no cartão

Saber onde fica o nome é tão fácil quanto saber onde fica o número do cartão.

Continua após a publicidade

O mais importante a respeito do nome do titular do cartão é prestar atenção nas abreviações. Algumas pessoas podem ter muitos ou longos sobrenomes e, por isso, a operadora pode abreviar alguns deles.

Na hora de fazer uma compra online, é fundamental digitar o nome exatamente como aparece escrito no cartão, mesmo com abreviações.

Agência e conta

Cartões que são vinculados à contas bancárias podem trazer os números da agência e da conta por escrito. Eles não são tão importantes e acabam sendo usados principalmente para refrescar a memória de quem não lembra de cabeça.

Como essa informação é pertinente aos cartões de débito, ela só aparecerá em cartões de crédito que também tenham débito.

Bandeira

A bandeira do cartão é uma informação muito importante, já que ela define onde o cartão vai ser aceito.

Existem algumas lojas online ou maquininhas de cartão que podem ser mais restritas e não aceitar muitas bandeiras. As duas maiores do mundo, Visa e Mastercard, são aceitas em praticamente todos os lugares.

Além da questão da aceitação, as bandeiras também costumam definir os benefícios que os clientes têm acesso. Muitas delas oferecem pontos ou algum programa de fidelidade.

Número do cartão de crédito

O número do cartão de crédito normalmente é composto por 16 dígitos (apesar de algumas empresas usarem 15 ou 14).

Continua depois da publicidade

Independente de quantos dígitos tiver, o conjunto de números é sempre único. Isso significa que não é possível existirem cartões com números repetidos.

Agora a informação que surpreende muita gente: os números não são aleatórios! Eles obedecem um sistema que foi desenvolvido para certificar a segurança de fornecedores e processadores de cartões.

O primeiro dígito ajuda a identificar a bandeira do cartão. Depois, do segundo ao sexto dígito, são informações a respeito da instituição financeira que emitiu o cartão.

Os números que trazem informações a respeito do cliente se encontram apenas a partir do sétimo dígito e vão até o penúltimo.

O último dígito não tem um significado específico, ele é apenas um número de verificação. Através dele um algoritmo consegue determinar se todo o número do cartão de crédito é válido.

Leia também: 5 vantagens de ter cartão de crédito e dicas para aproveitar.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer mais detalhes sobre o cartão de crédito. Se você acha que essas informações podem ser do interesse de alguém, compartilhe este artigo.

E para mais dicas e informações sobre cartões, continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Tem como pagar boleto com cartão de crédito? Veja a resposta!

Próximo
Pagar conta com cartão de crédito

Como pagar conta com cartão de crédito? Descubra aqui!

Posts Relacionados