Onde fica agência e conta no cartão? Descubra aqui!

Entre as diversas formas de pagamento disponíveis no mercado, os cartões se consolidaram como as principais. Apenas a título de curiosidade, se somarmos débito e crédito, a quantidade de cartões ativos supera a população brasileira. Apesar de algumas pessoas não saberem, existem cartões que são vinculados à contas bancárias. Assim, esses cartões apresentam informações adicionais sobre a conta, o que nem faria sentido para outros cartões. Mas afinal, onde fica a agência e a conta no cartão?

Todas as informações que estão presentes em um cartão de crédito podem ser úteis. Afinal, o objeto é importante e o espaço não é muito grande. Ou seja, não faz sentido imprimir no cartão algo que não seja fundamental. Então se você quer saber onde fica a agência e a conta no cartão, continue lendo este artigo!

Se você tem interesse por esse assunto, também pode gostar deste conteúdo:  O que é CVV do cartão de crédito e por que ele é importante?

Você sabe onde fica a agência e a conta no cartão?

Em determinadas situações, é necessário, por algum motivo financeiro, informar nossos dados bancários para alguém. Ou seja, pode ser uma boa ideia ter as informações da sua conta ao alcance das suas mãos.

É por isso que muitos bancos adicionam essas informações em alguma parte do cartão. Assim, conseguem deixar a vida dos clientes um pouco mais prática e facilitar algumas ocasiões.

Mas que tipo de ocasião pode fazer com que esses dados sejam necessários? Facilitar a sua vida ao preencher o cadastro em um site, ou até agilizar o recebimento através de uma transferência. Por exemplo: DOC e TED são movimentações que precisam desses dados para acontecer.

Quando consideramos que nem todo mundo consegue decorar os números, o cartão é um dos melhores lugares para ter anotado. Afinal, poucas coisas são tão óbvia e imediatamente relacionadas à nossa conta bancária quanto o cartão.

Dados bancários

Enquanto alguns cartões trazem dois dados bancários, outros podem mostrar até três.

Confira, a seguir, quais são esses dados.

Agência

Quando o cartão apresenta duas informações, elas são agência e conta, como era de se esperar. Nesse caso em particular, a agência vai ser o número mais curto entre os dois.

Uma instituição financeira pode ter uma grande quantidade de agências espalhadas pelo Brasil. O número da agência representa em qual filial daquela instituição o cliente está cadastrado. Em outras palavras, é o número necessário para saber onde uma conta está cadastrada. Afinal, toda conta precisa de uma agência.

Analogamente, imagine um banco como se fosse uma biblioteca. Assim, cada agência seria uma prateleira e cada conta um livro. É impossível encontrar um determinado livro se você não procurar na prateleira onde ele está.

Conta

Da mesma forma, a conta também é uma informação indispensável e, por isso, também aparece impressa no cartão. O número da conta em geral é mais longo do que o da agência. Ou seja, ele tem alguns dígitos a mais.

Toda conta bancária é única dentro da sua agência. Isso quer dizer que cada combinação de conta e agência é única e impossível de existir outra igual.

Os números das contas normalmente são acompanhados pelo DV – dígito de verificação. O DV costuma ser um número de um ou dois dígitos que vem logo depois do número da conta, quase sempre separado por um traço.

Outro detalhe é que a conta também pode ser de diferentes tipos.

Operação

A operação é justamente o número que define o tipo de conta que acabamos de mencionar.

Vale lembrar que bancos diferentes podem ter diferentes tipos de conta. Por exemplo: conta corrente, conta poupança e até conta salário. Existem também as contas de pessoas jurídicas (empresas) e ainda outros tipos de conta que o banco pode ter.

Leia também: Detalhes sobre o cartão Itaú Uniclass Visa Infinite!

Onde fica agência e conta no cartão

Um cartão tem dois lados e a verdade é que as informações podem aparecer em qualquer lado. Em outras palavras, depende de cada banco.

Veja se o seu cartão está na lista dos cartões mais pesquisados:

  • Banco do Brasil – na parte da frente do cartão, abaixo do nome do titular;
  • Bradesco – na parte da frente, acima do nome e a direita da data de validade;
  • Caixa – na parte da frente, abaixo do nome;
  • Itaú – na parte de trás do cartão, logo abaixo da tarja preta;
  • Santander – na parte de trás, abaixo do nome.

Em outros cartões

Como foi possível perceber, o local onde a informação aparece pode variar de um cartão para outro. Seja como for, existe um jeito fácil de reconhecer. Basta olhar para o cartão e excluir as outras informações, que são:

  • Número do cartão – um código que normalmente tem 16 dígitos separados em quatro blocos de 4;
  • Nome – nome completo do titular do cartão;
  • Bandeira – logo da bandeira como Visa, Mastercard, Elo, etc;
  • Instituição – logo ou nome do banco onde você tem conta;
  • CVV – o código de segurança do cartão, normalmente com 3 dígitos;
  • Datas – prazo de validade do cartão e, às vezes, desde quanto você é cliente.

Se existir algum outro código, provavelmente será agência e conta.

Leitura relacionada: Onde fica o número do cartão? Entenda já!

Esperamos que você tenha gostado de saber onde fica a agência e a conta no cartão. Se você conhece alguém que gostaria de saber que essas informações estão acessíveis dessa forma, compartilhe este artigo!

E para mais informações sobre cartões de débito, crédito e contas bancárias, continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
fazer cartao de credito pela internet mastercard

Como fazer cartão de crédito online: Veja o passo a passo

Próximo

Perdeu a senha do cartão Caixa? Veja o que fazer aqui!