onde fica o cvv

O que é CVV do cartão de crédito e por que ele é importante?

Se você está acostumado a fazer compras pela internet, talvez já tenha que ter digitado o CVV em alguma compra no cartão. Mas se as compras online ainda não são tão frequentes, você provavelmente já ficou em dúvida sobre o significado desse número.

Continua após a publicidade

Os sites sempre pedem o CVV junto com os outros dados do cartão para efetuar as compras, é algo habitual. Mas, diferente das outras informações, essa costuma ser a única que a resposta não vem de forma automática.

Ou seja, muitas pessoas acabam precisando de um tempo para pensar e procurar o código. Ou até mesmo para tentar entender do que se trata. Quer se livrar da dúvida e saber o que é CVV no cartão de crédito? Então continue lendo esse artigo.

👉 Leia também: 5 vantagens de ter cartão de crédito e dicas para aproveitar

O que é CVV do cartão de crédito?

CVV é uma sigla que significa “Card Verification Value”. Traduzindo do inglês para o português, seria algo como “valor de verificação de cartão”. Mas entre as pessoas ele é conhecido como “código de verificação do cartão”, ou “código do cartão” ou até mesmo “código de segurança”.

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Saber o significado do termo não é exatamente a coisa mais importante sobre o CVV. É preciso entender a sua utilidade para compreender o que ele é de fato.

Onde fica o CVV no cartão?

O CVV é, na maioria das vezes, um código de três dígitos que fica na parte de trás do cartão de crédito.

Por que “na maioria das vezes”? Porque existem empresas que podem querer agir diferente. A American Express, por exemplo, trata seu código de segurança de um jeito peculiar. Primeiro porque o código tem quatro dígitos ao invés de três. Segundo porque ele não fica no verso do cartão, mas na parte da frente. E terceiro porque eles não chamam de CVV, e sim de CID – Card ID, algo como “identidade do cartão”.

Mas a verdade é que na grande maioria dos cartões é do jeito clássico. Com três números no verso do cartão. É assim com as duas principais bandeiras do mundo: a Visa e a Mastercard. E o mesmo se aplica a outras bandeiras como Elo, Diners, Discover e JBC, por exemplo.

Para que serve o CVV?

O CVV é um código utilizado pelos sistemas de pagamento de cartão de crédito.

Continua após a publicidade

Seu propósito é assegurar que a pessoa que está preenchendo os dados online esteja com o cartão em mãos. Isso quer dizer que o CVV é, de fato, uma etapa a mais no sistema de segurança. Isso porque, em tese, só se pode saber o código com o cartão fisicamente acessível.

Continua após a publicidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

Desse jeito as lojas online e as empresas que prestam serviços pela internet conseguem diminuir a incidência de fraudes. Mas, naturalmente, esse não é o único método.

O CVV da mais segurança na compra com cartão?

As empresas costumam adotar algumas medidas de segurança pensando no CVV.

A primeira é que o código não aparece escrito em mais lugar nenhum. Não aparece em site, em e-mail, na embalagem onde você recebe o cartão e nem em recibos. Não consta nem mesmo no contrato da instituição financeira.

Além disso, o código não fica em relevo no cartão. Isso quer dizer que ele não pode ser visto pela frente, por exemplo.

Como aumentar a segurança do código CVV 

Continua depois da publicidade

As medidas de segurança do CVV parecem não ser suficientes para algumas pessoas. Com a popularização de diversos tipos de golpe, muita gente passou a tentar se proteger de diferentes maneiras. O código de segurança CVV, como é um número importante, costuma ser lembrado por quem quer se defender contra fraudes. Isso normalmente é feito de duas maneiras.

  1. A primeira e mais simples é colocando um pequeno pedaço de adesivo por cima do CVV. Dessa forma as pessoas evitam que seus códigos sejam vistos enquanto o cartão de crédito é usado. Além disso, também protege de funcionários de estabelecimentos que podem acabar agindo com má fé.
  2. A segunda forma de proteção é um pouco mais drástica e envolve raspar os números do CVV. Dessa forma a parte onde fica o seu CVV deixa de ser legível. A vantagem desse método é proteger o seu código mesmo no caso do seu cartão ser perdido ou roubado.

Mas atenção: se você pensa em fazer isso, anote e guarde bem o seu código. Afinal, se você não conseguir acessar o CVV, não vai mais poder usar o cartão para comprar pela internet.

Outros nomes para o CVV

Se você for questionado a respeito de outra sigla, não se preocupe. O termo para se referir ao CVV pode ser diferente dependendo da empresa. Confira os principais:

  • CSC – Código de Segurança do Cartão (Visa);
  • CVC – Código de Validação do Cartão (Mastercard);
  • CID – Card ID (American Express);
  • CVD – Card Verification Data;
  • CVVC – Card Verification Value Code;
  • VC – Verification Code;
  • CCV – Card Code Verification.

👉 Leia também: Como funciona o cartão de crédito? Entenda tudo e saiba usar!

Entendeu o que é o código CVV cartão de crédito?

Esperamos que você tenha entendido o que é o CVV, onde ele fica e a sua função. Afinal, é sempre bom entender um pouco mais sobre segurança e como evitar fraudes. Se você conhece alguém que pode se interessar por esse tipo de informação, compartilhe esse artigo!

Quer seguir consumindo conteúdo de qualidade sobre finanças, segurança e cartões de crédito? Então continue acompanhando o blog do Meu Cartão de Crédito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

O que é PicPay PRO: Entenda como funciona, taxas e diferenças

Próximo
Banco Pan Cartões

Cartão de Crédito Pan é bom? Veja nossa avaliação e como solicitar!

Posts Relacionados