O que é cartão Contactless? Veja como funciona e dicas de segurança

O universo financeiro é um campo excelente para avanços tecnológicos. Em praticamente todos os meios é possível observar os impactos da evolução da tecnologia. Bancos, sites, aplicativos e cartões estão em constante desenvolvimento. Nesse sentido, um dos últimos avanços que se provou particularmente útil foi o uso da tecnologia contactless.

A tecnologia contactless é a que permite que um cartão faça pagamentos sem precisar inseri-lo na maquininha.

Mas como será que a tecnologia funciona? Será que ela é segura? Vale a pena ter um cartão por aproximação? Para saber a resposta dessas perguntas e muito mais, continue lendo este artigo!

Leia também: Como usar o cartão de crédito a seu favor e ter muitos benefícios?

Cartão contactless

Apesar de terem sido lançados há alguns anos, no começo, os cartões contactless não eram tão desejados.

Inicialmente, a comodidade não era suficiente para conquistar muitos usuários. A facilidade parecia trazer poucas vantagens práticas para o cotidiano das pessoas.

Além disso, a questão da desconfiança tinha um papel importante na resistência. Muitos clientes não confiavam na segurança de um cartão que é capaz de realizar compras apenas por aproximação.

Assim, apesar da tecnologia estar disponível, ela passou um bom tempo sem a devida atenção.

A tecnologia e a pandemia

É verdade que algumas pessoas já usufruíam de seus cartões contactless antes da pandemia do novo coronavírus começar. Mas foi com a chegada da pandemia que esse tipo de cartão ganhou notoriedade e popularidade.

Da mesma forma que as pessoas usavam máscaras e álcool em gel, elas também não queriam encostar nas coisas. Todo tipo de proximidade prolongada ou contato físico com outras pessoas passou a ser evitado sempre que possível.

Dessa forma, o cartão por aproximação ganhou importância por conseguiu evitar contatos como:

  • Comerciantes encostando no cartão de clientes;
  • Cartão encostando na maquininha (seja com tarja, ou sendo inserido);
  • Clientes encostando nos botões da máquina de cartão para digitar a senha.

O que é contactless?

A palavra contactless é da língua inglesa e significa algo como “sem contato”.

O nome oficial da tecnologia é NFC, uma sigla que significa Near Field Communication. A tradução para português ficaria como “comunicação por campo de proximidade”.

Na prática, quando algo é contactless significa que é possível usar sem encostar. No caso dos cartões, significa que eles não precisam ser inseridos em maquininhas.

Além do cartão não encostar, o cliente muitas vezes também não precisa encostar. Dependendo do valor do pagamento, o cartão pode aceitar finalizar a compra sem a necessidade de digitar a senha.

Assim, para fazer pagamentos, basta deixar o cartão perto da máquina. Por isso que eles também são conhecidos como cartão por aproximação.

Mas é importante lembrar que a tecnologia NFC só funciona se a máquina de cartão também for compatível.

Outros usos do NFC

É possível encontrar a tecnologia NFC em vários lugares além dos cartões de crédito.

Apesar de parecer super tecnológica, ela pode ser vista em objetos simples, como por exemplo em cartões de transporte público. Várias cidades já contam com empresas de ônibus que utilizam o leitor de aproximação perto do cobrador.

Por outro lado, dispositivos complexos como celulares também contam com NFC. Vários modelos, principalmente os mais novos, permitem que o usuário tire proveito dessa tecnologia. Ela é usada inclusive para pagamentos através de aplicativos.

Leia também: Como usar o Apple Pay? Entenda melhor a tecnologia!

Cartão contactless é seguro?

Uma das principais dúvidas a respeito do NFC é sobre a questão da segurança.

Afinal, a tecnologia contactless é segura? Em primeiro lugar, resumindo em uma palavra, a resposta seria: Sim!

Todavia, é interessante conhecer os principais pontos da segurança do cartão por aproximação. Nesse sentido, preparamos os tópicos a seguir.

Manuseio

Antes de mais nada, precisamos lembrar que um cartão contactless nunca precisa ser manuseado por um comerciante. Assim, a chance de um atendente agir de má fé e fazer algo com o seu cartão diminui drasticamente.

Apenas dois dispositivos

A tecnologia contactless permite a conexão entre apenas dois dispositivos. Isso quer dizer que ninguém mais pode interferir na comunicação entre um cartão de crédito e uma maquininha, por exemplo.

Esse aspecto torna a NFC mais segura do que outras tecnologias como bluetooth ou wi-fi, que permitem conexões múltiplas.

Clonagem

Clonar um cartão contactless é praticamente impossível. Por não ser inserido, ele troca menos informações com a maquininha do que um cartão convencional. O código de segurança do cartão é um belo exemplo de informação de segurança que não é transmitida via NFC.

Dessa forma, é possível afirmar que um cartão contactless é até mais seguro do que um convencional.

Distância para funcionar

A distância para um cartão contacless funcionar é de aproximadamente 3 centímetros.

Isso significa que a ideia de que um ladrão poderia encostar uma maquininha no seu bolso é praticamente um mito.

Para funcionar, o seu cartão precisaria estar na borda do seu bolso. Além disso, a maquininha precisaria ser encostada no local exato e mantida parada por alguns instantes para a conexão acontecer. Tudo isso sem você perceber.

Ou seja, não é completamente impossível, mas também não é comum e nem muito realista.

Limite

Ainda sobre segurança, é importante lembrar que os cartões contactless têm limites. Cada operadora pode definir seus próprios limites e, dependendo do caso, o cliente consegue alterar esses limites.

Um dos limites mais comuns é o de valor máximo para compra sem senha. Além disso, também vale mencionar o limite de quantidade de pagamentos sem senha por dia.

Por exemplo: no Nubank é possível fazer até 5 pagamentos sem senha por dia. O limite para cada pagamento sem senha é de R$ 200. Assim, nesse exemplo específico, seria impossível perder mais do que mil reais.

Dessa forma, mesmo em caso de roubo, seu prejuízo fica limitado.

Desativar o contactless

Ainda assim, existem alguns cuidados que você pode tomar. Um deles é, quando for em algum evento com aglomeração de pessoas, desativar a função NFC. A maioria dos cartões oferece essa opção através do site ou do aplicativo. Se tiver dúvida, entre em contato com o atendimento.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer mais informações sobre a tecnologia contactless. Se você conhece alguém que ainda não confia nos cartões por aproximação, compartilhe esse artigo.

E para seguir se informando sobre tecnologia, segurança e formas de pagamento, continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
BTG+ Go

BTG+ Go: Adeus, filas! Conheça a tag e comece a usar

Próximo
BTG+ business

BTG+ business: conheça a melhor plataforma para seu negócio

Posts Relacionados