o que é bandeira do cartão

O que é bandeira do cartão e quais os diferenciais?

Rafael Alves
banner-cartao-btg

Absolutamente todos os cartões de crédito precisam estar vinculados a uma bandeira. Por mais que algumas pessoas não prestem atenção, a bandeira é um detalhe importante a respeito do cartão. Mas afinal, você sabe o que é bandeira do cartão?

Independente de saber o que é bandeira do cartão, você já deve ter percebido aquele símbolo no cantinho do cartão de crédito. Caso você seja um pouco mais atento, reparou também que o mercado das bandeiras está mudando. Até não muito tempo atrás, era muito difícil perceber bandeiras que não fossem Visa ou Mastercard. Hoje em dia, por outro lado, novas opções têm ganhado espaço.

Se você tem interesse por esse assunto, continue lendo. Além de explicar o que é bandeira do cartão, vamos falar sobre a diferença entre algumas bandeiras.

Leia também: Conheça os diferentes tipos de cartão de crédito e suas vantagens!

O que é bandeira do cartão?

A empresa definida como a bandeira de um cartão é responsável por intermediar operações financeiras. Ou seja, a bandeira faz o meio do caminho entre o estabelecimento e a operadora do cartão. Elas são responsáveis por regular e padronizar funcionalidades de cartões de crédito.

Uma das suas principais funções é determinar se um cartão vai ser aceito em uma maquininha ou não. Você só pode usar seu cartão da Visa, por exemplo, se a maquininha aceitar Visa. Mas mais do que isso, a bandeira também pode especificar detalhes sobre o tipo de pagamento.

Para saber qual é a sua bandeira basta observar no cantinho do seu cartão de crédito.

Não confundir com a operadora

É importante ter clareza sobre o que é operadora e o que é bandeira do cartão. Todo cartão precisa ter as duas coisas: bandeira e operadora.

A operadora é a empresa que normalmente emite os cartões. Pode ser um banco, uma fintech ou até mesmo uma rede varejista. Isso quer dizer que quando falamos de operadoras, estamos nos referindo às empresas para quem você solicita o cartão.

Itaú ou Bradesco, Nubank ou C6, Magazine Luiza ou Pão de Açúcar, tanto faz. Todas essas empresas são exemplos de operadoras que podem fornecer um cartão de crédito para você.

Além da emissão, as operadoras também são responsáveis por determinar detalhes específicos do cartão. Elas definem o limite, o valor da anuidade e as taxas de juros, por exemplo.

Independente de qual for a operadora, todo cartão precisa de uma bandeira.

Cartões com a mesma bandeira

Entendendo o papel das operadoras fica fácil perceber que existem distinções entre cartões com a mesma bandeira. Ou seja, mesmo que dois cartões tenham a mesma bandeira, podem ter detalhes completamente diferentes.

Por outro lado, se dois cartões têm a mesma bandeira, isso significa que eles são aceitos na mesma maquininha. Então se um estabelecimento aceita algum cartão com bandeira Elo, provavelmente aceitará outros com bandeira Elo também.

Isso só não aconteceria se os cartões tivessem alguma diferença mais relevante como um ser internacional e outro não, ou se um for débito e outro for crédito.

Relação sem fidelidade

As operadoras e as bandeiras não têm, necessariamente, uma relação de fidelidade comercial.

O Banco PAN, que pertence ao grupo BTG Pactual, é um exemplo disso. Ele tem disponíveis tanto cartões com a bandeira Visa quando com a bandeira Mastercard. Isso acontece em diversas instituições financeiras.

Mas vale lembrar que cada cartão pode ter apenas uma bandeira, nunca mais!

Leia também: Quais são os melhores cartões de crédito do mercado?

Bandeiras

O mercado de bandeiras costumava ser dominado apenas por duas empresas. Felizmente, para os consumidores, esse cenário vem mudando.

Confira algumas das bandeiras em atividade no Brasil.

Mastercard

Começamos a lista pela bandeira mais difundida ao redor do mundo. A Mastercard é a bandeira que está presente em mais países atualmente, somando 210 no total. Apesar disso, seus 700 milhões de cartões emitidos não superam a sua principal concorrente.

Entre seus benefícios estão o programa Mastercard Surpreenda, que gera pontos de acordo com seus gastos, e o sistema Masterpass, que facilita pagamentos online.

Visa

Apesar de estar presente em menos países que sua competidora comercial, a Visa emite mais cartões. Ao total são mais de 1 bilhão de cartões em cerca de 200 países.

Entre as vantagens do Visa está o Vai de Visa, que é uma plataforma de desconto em diversos serviços e produtos, e o Visa Passfirst, que tem prioridade na compra de ingressos.

Elo

A Elo, por ser totalmente brasileira, ocupa a terceira posição no ranking de bandeiras do Brasil. Ela fica atrás apenas das gigantes Visa e Mastercard.

O fato de ter um custo operacional mais baixo que as concorrentes facilitou a sua popularização. Está cada vez mais fácil encontrar estabelecimentos comerciais que aceitam Elo.

Os clientes Elo contam com descontos em diversas empresas parceiras como Havaianas, Outback e L’occitane.

American Express

A American Express, também conhecida com AMEX, é uma bandeira diferenciada. Apesar de pouco difundida, sua importância se reflete no seu público, que costuma ter renda bem superior a média.

Clientes AMEX têm acesso a sala VIP em aeroportos, desconto no Rappi e benefícios em locais como o MASP e a Livraria Cultura.

Diners Club

A Diners Club é outra bandeira que também é conhecida por ter um público de alto poder aquisitivo. Talvez até mesmo mais do que a AMEX. Não é possível ter um cartão dessa bandeira sem comprovar renda superior a três mil reais.

Clientes Diners Club têm assistência residencial e de automóvel, seguros de viagens, transfers e sala VIP em aeroportos e também conexão wi-fi em parceiros por todo o mundo.

Outras bandeiras

Várias outras bandeiras estão ganhando espaço no Brasil e no mundo. Vale a pena ficar atento às mudanças do mercado, até porque você não está preso com o seu cartão. Se surgir algum com mais benefícios, você pode trocar!

Leia também: Como funciona o cartão de crédito? Entenda tudo e saiba usar!

Esperamos que você tenha entendido o que é bandeira do cartão. Se você conhece alguém que pode tirar proveito de alguma dessas informações, compartilhe esse artigo.

E para seguir se informando sobre cartões de crédito, continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
o que é estornar

O que é estornar e como funciona no seu cartão de crédito?

Próximo
como usar cartão de crédito

Como usar o cartão de crédito a seu favor e ter muitos benefícios?

Posts Relacionados
Total
0
Share