Números de cartão de crédito: entenda o significado

O seu cartão de crédito contém números importantes, informações que diferenciam o seu cartão dos demais. Cada um possui uma numeração única. Mas você sabe o que eles são ou para que servem? 

Aproveite a oportunidade

▶️ Você merece mais desconto para começar bem 2022. Na Descomplica, são mais de 100 cursos em diversas áreas, com bolsas de até 70%
Garantir desconto!

São tantos números que podem acabar confundindo, mas entender o seu significado é essencial e você pode precisar identificá-los uma hora ou outra.

É por isso que preparamos este post para explicar sobre esses números e te mostrar o significado de cada um deles!

Leia também: Cartão de crédito de fácil aprovação: como fazer tudo online

Quais os números de cartão de crédito?

Podem parecer  números sem significado, mas eles possuem grande importância para seu cartão de crédito. Geralmente, o número do cartão fica na parte da frente do plástico. Mas em outros, esse número pode estar impresso na parte de baixo da tarja magnética. 

Além disso, os números também variam de acordo com a bandeira emissora. Nos cartões Visa e Mastercard,  essa sequência possui 16 dígitos. 

Em outros cartões essa sequência pode conter 15 dígitos, 14 dígitos, como no caso dos cartões Diners e Amex. 

Aproveite a oportunidade

💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Mas de modo geral, os números possuem uma sequência de 16 dígitos, e aparecem em alto relevo no cartão. 

Conheça a seguir mais sobre os outros números do seu cartão: bandeira, emissor, conta, identificação do usuário e o código de segurança.

Nome do titular

O seu nome aparece impresso na parte da frente do plástico. Ao fazer uma compra pela internet é preciso informar o seu nome exatamente está impresso no seu cartão. 

Primeiro dígito: Bandeira do cartão de crédito

A bandeira e o emissor do seu cartão de crédito são representados na primeira sequência de 6 dígitos. O primeiro dígito representa a bandeira e o restante, o emissor. 

É interessante mencionar que cada bandeira possui um número diferente. Conheça algumas:

Segundo ao sexto dígito: emissor do cartão 

Após o número da bandeira, o restante dos dígitos representam a instituição financeira do seu cartão, como Nubank, Inter, Neon, Bradesco, Caixa, entre outros. 

Sétimo dígito ao penúltimo: Número da agência e da conta

Nem sempre o número da agência e conta bancária ficam na parte frontal do cartão. Em alguns casos pode estar na parte de trás. Além disso, em outros cartões, esse número só vai aparecer na modalidade débito ou múltiplo. 

Último dígito: Dígito Verificador

O dígito verificador muitas vezes pode passar despercebido, mas é um número bastante importante para seu cartão de crédito. Ele é o último número da sequência numérica.

Data de validade do cartão 

Esta é outra informação importante impressa em seu cartão. A data de validade fica na parte frontal dos plásticos e indica quando o cartão deixa de funcionar, sendo necessário a emissão de um segundo cartão.

Geralmente esse número é registrado no formato DD/MM, sendo dois dígitos indicando o mês e outros dois indicando o ano de vencimento.

Número do código de segurança do cartão de crédito 

O código de segurança do cartão de crédito (CVV), fica na parte de trás do plástico e proporciona ainda mais segurança para o seu cartão.

Se você já fez alguma compra online deve lembrar que foi solicitado o CVV em algum momento para concluir a compra. 

Esse número é composto por três dígitos e proporciona ainda mais segurança para o usuário, provando que o cartão é realmente do comprador.

Continua após a publicidade

Basicamente o CVV do seu cartão tem a finalidade de substituir a senha usada em compras físicas garantindo que no momento da compra, você esteja com o seu cartão em mãos.

Por que é importante saber os números de cartão de crédito?

Em compras online, sempre serão solicitados os dados do seu cartão, pois isso é tão importante saber onde encontrá-los. Além disso, em outras situações, pode ser necessário preencher informações do cartão e se você não souber onde encontrar, pode parecer muito confuso e te deixar bem desesperado.

Também serão solicitados ao cadastrar seu cartão em plataformas de deliverys, serviços de streaming, ou em outras diversas situações como em compras em lojas virtuais, por exemplo. 

Ao renovar um cartão vencido os números mudam?

Em qualquer situação que você precise solicitar um novo cartão de crédito, seja por motivos de roubo, perda, danos ou simplesmente por ter chegado a data de validade, ao emitir uma nova via, os números do cartão, data de validade e CVV mudam.

Dicas de segurança

Agora que você já sabe onde identificar os números do seu cartão de crédito, é preciso saber que todo cuidado é pouco. As informações do seu cartão são particulares, não compartilhe com qualquer pessoa. Se possível, com ninguém.

Além disso, em compras online, verifique a autenticidade dos sites que vai realizar a compra, nunca em hipótese alguma forneça a senha do seu cartão para ninguém, sites confiáveis não precisam dessa informação para finalizar uma compra. No lugar da senha, é solicitado o CVV do seu cartão.

E sempre que possível, use o seu cartão virtual. Hoje em dia, a maioria dos bancos digitais e fintechs oferecem essa opção, onde você pode bloquear e desbloquear sempre que quiser.

Além disso, ele possui um tempo de duração curto. Ao realizar uma compra, é gerado outro cartão virtual com números diferentes, evitando clonagem.

Se esse post te ajudou, compartilhe com quem precisa entender os números de cartão de crédito. E confira outros conteúdos sobre cartões de crédito, cartão virtual e outros assuntos aqui no blog Meu Cartão de Crédito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Cartão de crédito com score baixo: como conseguir o seu

Próximo

Cartão do banco Pan: entenda os diferenciais e benefícios

Posts Relacionados