Livros de finanças: 4 obras para saber mais sobre o assunto!

Você já leu livros de finanças? Muita gente está aproveitando o tempo livre causado pelo distanciamento social para se dedicar mais às leituras.

Há quem prefira consumir histórias, sejam elas fictícias ou não. Mas também há quem esteja usando o tempo de leitura para buscar algum tipo de desenvolvimento pessoal. Nesses casos, adquirir conhecimento financeiro pode ser uma excelente ideia.

O universo financeiro pode, de fato, parecer misterioso para quem ainda não começou a se envolver. Mas quanto mais se estuda, mais claro fica que existe aprendizado útil para todos os públicos. Não importa se a pessoa tem grandes investimentos, um dinheiro na poupança ou até mesmo dívidas. A situação sempre pode ficar um pouco melhor com uma boa dose de informação.

Leia também: Como usar o cartão de crédito a seu favor e ter muitos benefícios?

4 livros de finanças para ajudar você!

Conhecimento nunca é demais. Mas quando conseguimos adquirir um conhecimento que vamos colocar em prática é ainda melhor. Se essa prática servir para melhorar a vida e o futuro, perfeito! Pensando nisso, resolvemos fazer esse guia com sugestões de livros de finanças. Existem opções tanto para quem ainda tem dinheiro na juros-poupanca/" target="_blank" rel="noreferrer noopener">poupança quanto para quem já começou a investir.

Nossa lista vai dar um foco especial para obras de autores do nosso país. Isso porque acreditamos que escritores brasileiros conhecem melhor o nosso contexto – a dinâmica social, a cultura, as circunstâncias econômicas e o nosso jeitinho.

1.Casais inteligentes enriquecem juntos

“Casais inteligentes enriquecem juntos” é um livro fundamental para os dias de hoje. Ele tem como foco a vivência em casal e a gestão das finanças da família.

Continua após a publicidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e com aprovação na hora.

Solicite seu cartão!

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Isso é particularmente importante nesse momento em que a pandemia do novo coronavírus afeta a rotina das pessoas. Muitos casais estáveis passaram a ter problemas por ter seu convívio potencializado. E, como todos sabem, problemas financeiros estão entre as principais causas de desavenças entre casais.

Outro aspecto positivo do livro é que ele traz informações úteis para todo tipo de casal. Desde namorados recentes até casais mais velhos conseguem aprender algo relevante.

O autor: Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi é um brasileiro formado pela USP e com especialização em Nova York. Seus mais de dez livros já venderam, ao total, mais de dois milhões de cópias.

Além de escritor, Gustavo é consultor financeiro, professor, palestrante e administrador.

Outros livros de finanças de Gustavo Cerbasi
  • Dinheiro – Os segredos de quem tem;
  • Filhos inteligentes enriquecem sozinhos;
  • Finanças Para Empreendedores e Profissionais Não Financeiros;
  • Investimentos Inteligentes;
  • Mais Tempo, Mais Dinheiro;
  • As Mulheres e o Dinheiro;
  • Cartas a um jovem investidor;
  • Como Organizar Sua Vida Financeira;
  • Pais Inteligentes Enriquecem seus Filhos;
  • Dez Bons Conselhos de Meu Pai;
  • Adeus, Aposentadoria;
  • Empreendedores Inteligentes Enriquecem Mais;
  • A Turma da Mônica Descobrindo o Valor das Coisas (com Maurício de Sousa).

2. Me Poupe!

“Me Poupe!” é um livro que tem o mesmo nome do canal de Youtube da sua autora. No livro, Nathalia Arcuri fala sobre os hábitos e as crenças que fazem com que a maioria dos brasileiros não consiga alcançar a estabilidade financeira.

Ela também ensina maneiras de investir mesmo ganhando pouco. Assim como já tinha acontecido no meio audiovisual, muita gente também foi ajudada pelo livro. O sucesso do conteúdo da Nathalia vem do quanto ela consegue ajudar as pessoas a alcançarem saúde financeira.

A autora: Nathalia Arcuri

Nathalia Arcuri é jornalista e apresentadora do canal Me Poupe!, que deu origem ao seu primeiro livro. Entre seus feitos, além de transmitir conteúdo de qualidade, está a conquista do primeiro milhão aos 32 anos de idade.

Outros livros de finanças de Nathalia Arcuri
  • Guia Prático Me Poupe!

Em seu segundo livro, Nathalia traz um guia com um passo a passo para a organização financeira. A ideia é fazer com que, realizando desafios diários, em 33 dias os leitores consigam colocar suas finanças nos eixos.

3. Do mil ao milhão

Continua após a publicidade

“Do mil ao milhão” é um livro que, como o nome diz, se propões a fazer as pessoas atingirem sucesso financeiro. Curiosamente, ele é escrito de forma que pode ser adquirido e absorvido até mesmo por leigos em finanças.

No livro, Thiago Nigro conduz o texto por uma trajetória que envolve mais consciência sobre dinheiro. O livro reforça três princípios fundamentais para quem quer sucesso financeiro: gastar bem, ganhar mais e investir melhor.

Para absorver 100% do livro é necessário ter disposição para mudar. É preciso entender que para chegar em um lugar diferente, precisamos agir diferente e sair da zona de conforto.

O autor :Thiago Nigro

Thiago Nigro é o criador da plataforma O Primo Rico. Além de escritor, ele é youtuber e educador financeiro.

Thiago chegou a ser empresário, mas vendeu sua parte do negócio. Essa venda fez com que, aos 26 anos, ele conquistasse seu primeiro milhão.

Outros livros de finanças de Thiago Nigro
  • Método Financeiro do Primo Rico;
  • Como Cuidar do seu Dinheiro (com Mauricio de Sousa).

Com uma postura mais avançada, em seu segundo livro Thiago fala sobre seu método. Ele demonstra seus erros e acertos na tentativa de guiar o leitor para o caminho do sucesso.

4. Orçamento sem falhas

Orçamento sem falhas é, da nossa lista, o livro mais “acessível”. Esse tom acessível é o mesmo que a sua autora Nathália Rodrigues já usa em seu canal – Nath Finanças.

Continua depois da publicidade
Conta-300x250-1.gif" >

No livro, ela fala sobre praticamente todos os assuntos que envolvem a vida financeira das pessoas normais. Entre os temas estão: uso do cartão, compras, planejamento, taxa de juros, objetivos, dívidas e comportamento.

O livro conta com ferramentas, tabelas e listas bem práticas. A ideia não é deixar ninguém rico nem ensinar a ganhar um milhão. Seu foco é ajudar toda e qualquer pessoa a viver sem dívidas e nem correndo atrás dos boletos.

A autora: Nath Finanças

Nathália Rodrigues é administradora, orientadora financeira e muito mais conhecida por se apresentar como Nath Finanças, que é o seu canal na internet.

No canal, Nath fala de forma acessível e ajuda pessoas com dicas simples sobre assuntos mais mundanos como a conquista da casa própria, quitar a prestação do carro ou sair do vermelho – o que colaborou para o seu sucesso.

Orçamento sem falhas é, até o momento, o único livro dela.

Leia também: Como organizar as finanças? 8 passos para sair do vermelho.

Esperamos que você tenha gostado dessas dicas de leitura. Conhece alguém que poderia aproveitar o conhecimento de um bom livro? Então recomende esse artigo!

E para seguir se informando e recebendo dicas sobre finanças, continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Mercado Pago ou PagSeguro

Mercado Pago ou PagSeguro: qual a melhor plataforma de pagamento?

Próximo
Open Banking

Open banking: o que é, como funciona e quais seus impactos

Posts Relacionados