Como funciona a fatura do cartão de crédito? Entenda aqui!

A fatura do cartão de crédito é uma das contas com lugar garantido no dia a dia do consumidor brasileiro. Afinal, o Brasil é, hoje, o principal país da América Latina no uso dos cartões como forma de pagamento.

Mas, apesar da sua enorme popularidade, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a fatura e seus detalhes. Por exemplo: como consultar o valor, taxa de juros, pagamento mínimo, parcelamento, vencimento e diversos outros detalhes.

Se você faz parte do grupo de pessoas que gostaria de entender melhor esse assunto, continue lendo este artigo. Vamos explicar a fatura do cartão de crédito e o seu funcionamento de forma simples e objetiva.

Leitura recomendada: O que é estornar e como funciona no seu cartão de crédito?

A fatura do cartão de crédito

Antes de mais nada, nosso objetivo principal é facilitar o entendimento da fatura. Pensando nisso, vamos dividir o assunto em perguntas. Dessa forma, você pode navegar pelo artigo e encontrar com mais facilidade a informação que tira a sua dúvida.

O que é a fatura do cartão de crédito?

A fatura do cartão de crédito é um documento de cobrança que os clientes recebem todos os meses.

Esse documento contém informações sobre os pagamentos realizados durante um período.

Qual o período de uma fatura?

As faturas costumam ter o período de um mês.

Mas atenção, ela não precisa ser equivalente aos meses do ano. Por exemplo: uma fatura pode começar no dia 10 de um mês e terminar no dia 10 do mês seguinte. Assim como também pode ser do dia 27 ao dia 27 ou do dia 01 ao dia 01.

Continua após a publicidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e com aprovação na hora.

Solicite seu cartão!

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Normalmente os clientes podem escolher esse prazo de acordo com as opções oferecidas por cada emissora de cartão.

Que tipo de informações estão na fatura do cartão de crédito?

Na fatura você pode encontrar informações sobre o uso do cartão ao longo do mês em questão.

Entre essas informações estão a data da compra, o valor, e o estabelecimento. Se você faz compras parceladas, além do valor também pode saber o número de parcelas de cada compra.

Além disso, é possível saber o valor total da fatura e a data de vencimento.

Atenção: É fundamental prestar atenção na lista de coisas que você está pagando. Em outras palavras: verifique se você reconhece todos os seus gastos. Afinal, ninguém quer pagar por uma compra que não fez ou por um serviço que não usou.

Data de vencimento

As faturas normalmente vencem no mesmo dia todos os meses.

Às vezes isso pode variar, dependendo de finais de semana, feriados ou quantidade de meses que um dia tem. Mas, de maneira geral, a maioria dos cartões oferece um prazo de pelo menos 10 dias após o fechamento do cartão.

Limite

Nem sempre essa informação vem por escrito na fatura, mas todo aumentar-o-limite-do-cartao-de-credito/" target="_blank" rel="noopener">cartão de crédito tem um limite.

O limite é o valor máximo que você pode gastar no cartão. Apesar de algumas pessoas não saberem, as compras parceladas também contam para o uso do limite. Ou seja, não adianta parcelar uma compra em muitas prestações para manter seu limite pouco usado.

Como recebo minha fatura?

A fatura do cartão normalmente é enviada para o endereço residencial e para o e-mail dos clientes. Em alguns casos,, ela pode ser visualizada e paga diretamente em um aplicativo.

Continua após a publicidade

Alguns bancos oferecem benefícios para clientes que recebem apenas a fatura digital. Assim, conseguem evitar gastos com impressão e envio.

Como consultar o valor da fatura?

Você pode consultar dois tipos de valor.

Depois que a fatura está fechada, você pode conferir o valor impresso na fatura, no arquivo no seu e-mail, ou através da internet – tanto pelo site quanto pelo aplicativo.

Eventualmente você pode querer saber o valor da fatura antes do seu fechamento. Esse tipo de consulta normalmente é feita pela internet.

Apesar da maioria dos cartões oferecer uma Central de Atendimento, a consulta online é muito mais rápida e prática.

Posso solicitar a segunda via da fatura do cartão de crédito?

Sim, se você perder ou não receber a fatura, pode solicitar a segunda via. Assim como a consulta, a segunda via também pode ser solicitada pelo telefone ou pela internet – site ou aplicativo, tanto faz.

Porém, se ela já tiver vencida, você precisará pagar a taxa de juros.

Quais são as taxas do cartão?

O uso do cartão pode gerar dois tipos de taxas.

As taxas de manutenção se aplicam a serviços como anuidade, produtos financeiros, ou tarifa para saques, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Mas as mais perigosas são as taxas cobradas quando você atrasa um pagamento. Apesar da principal vilã ser a taxa de juros, você também paga multa e IOF.

Os juros costumam ser próximos de 10%. Às vezes, dependendo do cartão, podem ser até maior. Por isso é importante tomar cuidado para não atrasar, parcelar e nem pagar o mínimo da fatura.

Existem relatos de clientes que, pagando o mínimo todos os meses, viram sua dívida aumentar mais de 300% em um ano.

Parcelamento e pagamento mínimo

O parcelamento e o pagamento parcial da fatura são extremamente problemáticos para os clientes.

Instituições financeiras normalmente oferecem essas opções como alternativas para diminuir o pagamento naquele mês. Mas isso significa que nos próximos meses você precisará pagar ainda mais.

Frequentemente é assim que começam as histórias de dívidas que crescem e fogem do controle. Ou seja, sempre tente ao máximo pagar a fatura por completo. Assim, você evita multas, juros e impostos referentes ao atraso.

Importante: De acordo com o Banco Central, um saldo devedor só pode ficar no crédito rotativo até o vencimento da próxima fatura. Assim, se o cliente não pagar o valor completo, o banco deverá apresentar uma alternativa de parcelamento mais vantajosa.

Leia também: Carta de crédito: como funciona e para que serve?

Esperamos que você tenha gostado de saber mais detalhes sobre a fatura do cartão de crédito. Se você conhece alguém que pode aproveitar essas informações sobre a fatura, compartilhe este artigo!

E para mais informações sobre cartões, faturas e pagamentos, continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Como cancelar cartão de crédito? Entenda!

Próximo

Como fazer cartão de crédito: Tudo que você precisa saber para ter um

Posts Relacionados