economizar dinheiro

Precisando economizar dinheiro? Veja como começar!

A ideia de economizar dinheiro pode surgir em diferentes momentos. Cada pessoa pode ter seu próprio conjunto de motivos. Esses motivos podem inclusive variar ao longo da vida.

 Aos 20 anos você pode economizar para pagar a faculdade, por exemplo. Já aos 25 a economia pode ser para viajar e aos 30 para comprar sua casa própria. 

Assim, em apenas uma década, é possível passar por três razões diferentes para poupar. Além disso, às vezes a economia pode ser uma necessidade de quem passou por alguma dificuldade ou imprevisto.

Ninguém está livre de enfrentar momentos de crise financeira na vida. O mundo inteiro está sujeito a passar por problemas econômicos, inclusive países desenvolvidos ou empresas multinacionais gigantescas. 

Se você percebeu que por algum motivo a sua situação financeira mudou, é preciso se adaptar. Essa adaptação passa, principalmente, por maneiras de economizar dinheiro. Se você quer aprender algumas dicas sobre como economizar, continue lendo este artigo!

Dicas para economizar dinheiro

Existem dezenas, talvez até centenas de maneiras de economizar dinheiro. Hoje vamos abordar algumas das mais importantes para aquelas pessoas que ainda estão começando na arte de poupar. 

Tenha um objetivo claro

Quanto mais claro for o objetivo que você gostaria de alcançar com a economia, melhor.

Guardar dinheiro simplesmente pelo acúmulo pode não ser cativante o suficiente para algumas pessoas. 

Nesse caso, um fator crucial para o sucesso das suas economias pode ser a definição da meta. Ainda mais se você tiver como listar também os detalhes a respeito desse objetivo.

Se você quer comprar um carro, defina o modelo, o ano e a cor. Se quer viajar, comece a fazer o roteiro escolhendo as cidades e a sequência de passeios. Se seu plano é economizar para dar a entrada em um apartamento, escolha o bairro e conheça a vizinhança. 

Metas mais claras ajudam a manter a motivação.

Anotações para economizar dinheiro

Faça anotações sempre que gastar qualquer valor! 

Essa dica pode ser encontrada em praticamente qualquer guia financeiro. Anotar absolutamente todos os gastos é uma das principais maneiras de controlar o seu dinheiro.

Continua após a publicidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e com aprovação na hora.

Solicite seu cartão!

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

A maioria das pessoas, quando começa a anotar, se espanta com a quantidade de gastos “surpresa”. São diversos gastos que, mesmo tendo valor baixo, têm impacto no nosso orçamento. Até porque boa parte deles é invisível mesmo fazendo parte do cotidiano. 

Dito isso, nem pense em inventar uma desculpa!

Descubra um jeito de anotar absolutamente todos os gastos. Independente de ser com dinheiro, cheque, pix, cartão de crédito ou débito, sem esquecer dos gastos com débito em conta. As anotações podem ser em um bloquinho, um caderno ou, para facilitar, no celular.

Categorize seus gastos

Quando tiver tudo anotado, você vai saber para onde vai o seu dinheiro.

Cada pessoa costuma ter um “ponto fraco”, que é a categoria com mais gastos – compras, restaurantes, baladas, combustível, lazer, etc. 

Divida em categorias e analise se vale a pena gastar dessa forma. Talvez seja o momento de rever o que é realmente importante para você.

Estabeleça prioridades 

Depois de anotar e organizar os seus gastos, chegou a hora de saber onde começar a economizar dinheiro.

Quem oferece carona para os colegas de trabalho, pode começar a cobrar pela gasolina. Quem assina diversos serviços de streaming, pode ficar com apenas um. Quem sai pra jantar com frequência, pode cozinhar algumas vezes. 

Cada um sabe onde seu calo aperta. O mais importante é saber que os gastos precisam diminuir e, a partir daí, mudar seus hábitos.

Ajuste expectativas

Independente do motivo, começar a economizar dinheiro não é motivo para ter vergonha.

Converse com pessoas que podem notar a sua mudança de hábitos para elas entenderem o que está acontecendo. Pais, filhos, companheiros, melhores amigos, sócios e colegas de trabalho são só alguns exemplos.

A ideia é que, ao saber da nova situação, as pessoas deixem de pedir, sugerir ou insistir em programações custosas. Pelo contrário, elas podem colaborar com a sua economia.

Se fizer sentido para você, pode ser uma boa ideia compartilhar o objetivo que você determinou para economizar. Isso pode fazer com que as pessoas mais próximas ajudem na manutenção da sua motivação.

Estabeleça limites para economizar dinheiro

Continua após a publicidade

Com as novas expectativas bem definidas, estabelecer limites claros pode ajudar. Além do limite mensal, dividir em semanas facilita o entendimento.

Se o limite de gastos no mercado é de R $500, pode ser importante tirar aquele vinho do carrinho. 

Se o limite para jantar fora é de R $400 por mês, então a primeira semana não deveria custar mais de R $100. 

Se a padaria da semana está limitada a R $100, o ideal é que nenhum dia ultrapasse R $15. 

Importante: O total dos seus gastos deve obrigatoriamente ser menor do que o quanto você ganha!

Pague tudo o quanto antes

Se programe para pagar todas as suas contas assim que o seu salário cair. Dessa forma você não perde tempo ao longo do mês verificando a data de cada conta e conferindo o que ainda precisa pagar. 

Isso diminui o risco de uma conta atrasar e de você precisar pagar juros.

Outra vantagem é que, pagando todas as coisas obrigatórias assim que o salário cai, você consegue saber quanto de salário realmente ainda está disponível para as categorias que têm gastos ao longo de todo o mês. 

Dessa forma é possível acompanhar com mais clareza os limites que você definiu.

Nunca atrase nenhuma conta

Parece óbvio, mas não custa lembrar: mesmo que o valor pareça baixo, o ideal é nunca pagar nenhum tipo de juros. Ou seja, não deixe nenhuma conta passar do vencimento.

Se alguma conta sua tem vencimento antes do salário cair, isso poderia entrar em conflito com a regra anterior. Nesse caso, ajuste suas contas e antecipe o pagamento do próximo mês. Depois de se apertar para fazer isso, os meses seguintes ficarão sempre em dia.

Economizar dinheiro cozinhando

Se você conseguir transformar a cozinha em um ambiente agradável, sua vida financeira pode mudar. Isso porque cozinhar pode ajudar de várias maneiras:

  • Nos almoços da semana, com marmitas substituindo restaurante;
  • Com jantares especiais, que mesmo utilizando ingredientes caros, ficam mais baratos em casa;
  • Nos lanchinhos, já que praticamente qualquer sanduíche feito em casa é mais barato do que algo comprado na rua;
  • Até eventos podem ser adaptados. Ao invés de ir para a balada com amigos, chame todo mundo para a sua casa. Assim todos podem comer, beber, conversar e ainda dividir a conta. É divertido e econômico!

Procure lazer gratuito

Lazer gratuito é uma grande fonte de economia.

Continua depois da publicidade

Parques, praças, praias e trilhas podem ser um excelente entretenimento. Teatros, museus e exposições também podem ter opções gratuitas. 

Use a internet para procurar opções viáveis na sua cidade e aproveite!

Diminua o padrão

Mudar o padrão de vida não precisa necessariamente significar cortes e restrições. Podem ser apenas adaptações.

Se antes você jantava fora com R $50, procure um restaurante onde você janta por R $30.

Se antes você comprava roupas de marca, pode continuar fazendo compras, mas em lojas de departamento. 

Se as compras da casa eram feitas no mercado mais próximo, procure algum mercado atacadista com preços mais baixos.

Essas trocas de estabelecimentos podem fazer você economizar sem sentir tanto impacto pela mudança de hábito.

Deixe dinheiro investido

Enquanto você não consegue acumular o valor total, o seu dinheiro não precisa ficar parado em uma conta corrente. E nem mesmo a poupança, que rende um pouco, pode ser considerada uma boa alternativa. 

Atualmente existem diversos bancos com contas digitais onde você pode deixar o dinheiro guardado rendendo. Muitas dessas contas digitais são totalmente isentas de cobranças, ou seja, são gratuitas. E os rendimentos superam significativamente o da poupança. 

Um bom exemplo disso é a conta digital do Banco PAN.

Leia também: Qual é o rendimento da poupança? Vale a pena investir?

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que, assim, consiga economizar dinheiro tranquilamente.

Para mais dicas e informações sobre economia, continue acompanhando o nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
cartão de credito sem anuidade

Cartão sem anuidade: Veja quais são as vantagens e benefícios

Próximo
conta digital

Conta digital: veja como é fácil abrir a sua conta!

Posts Relacionados