Documentos para abrir conta

Quais são os documentos para abrir conta? Veja aqui

Chegou o momento de escolher o seu banco. As dúvidas são muitas, as opções maiores ainda. Por isso, separamos um passo a passo completo com vantagens, desvantagens e tudo o que você precisa saber sobre os documentos para abrir conta.

Aproveite a oportunidade

▶️ Você merece mais desconto para começar bem 2022. Na Descomplica, são mais de 100 cursos em diversas áreas, com bolsas de até 70%
Garantir desconto!

Aqui, você vai encontrar informações sobre conta digital, poupança, conta corrente e até mesmo para menores de 18 anos. Portanto, lembre-se de cuidar da sua vida financeira de forma saudável, equilibrar as contas e separe os documentos para abrir conta de forma rápida.

Leia também: Como abrir uma conta digital? 7 passos para ter a sua

Lista de documentos para abrir conta 

Para facilitar a abertura de uma conta, é importante ter todos os seus dados em mãos.

Aproveite a oportunidade

💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Além disso, fornecer os documentos para abrir conta de forma correta vai apoiar a sua análise de crédito. Sendo assim, separamos tudo o que é preciso.

Nesse caso, estamos considerando a conta corrente em bancos tradicionais e digitais. Mas lembre-se que algumas instituições podem ter procedimentos diferentes.

  • Documento de identidade oficial e com foto, tais como carteira de entidade de classe, carteira de identidade, ou passaporte;
  • CPF do titular da conta;
  • Comprovante de residência com data de vencimento de, no máximo, um mês;
  • Comprovante de renda recente;
  • Comprovação de domicílio no Brasil, no caso de cidadãos estrangeiros;
  • Procuração, Tutela ou Curatela, se for o caso;
  • Comprovação de emancipação se for o caso.

Ao entregar os documentos para abrir a conta, você passará por uma análise de crédito. Todas as suas informações serão avaliadas pela instituição financeira. Além disso, o seu nome e histórico de consumidor serão levados em consideração.

Somente depois dessa análise é que você receberá um retorno do banco. Se a sua conta for aprovada, poderá movimentar imediatamente seguindo os critérios da instituição escolhida.

Documentos para abrir conta para menores de 18 anos

É possível conseguir uma conta se você tiver idade superior a 16 anos. No entanto, os documentos para abrir conta são diferentes. É preciso separar informações extras para que a instituição possa realizar a análise e liberar o acesso, veja:

  • Autorização dos pais ou responsáveis;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • Diploma de curso superior (se diplomado);
  • Termo de posse do cargo (para os concursados);
  • Documento que comprove a posse de uma empresa ou residência;
  • Carteira de trabalho com comprovação de registro.

Lembre-se que nesse caso, além dos documentos para abrir conta, a instituição vai levar em consideração o histórico dos pais ou responsáveis.

Dados para abrir uma conta online

Se você quer sair do tradicional e busca um banco totalmente digital, também precisa separar os documentos para abrir conta. No entanto, eles são encaminhados pela internet, normalmente pelo aplicativo da instituição financeira.

A lista de documentos para abrir conta é praticamente a mesma já mencionada aqui. Veja então como prosseguir:

  • Faça sua escolha – Antes de abrir sua conta você precisa decidir a sua instituição financeira preferida.
  • Baixe o aplicativo – Depois de escolher, baixe o aplicativo da empresa que você escolheu para abrir a conta. Normalmente os apps estão disponíveis nas lojas de aplicativos tanto do sistema Android quanto do iOS.
  • Abra o aplicativo – Provavelmente a primeira coisa que vai aparecer na tela será sobre a abertura da conta. Se não for um botão para solicitar a abertura, será uma explicação sobre como fazer isso.
  • Siga as instruções – Os aplicativos costumam ser super intuitivos e fáceis de usar. Seguindo as instruções simples você não encontrará problemas.
  • Preencha os formulários – Informe todos os seus dados corretamente para fazer o cadastro.
  • Envie as fotos – Durante o cadastro será necessário enviar fotos dos seus documentos. Não se surpreenda se solicitarem uma selfie. É importante que eles tenham uma foto em que apareça o rosto do cliente e o documento.
  • Assine o contrato digital.

Transferência de contas entre bancos

Se você não quer abrir uma nova conta, sem problemas. Existe a opção de você separar os documentos para abrir conta apenas transferindo os dados. Inclusive, dependendo da instituição, você pode transferir até investimentos financeiros entre os bancos.

Continua após a publicidade

Para isso, vá até seu banco original e solicite o número do contrato e suas informações para a portabilidade. Escolha então uma nova instituição e leve todos os documentos para abrir a conta. O processo é rápido e todos os recursos são transferidos automaticamente.

Documentos para abrir uma conta poupança

A conta poupança é uma opção para quem recebe dinheiro, mas pouco movimenta. Ela tem rendimento de recursos ao permanecer no banco. Sendo assim, o seu dinheiro vai render automaticamente.

Os documentos para abrir conta  poupança são os mesmos. Aliás, normalmente ela está vinculada a uma conta corrente. A diferença é que para habilitar a sua poupança é exigido um depósito inicial. O valor varia de acordo com a instituição financeira.

Veja o que apresentar na instituição:

  • Documento de identidade oficial e com foto, tais como carteira de entidade de classe, carteira de identidade, ou passaporte;
  • CPF do titular da conta;
  • Comprovante de residência com data de vencimento de, no máximo, um mês.

Leia mais sobre o rendimento e abertura de conta poupança.

Agora que você já sabe quais documentos são necessários para abrir uma conta, conheça os benefícios de cada banco e faça sua escolha com muita cautela e atenção. E, se precisar, acesse nosso blog e encontre todas as informações que precisa para cuidar bem de sua vida financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
carta de crédito: como funciona

Carta de crédito: como funciona e para que serve?

Próximo
Investimentos inteligentes

Como fazer investimentos inteligentes em 2021?

Posts Relacionados