Documentos para abrir conta

Quais são os documentos para abrir conta? Veja aqui

Chegou o momento de escolher o seu banco. As dúvidas são muitas, as opções maiores ainda. Por isso, separamos um passo a passo completo com vantagens, desvantagens e tudo o que você precisa saber sobre os documentos para abrir conta.

Aqui, você vai encontrar informações sobre conta digital, poupança, conta corrente e até mesmo para menores de 18 anos. Portanto, lembre-se de cuidar da sua vida financeira de forma saudável, equilibrar as contas e separe os documentos para abrir conta de forma rápida.

Leia também: Como abrir uma conta digital? 7 passos para ter a sua

Lista de documentos para abrir conta 

Para facilitar a abertura de uma conta, é importante ter todos os seus dados em mãos.

Além disso, fornecer os documentos para abrir conta de forma correta vai apoiar a sua análise de crédito. Sendo assim, separamos tudo o que é preciso.

Nesse caso, estamos considerando a conta corrente em bancos tradicionais e digitais. Mas lembre-se que algumas instituições podem ter procedimentos diferentes.

  • Documento de identidade oficial e com foto, tais como carteira de entidade de classe, carteira de identidade, ou passaporte;
  • CPF do titular da conta;
  • Comprovante de residência com data de vencimento de, no máximo, um mês;
  • Comprovante de renda recente;
  • Comprovação de domicílio no Brasil, no caso de cidadãos estrangeiros;
  • Procuração, Tutela ou Curatela, se for o caso;
  • Comprovação de emancipação se for o caso.

Ao entregar os documentos para abrir a conta, você passará por uma análise de crédito. Todas as suas informações serão avaliadas pela instituição financeira. Além disso, o seu nome e histórico de consumidor serão levados em consideração.

Somente depois dessa análise é que você receberá um retorno do banco. Se a sua conta for aprovada, poderá movimentar imediatamente seguindo os critérios da instituição escolhida.

Documentos para abrir conta para menores de 18 anos

É possível conseguir uma conta se você tiver idade superior a 16 anos. No entanto, os documentos para abrir conta são diferentes. É preciso separar informações extras para que a instituição possa realizar a análise e liberar o acesso, veja:

  • Autorização dos pais ou responsáveis;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • Diploma de curso superior (se diplomado);
  • Termo de posse do cargo (para os concursados);
  • Documento que comprove a posse de uma empresa ou residência;
  • Carteira de trabalho com comprovação de registro.

Lembre-se que nesse caso, além dos documentos para abrir conta, a instituição vai levar em consideração o histórico dos pais ou responsáveis.

Dados para abrir uma conta online

Se você quer sair do tradicional e busca um banco totalmente digital, também precisa separar os documentos para abrir conta. No entanto, eles são encaminhados pela internet, normalmente pelo aplicativo da instituição financeira.

A lista de documentos para abrir conta é praticamente a mesma já mencionada aqui. Veja então como prosseguir:

  • Faça sua escolha – Antes de abrir sua conta você precisa decidir a sua instituição financeira preferida.
  • Baixe o aplicativo – Depois de escolher, baixe o aplicativo da empresa que você escolheu para abrir a conta. Normalmente os apps estão disponíveis nas lojas de aplicativos tanto do sistema Android quanto do iOS.
  • Abra o aplicativo – Provavelmente a primeira coisa que vai aparecer na tela será sobre a abertura da conta. Se não for um botão para solicitar a abertura, será uma explicação sobre como fazer isso.
  • Siga as instruções – Os aplicativos costumam ser super intuitivos e fáceis de usar. Seguindo as instruções simples você não encontrará problemas.
  • Preencha os formulários – Informe todos os seus dados corretamente para fazer o cadastro.
  • Envie as fotos – Durante o cadastro será necessário enviar fotos dos seus documentos. Não se surpreenda se solicitarem uma selfie. É importante que eles tenham uma foto em que apareça o rosto do cliente e o documento.
  • Assine o contrato digital.

Transferência de contas entre bancos

Se você não quer abrir uma nova conta, sem problemas. Existe a opção de você separar os documentos para abrir conta apenas transferindo os dados. Inclusive, dependendo da instituição, você pode transferir até investimentos financeiros entre os bancos.

Para isso, vá até seu banco original e solicite o número do contrato e suas informações para a portabilidade. Escolha então uma nova instituição e leve todos os documentos para abrir a conta. O processo é rápido e todos os recursos são transferidos automaticamente.

Documentos para abrir uma conta poupança

A conta poupança é uma opção para quem recebe dinheiro, mas pouco movimenta. Ela tem rendimento de recursos ao permanecer no banco. Sendo assim, o seu dinheiro vai render automaticamente.

Os documentos para abrir conta  poupança são os mesmos. Aliás, normalmente ela está vinculada a uma conta corrente. A diferença é que para habilitar a sua poupança é exigido um depósito inicial. O valor varia de acordo com a instituição financeira.

Veja o que apresentar na instituição:

  • Documento de identidade oficial e com foto, tais como carteira de entidade de classe, carteira de identidade, ou passaporte;
  • CPF do titular da conta;
  • Comprovante de residência com data de vencimento de, no máximo, um mês.

Leia mais sobre o rendimento e abertura de conta poupança.

Agora que você já sabe quais documentos são necessários para abrir uma conta, conheça os benefícios de cada banco e faça sua escolha com muita cautela e atenção. E, se precisar, acesse nosso blog e encontre todas as informações que precisa para cuidar bem de sua vida financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
carta de crédito: como funciona

Carta de crédito: como funciona e para que serve?

Próximo
Investimentos inteligentes

Como fazer investimentos inteligentes em 2021?

Posts Relacionados