dívida no cartão

Dívida do cartão: o que pode acontecer com a sua conta?

A dívida do cartão de crédito pode trazer alguns percalços para a sua vida. O primeiro é que a credibilidade do seu nome no mercado está em jogo. Afinal, ao ficar inadimplente, o seu CPF pode ficar bloqueado. No entanto, esse assunto sobre a dívida do cartão de crédito e o que pode acontecer vai muito além.  

Continua após a publicidade

Neste conteúdo você vai encontrar todos os problemas relacionados ao assunto, como juros, multa, bloqueio de cartão e muitos outros. Além disso, vamos indicar para você algumas soluções para sair dessa situação.  

Leia também: Consumidor positivo: veja o portal para acessar sua vida financeira

Entenda a dívida do cartão de crédito e o que pode acontecer 

Você adquire um cartão de crédito, realiza compras e não tem condições de pagar depois a fatura. Ou faz a quitação parcial da conta. O ciclo é sempre o mesmo. No entanto, o que muitos não disseram é que a sua dívida funciona como um empréstimo do banco. Sendo assim, é preciso negociar o quanto antes.

Veja as consequências de manter essa dívida:  

Nome com restrição  

Se você está se perguntando: tenho dívida do cartão de crédito, o que pode acontecer? Entenda que uma das primeiras atitudes da instituição financeira é realizar um apontamento no seu CPF.  

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Isso significa que você perderá a credibilidade no mercado. Você ficará classificado como um mal pagador. Sendo assim, terá dificuldades em realizar outras compras, por exemplo.  

Bloqueio do cartão  

Se você insistir em não pagar uma dívida com o banco, logo o seu cartão ficará bloqueado. Sendo assim, não conseguirá mais realizar nenhum tipo de compra. Essa costuma ser uma fase bem complicada. 

Afinal, com o nome sujo e sem possibilidades de parcelamento de compras, o seu poder diminui. 

 Leia também: Existe cartão de crédito sem comprovação de renda? Descubra!

Processo judicial  

Continuando na missão de responder sobre a dívida do cartão de crédito e o que pode acontecer, chegamos ao processo judicial. Ele é uma etapa extrema, mas não difícil de ocorrer.  

Antes disso, a instituição financeira costuma dar alguns sinais. Preste atenção sempre na quantidade de ligações de cobrança e, também, nas ofertas de desconto. Isso mesmo, vamos explicar melhor o assunto a seguir. No entanto, é importante que você sempre atenda as ligações do banco. Afinal, pode ser uma boa oportunidade de negociação.  

Continua após a publicidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

Saiba que com o processo judicial a sua dívida aumenta. Até porque terá que bancar custas do processo, como advogados e cartório.  

Penhora de bens  

Continua após a publicidade

Sim. Essa atitude realmente pode ser realizada. Com a dívida do cartão de crédito e o que pode acontecer é bem complicado. Primeiro, a instituição financeira pode usar o seu saldo em conta corrente para quitar parcelas da sua dívida. Isso, de forma automática, sem solicitar autorização.  

Além disso, a dívida de cartão de crédito pode penhorar seus bens. Significa que você pode perder eletrônicos, eletrodomésticos, carros, casas e tudo mais o que for necessário para poder pagar a conta.  

Juros e multa  

A sua dívida só aumenta. Afinal, é preciso sempre levar em consideração a quantidade de juros e multa que são aplicados toda vez que você atrasa um pagamento. É bem importante você ler com atenção para evitar problemas.  

Crédito rotativo  

Com a dívida do cartão de crédito, sabe o que pode acontecer? Você entra no crédito rotativo. Um juros sobre juros. A sua dívida vai aumentando de um mês para o outro. O saldo que você não quitou entra no mês posterior, mas com juros.  

Dicas para organizar suas finanças  

Agora que você entendeu a dívida do cartão de crédito e o que pode acontecer, vamos para dicas práticas para lidar com a situação. Afinal, é importante resolver o problema. Por isso, separamos algumas orientação para o início da sua jornada, veja: 

Consulte sempre o seu CPF

O seu nome é importante. Manter ele limpo é uma missão que dá trabalho. Você sempre pode buscar pelo site do Boa Vista para realizar essa consulta. Você precisa também entender como essa avaliação do CPF é realizada.

Continua depois da publicidade

Nós já preparamos outros conteúdos com esse assunto. Então, você pode se aprofundar no conteúdo e descobrir mais algumas ferramentas para acompanhar o seu CPF.

Acompanhe sempre o seu score   

O score é a sua nota no mercado financeiro. Depois de entender a dívida do cartão de crédito e o que pode acontecer, vai ficar mais claro essa classificação. Se você paga as contas em dia, realiza e cumpre negociações e possui investimentos, terá um score mais alto.

Caso contrário, ele pode diminuir. Isso implica em conquistar novos investimentos, por exemplo. 

Identifique despesas e receitas 

Para finalizar e controlar essa balança sobre adívida do cartão de crédito e o que pode acontecer, foque nas despesas e receitas.  

Você pode usar o aplicativo do seu próprio banco para controlar os gastos mensais. Além disso, existem planilhas de economia disponíveis na internet. Com base nos seus gastos, descubra novas oportunidades de receita. Você pode realizar pequenos reparos ou oferecer serviços de acordo com os seus conhecimentos.  

A vida financeira pode ser mais simples. Invista a sua energia para criar momentos melhores. 

Confira mais conteúdo sobre cartões de crédito e para sua vida financeira no blog do Meu Cartão de Crédito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
organização financeira

Como organizar as finanças? 8 passos para sair do vermelho

Próximo
como ser aprovado na análise de crédito

Análise de crédito: saiba o que é levado em conta!

Posts Relacionados