Data de validade do cartão: entenda como funciona!

Se você parar para pensar, praticamente tudo que existe possui uma data de validade:  cosméticos, produtos de limpeza, comida, remédios e diversos itens que utilizamos diariamente. Mas você sabia que até mesmo os cartões possuem um limite de tempo de uso? Pois é! A data de validade do cartão existe. Mas você sabe como encontrá-la?  E por que os cartões possuem validade?

Nesse post vamos responder essas e outras perguntas para você entender tudo sobre este assunto. Para saber como funciona, continue aqui com a gente!

Leia também: Cartão de crédito para menor de 18 anos: é possível solicitar?

O que significa a data de validade do cartão?

A data de validade do seu cartão significa que existe um tempo máximo de uso do seu cartão. Com ele você sabe o mês e o ano que seu cartão vai expirar. 

Na maioria dos casos, os cartões possuem validade de cinco anos a partir da data que foi emitido. Inclusive, a data de emissão em alguns cartões também vem impressa.

Portanto, isso significa que você só poderá usar seu cartão até a data de validade estabelecida pelo banco. 

Por que o cartão tem validade?

Continua após a publicidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e com aprovação na hora.

Solicite seu cartão!

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Mas afinal, por que existe a data de validade do cartão? Para que serve? São basicamente três motivos para existir a data de validade. Confira:

Novas ofertas

Quando um cartão vence, os bancos podem oferecer novos produtos interessantes e atualizar suas ofertas. Dessa forma, os clientes aproveitam mais condições e benefícios. 

Segurança

Certamente a segurança é um motivo importante para que haja validade nos cartões. Com a data de validade, os riscos de fraudes diminuem bastante. Isso acontece porque ao alterar a data de validade as informações contidas no cartão também mudam. 

Desgaste do cartão

Ao manusear com frequência seu cartão, passar em maquininhas, sacar dinheiro em caixa eletrônico e outros fins, é normal que haja um certo desgaste no plástico com o passar do tempo.

E tanto o chip quanto a fita magnética sofrem este desgaste podendo comprometer o seu funcionamento. É por isso que de tempos em tempos os bancos enviam um novo cartão para o cliente. Dessa forma garantem um novo cartão em ótimo estado para uso. 

O que acontece se eu usar meu cartão com a data de validade vencida?

Ao tentar usar um cartão de crédito vencido, você simplesmente não conseguirá fazer nenhuma transação com ele. 

Por exemplo: caso você tente realizar uma compra com o seu cartão vencido, a compra será negada e você verá a mensagem “erro 54” na maquininha. Este é o código referente aos cartões expirados.

Portanto, fique atento à data de validade do seu cartão, afinal, tentar fazer uma compra e não conseguir não é nada legal. E para evitar passar por esta situação, você deve aprender a ver a data de validade do seu cartão!

Onde vejo a data de validade do cartão?

Como você pôde ver até agora, conferir a data de validade do seu cartão é de extrema importância. Pois deixar essa data passar e acabar tentando usar seu cartão pode não ser uma experiência muito bacana.

Para encontrar esta informação, saiba que na maioria dos casos a data de validade fica impressa na parte da frente do cartão. Nele aparece o mês e ano de validade, com apenas dois dígitos. 

O formato que você encontrará é: mês/ano. O cartão que possui a data de validade 08/24 por exemplo, significa que vence no mês 8 do ano de 2024. 

Além disso, é importante você saber que você só poderá usar seu cartão até o último dia do mês em que o cartão vence. 

Vale lembrar que geralmente os cartões duram em média 5 anos, mas também podem durar 3 anos, o prazo vai variar de cartão para cartão.

Meu cartão venceu: o que fazer?

E se ao conferir a validade você se deu por conta que seu cartão já está vencido, o que fazer? Se isso acontecer com você, não se preocupe, esta situação pode ser resolvida facilmente.

Neste caso, você deve entrar em contato com a instituição financeira que emite o cartão explicando a situação. 

Mas saiba que geralmente os próprios bancos costumam entrar em contato com o titular do cartão perto da data de vencimento. Portanto, não se preocupe, provavelmente seu banco entrará em contato com você antes do seu cartão vencer. Além disso, o ideal é você estar sempre atento à data de validade do seu cartão.

O que fazer com o meu cartão vencido?

Os cartões são feitos de plástico e por isso necessitam de um descarte correto. Além disso, nele contém informações importantes e pessoais. Por esta razão, o ideal é que você danifique o plástico antes do descarte.

E ainda é possível encontrar pontos de coletas de cartões antigos que possuem máquinas trituradoras, neles você pode depositar seu cartão de maneira correta. Estes locais geralmente são supermercados, estações de metrô e shoppings. Desta forma você joga fora seu cartão antigo de maneira segura e sustentável.

Viu como é simples encontrar a data de validade do cartão? Aprenda mais sobre este tema no blog Meu Cartão de Crédito. Até logo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Código 57 do cartão: entenda o que significa e como resolver!

Próximo

Como ver agência e conta no cartão Itaú Previdência Social?

Posts Relacionados