como usar o mercadopago

O que é e como usar o Mercado Pago? Saiba todos os detalhes

Rafael Alves
banner-cartao-btg

Você é uma pessoa que costuma fazer muitas compras online? Se for, provavelmente já sabe como usar o Mercado Pago. Mesmo que não tenha aproveitado todas as funções, pelo menos deve conhecer pelo nome, certo? Esse palpite se justifica pelo crescimento e pela popularização dessa ferramenta de pagamentos.

O Mercado Pago é aceito em diversos sites de todos os tipos, não só de compras mas também de serviços. Ele é a plataforma de pagamentos criada pelo Mercado Livre. Quer saber um pouco mais sobre como usar o Mercado Pago? Então continue lendo esse artigo até o fim!

Leia também: Conheça os diferentes tipos de cartão de crédito e suas vantagens!

O que é o Mercado Pago?

O Mercado Pago é uma plataforma virtual para pagamentos pela internet. Apesar de ter sido criado pelo Mercado Livre, seu uso não é necessariamente vinculado ao site criador.

A principal função do Mercado Pago é servir como intermediário entre compradores e vendedores. A possibilidade de receber pagamentos por vendas ou serviços de forma segura é algo muito positivo.

Utilidade

Entre as utilidades do Mercado Pago está ajudar vendedores com a cobrança pelos seus produtos. Ele pode muito bem ser usado por um comerciante dono de pequeno negócio, por exemplo. Mas também serve para ajudar pessoas normais que só estão vendendo alguns itens usados.

Além disso, funciona como uma carteira virtual. O dinheiro que você recebe por uma venda pode ficar ali guardado para ser usado em uma compra futura.

Saldo insuficiente?

Nem sempre temos todo o dinheiro em caixa para realizar uma compra. Mas tudo bem, se o saldo na sua carteira não for suficiente para realizar um pagamento, não tem problema. É possível efetuar o pagamento fazendo a combinação de dois métodos diferentes.

Como usar o Mercado Pago?

O funcionamento do Mercado Pago depende de qual lado da negociação você está. Para facilitar, vamos explicar os dois lados: o do vendedor e o do comprador.

Como usar o Mercado Pago sendo comprador

Quem faz compras pelo Mercado Pago pode muito bem já ter usado a plataforma sem perceber. Ele oferece diferentes maneiras para realizar o pagamento. Por esse motivo, acabou se tornando popular entre várias lojas virtuais.

Conheça algumas formas de pagamento do Mercado Pago:

  • Cartão de crédito – O tipo de pagamento mais usado no Brasil não poderia ficar de fora. Entre as vantagens do Mercado Pago está a possibilidade de parcelar os pagamentos em até 24 vezes;
  • Boleto bancário – Ao fazer uma compra com boleto, o comprador receberá orientações. Entre as vantagens do boleto está a ausência de custo adicional. Além disso, se você for pagar em uma lotérica, não precisa levar o boleto, basta informar os dados necessários.

Depois de alguns minutos a compra será aprovada e o pagamento pré-adicionado na conta.

Como usar o Mercado Pago sendo vendedor

Para o vendedor o Mercado Pago traz agilidade, praticidade e segurança.

Receber os pagamentos pode até ser a função principal do Mercado Pago para os vendedores. Mas é possível ir além e usar o sistema para se organizar. O Mercado Pago possibilita o gerenciamento das vendas através de dados super completos. Esses dados são demonstrados em forma de estatísticas e relatórios.

Também é possível usar ferramentas exclusivas. Com o Mercado Envios, por exemplo, é possível cuidar da parte das entregas. Outra vantagem é a possibilidade do parcelamento sem acréscimo.

O Mercado Pago é tão forte no mercado de hoje que conquistou clientes gigantes como Facebook, Steam, Sony e Kanui.

Até mesmo lojas físicas já estão aproveitando o sistema do Mercado Pago. É possível, inclusive, solicitar alguma Point – a maquininha do Mercado Pago. Assim você consegue receber pagamentos dos clientes presenciais também.

Movimentando valores nas contas do Mercado Pago

Como uma boa carteira digital é possível colocar ou tirar dinheiro do Mercado Pago.

Abastecendo a carteira

Colocar dinheiro na sua carteira virtual é muito simples e pode ser feito de várias formas. Entre elas estão o débito com o cartão virtual da Caixa, a transferência através de TED, o pagamento em lotéricas e até mesmo o pagamento por boletos.

Leia também: Existe cartão de crédito sem comprovação de renda? Descubra!

Sacando da carteira

Transferir dinheiro para fora da sua conta do Mercado Pago também é fácil. Basta cadastrar uma conta corrente ou poupança para ser o destino da transferência. Se quiser, é possível cadastrar mais do que uma conta.

A transferência pode ser feita tanto pelo site quanto pelo aplicativo. O tempo máximo para o dinheiro cair na conta é três dias úteis, mas normalmente cai antes.

Rendimentos

É importante mencionar que o Mercado Pago oferece rendimentos superiores ao da poupança. Se você ainda não sabe no que vai gastar como investir, pense nisso. Pode valer mais a pena deixar o dinheiro parado no Mercado Pago do que transferir.

Leia também: Quais são os melhores cartões de crédito do mercado?

Pode usar o Mercado Pago!

Como você pode perceber, o Mercado Pago é uma das melhores plataformas de pagamento disponíveis. Seu sistema robusto e seguro continua atraindo cada vez mais clientes – tanto compradores quanto vendedores.

Você conhece um dono de pequeno negócio, comerciante ou prestador de serviço? Compartilhe esse artigo! Pode ser que essas pessoas gostem de conhecer a plataforma do Mercado Pago.

E para seguir se informando sobre pagamentos e finanças, continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
cartão com nome sujo

Como fazer cartão de crédito com nome sujo e de forma fácil?

Próximo
cartão de credito para estudante

Qual é o melhor cartão de crédito para estudante?

Posts Relacionados
Total
0
Share