como funciona o picpay

Como funciona o PicPay? Saiba tudo sobre o app de pagamentos!

Você provavelmente já ouviu falar a respeito do PicPay, certo? Mas será que você sabe o que é e como funciona o PicPay? Na matéria de hoje vou explicar tudo sobre esse app de pagamentos genuinamente brasileiro e como ele pode mudar a maneira como você se relaciona com o seu dinheiro. 

Continua após a publicidade

O que é o PicPay?

O PicPay é um aplicativo online como se fosse uma carteira digital. A ideia é descomplicar o uso do dinheiro online. Entre suas possibilidades, estão:

  • Transferência entre usuários;
  • Compras pela internet;
  • Pagamento de serviços;
  • Emitir cobranças;
  • Colocar crédito no celular;
  • Parcelamento de compras;
  • Pagamento de boletos;
  • Divisão de conta entre usuários.

Vale lembrar que o PicPay é um aplicativo desenvolvido no Brasil. Ele pode ser baixado nas lojas de aplicativos dos celulares com sistemas Android ou iOS.

👉Leia também: Não tenho nome negativado, por que não consigo fazer cartão de crédito?

Como funciona o PicPay: entenda aqui!

Muitos leitores chegam ao site procurando por “picpay como funciona”, por isso elaborei esse tópico da publicação onde explico as principais dúvidas sobre PicPay.

O PicPay é gratuito?

Uma das coisas mais importantes para falar para quem ainda não baixou o aplicativo: é totalmente gratuito. Você não precisa pagar absolutamente nada para baixar o aplicativo e nem para começar a usar.

Depois é possível que você queira usar o app de forma avançada. Nesse caso, para utilizar algum recurso diferenciado, pode ser que exista uma pequena cobrança. Mesmo assim, essa cobrança costuma ser feita em forma de porcentagem, e não com uma taxa fixa.

O PicPay é seguro? 

Como toda instituição financeira, o PicPay preza pela segurança. Os dados dos usuários são criptografados e guardados em servidores seguros. Todas as normas de segurança de dados nacionais e internacionais são seguidas.

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta BV gratuita!

Todas as práticas de privacidade e segurança estão de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). O PicPay também segue as práticas de segurança do PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard), que é um padrão de segurança para empresas que lidam com cartões de crédito.

Como sacar dinheiro do PicPay?

Se você dinheiro na carteira digital do PicPay, pode sacá-lo em qualquer um dos mais de 23 mil terminas da rede Banco24Horas. Para isso basta utilizar a opção de saque digital com QR code, no caixa eletrônico, escanear o código com seu smartphone e autenticar o app com sua digital ou senha.

Como transferir usando o PicPay?

É muito simples transferir seu dinheiro usando o app do PicPay. Abaixo você pode conferir o passo a passo de cada uma das operações:

  1. Para transferir dinheiro, abra seu aplicativo e vá para página inicial. Nela, clique na opção “Carteira”;
  2. Na tela que se abrirá, toque na opção “Retirar” para transferir seu dinheiro. Após isso marque a opção “Transferência para conta bancária”. Nessa tela você pode informar os dados bancários de onde para onde gostaria de enviar o dinheiro;
  3. Importante: caso a transferência seja para um terceiro, marque a opção “Esta conta bancária não é minha” e insira o CPF do titular da conta.

Como receber dinheiro usando o PicPay?

Receber dinheiro pelo PicPay é muito simples e intuitivo, mas, para facilitar seu dia a dia, preparamos um passo a passo que mostra como realizar essa operação.

  1. Para receber dinheiro usando o app do PicPay, abra seu aplicativo e clique na opção “Adicionar”. Ao fazer isso, um menu com as opções disponíveis se abrirá, então basta selecionar uma das opções de recebimento de valores para concluir a operação. 
  2. Ao concluir as etapas de informação de valores e forma de recebimento você já está pronto para receber dinheiro com o PicPay. 

Como fazer o Cadastro no app?

Fazer o cadastro é relativamente simples. Depois de baixar e instalar, você poderá realizar o cadastro sozinho sem dificuldades.

Os dados solicitados são:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • CPF;
  • Endereço (porque algumas transações com cartão de crédito pedem endereço);
  • E-mail;
  • Celular;
  • Login e senha.

Depois de efetuar o cadastro, basta entrar com a sua senha para acessar o aplicativo.

Como fazer pagamentos no PicPay?

O PicPay conta com duas principais formas de pagamento. A carteira e o cartão de crédito.

Carteira

Continua após a publicidade

A carteira é literalmente uma carteira virtual. Existem várias formas de ter dinheiro na carteira. Você pode depositar dinheiro nela, pode acumular valores de cashback, ou até receber pagamentos, por exemplo.

No aplicativo você pode escolher se deseja usar o dinheiro da sua carteira para efetuar os pagamentos ou não. É possível optar por não usar, e realizar os pagamentos no cartão.

Dividindo o pagamento

Uma possibilidade interessante para quem tem algum dinheiro na carteira é fazer o pagamento com duas origens. Assim você usa o cartão e a carteira em conjunto para fazer o pagamento.

Por exemplo: imagine que você tem R$ 20 na carteira e vai pagar uma conta de R$ 50. Não é possível pagar essa conta só com a carteira. Nesse caso, você pode usar o valor da carteira para abater do que vai ser pago no cartão. Nesse exemplo a sua carteira ficaria zerada, e o valor debitado no cartão de crédito seria de apenas 30 reais.

Cartão de crédito

Outra forma de realizar pagamentos é tendo um cartão de crédito cadastrado. Nesse caso você precisa adicionar o cartão na sua conta. Dessa forma será possível realizar pagamentos através do PicPay usando o cartão que você tiver cadastrado.

Adicionando um cartão de crédito

Para adicionar um cartão de crédito é fácil. Basta abrir o aplicativo, clicar em “carteira” e procurar o botão “adicionar cartão de crédito”.

Depois disso é só preencher os dados do cartão que você deseja usar. Entre os dados estão número do cartão (com seus 16 dígitos), o endereço da fatura, e o código de segurança. Além disso também é possível criar um “apelido” para o cartão. Assim fica mais fácil identificar quando você escolher trocar um cartão cadastrado por outro.

Pix

Vale lembrar que, assim como outras instituições financeiras, o PicPay também aceita Pix! Basta cadastrar sua chave Pix no aplicativo.

Como usar o cashback no PicPay?

Continua após a publicidade

Sim, o PicPay tem cashback! Mas preste atenção. O sistema de cashback não fica ativo o tempo inteiro, nem existe uma forma de fazer todas as compras dessa maneira.

O melhor jeito de aproveitar o cashback do PicPay é ativando as notificações do aplicativo e ficando atento. Normalmente eles avisam seus clientes por meio das notificações.

Quando chegar a notificação, clique e leia com atenção. Normalmente é preciso prestar atenção nos detalhes que tornam o cashback válido. Confira o prazo, o valor máximo, o dia e a forma de pagamento, por exemplo.

O valor referente ao cashback cai imediatamente na sua carteira e pode ser usado para fazer compras, transferências e qualquer outra coisa.

O que é PicPay Pro para empresas?

O PicPay Pro é a alternativa do PicPay para quem tem finalidades comerciais. Mas vale lembrar que nessa versão do aplicativo existe uma taxa. Toda transação recebida é tem uma cobrança de 1,99%.

O lado positivo é que não existe limite de quanto pode ser recebido todos os meses. Além disso, também existe a possibilidade de receber pagamentos de maneira parcelada. Você recebe o dinheiro na hora, e os clientes podem pagar em até 12 vezes.

👉 Leia também: PicPay Pro: Entenda como funciona, taxas e diferenças

Vai se cadastrar no PicPay?

Espero ter ajudado você a entender como funciona o PicPay e quais suas vantagens. Se você conhece alguém que está em dúvida ou tem interesse no aplicativo, compartilhe este artigo!

E para seguir informado sobre o universo financeiro, continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
cartão XP investimentos

Cartão XP Investimentos é bom? Veja se vale a pena ter o cartão

Próximo
visa ou mastercard

Visa ou Mastercard: veja qual é a melhor bandeira de cartão

Posts Relacionados