como funciona o cartão de crédito

Como funciona o cartão de crédito? Entenda tudo e saiba usar!

Luiz Gustavo Silva

Precisa realizar uma compra ou pagamento e não tem dinheiro disponível? A principal solução do mercado financeiro para esse problema é o cartão de crédito. No entanto, para não ter incômodos na utilização desse produto é preciso entender como funciona o cartão de crédito.  

Separamos uma lista completa e atualizada para você verificar todas as informações necessárias. É importante você saber que essa é uma forma de empréstimo com prazo de pagamento de até 40 dias. No entanto, isso depende bastante do dia do fechamento e do vencimento da sua fatura. Hoje está muito fácil conseguir um, inclusive, quem está negativado.

Para ficar um pouco mais claro como funciona o cartão de crédito, leia o nosso conteúdo até o final e tire suas dúvidas.

Leia também: Cartão de crédito com aprovação imediata online: conheça 10 opções!  

Saiba como funciona o cartão de crédito e as tarifas 

Com o cartão de crédito você realiza uma compra ou pagamento e recebe um prazo para realizar a quitação. Essa vantagem é ótima para quem quer ter controle financeiro. Afinal, se você pagar em dia a sua fatura não terá juros.  

No entanto, é importante conhecer algumas das tarifas cobradas pelas instituições financeiras, veja:

Anuidade   

Essa é uma taxa anual para o uso do cartão de crédito. Ao desbloquear o seu cartão a tarifa pode ser cobrada mensalmente. É importante levar em consideração esse valor. Afinal, muda dependendo de cada instituição, mas existem opções sem anuidade.

Pagamento de boletos 

Poucas pessoas sabem como funciona o cartão de crédito, por isso, essa vantagem nem sempre é comentada. Mas você pode sim pagar um boleto usando o seu cartão. No entanto,  também será cobrado IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). 

Avaliação emergencial de crédito 

Se você precisar realizar uma compra ou pagamento de forma imediata e não tem limite, sem problemas. É possível entrar em contato com a instituição e solicitar uma avaliação emergencial. No entanto, existe um custo, que varia de acordo com o seu banco.

Leia também: Existe cartão de crédito sem comprovação de renda? Descubra!

Possibilidade de saques com cartão de crédito 

Entre as informações de como funciona o cartão de crédito temos o caso dos saques. Ele é liberado no Brasil ou exterior, dependendo do tipo de cartão. No entanto, a taxa costuma ser mais alta. 

Segunda via do cartão 

Se você perder o cartão, precisará pagar para emitir uma nova via.  

Como funciona o cartão de crédito e o pagamento da fatura   

Existem algumas opções na hora de realizar o pagamento da sua fatura. Ao entender como funciona o cartão de crédito, você vai identificar que a melhor forma é quitar o valor cheio. Afinal, isso evita cobranças por parte da instituição.  

No entanto, caso não tenha condições, é possível sim realizar o pagamento mínimo. Só que nesse caso você terá que bancar algumas taxas, veja:  

Juros e multa 

Ao quitar o valor mínimo do cartão, você terá que arcar com os juros do rotativo e também com multa de 2% e juros de mora de 1% ao mês sobre o valor da dívida. Parece pouco, mas a dívida aumenta rapidamente.  

Cancelamento  

Ao entender como funciona o cartão de crédito é importante considerar que sempre existe uma forma de cancelar o uso. Isso vale mesmo que você tenha dívidas ou compras parcelas.  

A vantagem é que se você percebeu que não possui mais condições de pagar o cartão, deve cancelar. Isso evita o acumulo de taxas de anuidade e juros pelo atraso. No entanto, para garantir que não terá problemas com o seu nome, é importante fazer um acordo de pagamento.  

Além disso, existe a possibilidade de continuar pagando todas as faturas que já foram emitidas. Somente assim poderá quitar a sua dívida sem preocupações com a instituição financeira.  

Leia também: Cartão de crédito para menor de idade: saiba como conseguir

Tipos de cartão sem anuidade 

Se você chegou até aqui é porque já entendeu como funciona o cartão de crédito e tem interesse em adquiri-lo. Uma das opções é escolher aqueles que não possuem anuidade.  

Com a chegada dos bancos digitais, muitas instituições facilitaram o acesso. Você pode encontrar cartões com boas vantagens como o Nubank, Inter, Digio, Credicard Zero e outros. Você pode levar em consideração todos os serviços que são oferecidos pelo cartão antes de efetuar o pedido. Assim, você terá certeza que a opção está adequada ao seu perfil.  

Além disso, se precisar de mais informações de como conseguir um cartão sem anuidade e tendo um score baixo no mercado, pode acessar o nosso conteúdo exclusivo e bem explicativo aqui no blog.  

Se ainda ficar com alguma dúvida ou quiser conhecer outras opções que estão disponíveis no mercado, acesse outras informações no blog do Meu Cartão de Crédito. Temos sempre conteúdos exclusivos e pensados para apoiar o seu dia a dia financeiro. Estamos atualizados para você aproveitar as melhores opções do mercado.  

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
cartão sem anuidade

Como fazer cartão sem anuidade? Aprenda os passos aqui!

Próximo
cartão de crédito internacional

Cartão de crédito internacional x nacional: Quais as diferenças?

Posts Relacionados
Total
0
Share