Como fazer cartão virtual: veja as dicas para obter e ajudar nas compras

Hoje em dia podemos fazer diversas tarefas de forma online como pagamentos, transferir dinheiro e ainda comprar diversos itens pela internet. Uma das vantagens de fazer compras online, é a segurança que esta funcionalidade traz, pois dificulta as chances de clonagens entre outros golpes. Então, para entender como fazer um cartão virtual, vamos te mostrar todo o passo a passo entre outras dicas que podem te ajudar no momento da compra.

Continua após a publicidade

Leia também: Cartão virtual BTG+: entenda para que serve e como funciona

Qual a diferença entre um cartão virtual e um cartão físico?

Basicamente o cartão virtual funciona como uma extensão da versão física. Mas a principal diferença entre os dois, é que com a modalidade virtual você pode apenas fazer compras online. 

Além disso, ele possui um número diferente do cartão físico. E na maioria das vezes, os cartões virtuais podem ser usados apenas uma vez.

Isso porque os os cartões digitais são descartáveis, por conta de sua numeração e validade temporária. Diferente do cartão físico que possui uma numeração fixa e pode ser usado diversas vezes. 

Com os cartões físicos, você realiza compras especialmente em estabelecimentos físicos, no entanto, também pode ser usado em alguns casos de forma virtual.

O que você precisa saber antes de fazer um cartão virtual

Um cartão virtual pode proporcionar muitas facilidades para fazer compras. Mas antes de já fazer o seu, veja algumas das principais informações que você precisa saber.

Quais as vantagens?

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta BV gratuita!

Além da praticidade, você conta com outras vantagens ao utilizar um cartão virtual. Como por exemplo, a fatura das compras feitas vem junto com seu cartão físico. Isso facilita bastante no momento do pagamento, pois não é preciso se preocupar com faturas diferentes. 

Algumas outras vantagens que você encontra ao utilizar o cartão virtual são:

  • Possibilidade de escolher o limite do cartão de acordo com a compra que será feita;
  • Não possui taxa de manutenção; 
  • Maior segurança durante as compras por conter números temporários que somem após a utilização.;
  • Mais flexibilidade para comprar online.

E as desvantagens?

Comprar com esta modalidade traz diversos benefícios, mas será que ela é boa pra todo mundo? Mesmo que a tecnologia já faça parte da vida da maioria das pessoas, ainda existe quem prefira as formas tradicionais de lidar com o dinheiro. 

Neste sentido, quem prefere lidar com bancos e cartões físicos, talvez não consiga achar muita vantagem em fazer compras online.

Além disso, outra característica que pode ser lida como uma desvantagem, é que ele só pode ser utilizado em compras pela internet. 

O que posso fazer

Com o cartão virtual você pode fazer diversas compras online, além de fazer assinaturas e cadastros como:

  • Cadastro em aplicativos;
  • Cadastro em sites;
  • Assinatura de serviços digitais;
  • Compras por e-commerce;
  • Compras em lojas online.

Quanto tempo duram os dados de um cartão virtual?

Para cada compra feita um cartão é gerado, e ao realizar outras compras, novas versões são geradas. O tempo disponível dos dados de cada cartão varia de banco para banco.

Como fazer um cartão virtual?

Continua após a publicidade

Se você se interessou ainda mais pelo cartão virtual e quer saber como fazer para já começar a usar, saiba que este procedimento é bem simples. 

Primeiro passo é conferir se o seu banco disponibiliza essa opção. E caso ele ofereça, você pode emitir um cartão a qualquer momento sempre que precisar. Isso porque, como já mencionamos, sua validade tem um tempo limitado e serve para realizar apenas uma compra. 

E você não precisa pagar nenhum custo adicional para emitir o cartão virtual, que pode ser feito através do app do seu banco ou internet banking. 

Mas vale destacar que para isso é necessário já ter o cartão físico. Feito a solicitação, o banco envia um cartão virtual com o novo número, data de validade e CVV para já começar a usar. 

Conheça alguns cartões virtuais 

Depois de conhecer um pouco mais sobre essa modalidade e  como ele funciona, chegou a hora de conhecer algumas fintechs e bancos que disponibilizam essa funcionalidade. Veja como fazer o seu:

Nubank

O Nubank é uma fintech que oferece diversos serviços. A grande vantagem, é que agora você pode ter mais de um cartão. Veja como criar o seu:

  1. Para solicitar, basta entrar no app e na tela inicial clicar em “Meus Cartões”;
  2. Em seguida selecione a opção “Criar cartão virtual”;
  3. O próximo passo é dar um nome ao cartão;
  4. E por fim, clique em “Criar cartão virtual”.

BMG

Assim que você abrir sua conta no banco digital BG, já é possível gerar o seu cartão virtual. Dessa forma, não é necessário esperar o cartão físico chegar para começar a fazer compras. Mas não se esqueça que ele serve apenas para compras online.

Continua após a publicidade

Veja o passo a passo para ter o seu cartão virtual BMG:

  1. A primeira coisa a se fazer é abrir uma conta no banco;
  2. E então, basta acessar sua conta no app e clicar na opção “Cartões”;
  3. Em seguida, selecionar o menu “Cartão Virtual”; 
  4. Por fim, clicar em “Gerar cartão virtual”; 
  5. Feito isso, agora é possível confirmar a operação digitando a senha ou inserindo a biometria. 

Caixa

O cartão virtual da caixa é destinado gratuitamente a clientes dos cartões de crédito Caixa para pessoa física e pessoa jurídica. 

E é possível gerar o seu no aplicativo Caixa e estabelecer um limite, que pode ser alterado a qualquer momento. E vale lembrar que é possível gerar simultaneamente até 3 cartões. Veja como gerar o seu:

  1. Para contratar basta acessar o app Cartões CAIXA e clicar na aba “virtual” localizado na parte inferior da tela;
  2. Em seguida, basta fazer a solicitação.

O cartão de crédito virtual é mais seguro?

De um modo geral, a modalidade virtual acaba sendo mais seguro que o físico. Isso porque, o número do cartão muda a cada compra, o que evita fraudes e clonagens. 

Além disso, você não precisa escolher entre um dos dois, você pode ter as duas modalidades e usá-los para funcionalidades diferentes. 

São diversos os bancos e fintechs que já aderiram a esta modalidade como: Itaú, Banco Original, Banco do Brasil, BMG, Santander, entre outros.

E agora que você já sabe as vantagens de usar um cartão virtual, já pode fazer o seu para começar a usar.

E para conhecer mais opções de bancos e cartões de crédito, continue no blog Meu Cartão de Crédito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Cartão de crédito para aposentado: confira as vantagens e como fazer

Próximo

Pedir cartão de crédito Neon: saiba o passo a passo para ter o seu

Posts Relacionados