consultar score

Como consultar Score online na Serasa, SPC, Boa Vista, Quod

Um dos maiores receios entre as pessoas que solicitam um cartão de crédito é receber uma resposta negativa da instituição financeira. Quando essa resposta negativa acontece, normalmente é por causa do score do cliente que fez o pedido. Por isso é importante saber como consultar o score e mais maneiras de conseguir pontuar melhor nesse aspecto.

Não é mais necessário ter o nome no vermelho para ter um pedido de crédito recusado. No entanto, se o score for baixo, já é motivo suficiente para rejeitar os pedidos.

Se você quer saber o que é o score e como ele é calculado, continue lendo esse post. Também vamos mostrar como realizar a consulta nos diferentes sites que oferecem informações sobre proteção ao crédito.

Leia também: Consumidor positivo: veja o portal para acessar sua vida financeira

O que é o score?

O termo score pode ser entendido como “pontuação” em português. Essa pontuação, no caso, é relacionada às condições do cliente no aspecto financeiro. Em outras palavras, a pontuação determina o potencial do cliente de ser um bom pagador das suas dívidas e contas.

Pessoas com o score alto são considerados consumidores mais confiáveis. Provavelmente quem tem o score alto não atrasa parcelas nem fica inadimplente.

O score é baseado no histórico

A ideia de que o score alto faz do cliente um bom pagador é construída com base no contrário. A pontuação do score é determinada pelo histórico dos clientes. Ou seja, o seu comportamento no passado é o que determina se a sua pontuação vai ser alta ou baixa.

Continua após a publicidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e com aprovação na hora.

Solicite seu cartão!

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Dessa análise passada que vem a premissa de que bons pagadores continuarão sendo bons pagadores e vice-versa. A análise é feita por empresas especializadas em estudar e armazenar dados sobre o comportamento dos consumidores. Provavelmente você já ouviu falar dessas empresas, as mais famosas são o Serasa e o SPC.

Entre as informações que elas analisam, estão seus empréstimos, contas bancárias, faturas de cartão de crédito, movimentações financeiras e até o seu salário. Suas faturas cotidianas de celular, energia elétrica ou carnês de lojas também fazem parte da análise. Com todas essas informações eles conseguem montar um perfil detalhado para enquadrar e dar notas para os consumidores.

Leia também: Existe cartão de crédito sem comprovação de renda? Descubra!

Entenda o cálculo do score

O cálculo do score não tem uma fórmula ou equação matemática bem definida. Apesar disso, é possível saber quais fatores influenciam como a pontuação é definida.

Veja agora quais os principais critérios para formular o score:

Informações atualizadas

Atualizar seu cadastro significa que seus dados são mais recentes e mais confiáveis. Então se você tiver alguma mudança financeira significativa, deveria avisar o banco o quanto antes. Trocou de emprego, recebeu uma herança ou ganhou uma promoção? Atualize seus dados!

Bens e investimentos

Ter bens ou investimentos no seu nome contam muitos pontos positivos. Mesmo que o investimento seja baixo, já é levado em consideração. Isso acontece porque a maioria dos consumidores não tem condições de investir. Então se você tem condições de separar um montante extra, invista!

Idade

Jovens estão no começo de suas vidas e carreiras e, por isso, não têm uma vida financeira sólida. Pessoas mais velhas, por outro lado, costumam estar estabelecidas em empregos fixos e sofrem poucas mudanças. Por esse motivo, pessoas mais velhas tendem a ter um score maior.

Nome negativado

Continua após a publicidade

Ter o nome negativado em um banco de dados de proteção ao crédito é um fator bem crítico. Quem já esteve no vermelho perde pontos, e quem ainda continua no vermelho perde mais ainda.

Pagamento de contas

O simples fato de pagar contas já é considerado um fator de pontuação positiva. As contas, naturalmente, precisam ser pagas antes do vencimento.

Por isso, se for possível, transfira as contas que você consegue pagar para o seu nome. Financiamento de veículo, TV por assinatura, energia elétrica, etc. Quanto mais contas estiverem sendo pagas em dia no seu nome, melhor.

Repetição de pedidos

Pedir muitos empréstimos ao longo da vida é um fator que conta pontos negativos. Mesmo que você já tenha conseguido se livrar deles e esteja em dia, isso torna você menos confiável. Isso acontece porque o fato de você pedir empréstimo é por si só um indicador de desordem financeira. E essa informação é suficiente para gerar insegurança a respeito do seu perfil.

Leia também: Cartão de crédito para negativado: conheça as melhores opções

Como consultar o score online nos principais sites

Veja como consultar o score em cada um dos diferentes sites que oferecem esse serviço na internet:

Consultar score no Serasa

Para consultar seu score no Serasa basta seguir os passos:

  • Entre no site do Serasa Score;
  • Clique em “consultar meu score grátis”;
  • Informe seu CPF;
  • Se você já tiver cadastro, informe sua senha. Se não tiver, complete seu cadastro.

Pronto, depois de logado você pode ver sua pontuação.

Consultar score no SPC

Continua depois da publicidade

Para saber sua pontuação no score do SPC Brasil, faça o seguinte:

  • Entre no Portal do Consumidor do SPC Brasil;
  • Informe seu CPF;
  • Se tiver cadastro, preencha sua senha. Se não tiver, faça o cadastro;
  • Valide seu e-mail e gere um token do Google Authenticator.

Esse mesmo token vai ser usado nas próximas vezes que você acessar o portal, então não precisará fazer isso novamente. Uma vez logado no site, é só clicar para ver o seu score.

Consultar score no Boa Vista

Para consultar seu score no Boa Vista, siga as etapas:

  • Entre no site do Consumidor Positivo Boa Vista;
  • Insira seu CPF;
  • Se tiver cadastro, entre com sua senha. Se não tiver, complete o cadastro.

Quando você logar, seu score será informado logo na tela inicial.

Consultar score no Quod

Para saber seu score no Quod, basta fazer os seguintes passos:

  • Entre no site Consumidor Quod;
  • Faça o login ou preencha o formulário para fazer o cadastro
    Observação: o cadastro do Quod pede que você envie uma selfie e valide seu celular;

Depois de logar, seu score estará disponível logo na primeira tela.

Consultar score é fácil, não é?

Esperamos que você tenha conseguido consultar seu score. Caso você esteja com o score baixo, saiba que existem maneiras de melhorar.

Se você conhece alguém que pode ter interesse em consultar o score, compartilhe esse artigo! E para seguir acessando informações de qualidade sobre o universo financeiro, continue acompanhando o blog Meu Cartão de Crédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
contestar compra cartão de crédito

Contestar compra no cartão de crédito: veja como fazer

Próximo
o que é mm aa do cartão

O que é MM AA do cartão? Entenda essas siglas

Posts Relacionados