como conseguir empréstimo com nome sujo

Como conseguir empréstimo com nome sujo? Entenda já

Rafael Alves

As crises financeiras que se tornaram mais conhecidas são aquelas que afetam diversos países e têm impacto global. Mas é preciso lembrar que momentos de crise podem acontecer em qualquer escala.

Um momento de crise também pode acontecer em uma empresa específica ou em todo um segmento de negócio, por exemplo. Mas o mais comum é quando indivíduos, que podem ser impactados por todos esses fatores, enfrentam crises financeiras pessoais. É nesse tipo de momento que surge a pergunta: como conseguir empréstimo com nome sujo?

É possível afirmar que o acesso ao crédito está um pouco mais fácil hoje do que já foi antigamente. A concorrência gerada pelos novos bancos digitais e o uso da tecnologia contribuíram para esse cenário mais abundante.

Mas, mesmo assim, algumas pessoas ainda enfrentam dificuldades para conseguir acesso a crédito quando estão em situações econômicas complicadas. O lado positivo é que isso tem solução. Se você quer saber como conseguir empréstimo com nome sujo, continue lendo este artigo!

Leia também: Empréstimo rápido e fácil: 7 dicas para conseguir o seu!

O que é o nome sujo?

Atualmente, no Brasil, mais de 60 milhões de pessoas estão com o nome sujo.

Dizer que uma pessoa está com o nome sujo é a mesma coisa que dizer que ela está negativada. E estar negativado significa ter seu nome listado por órgãos de proteção ao crédito. Isso acontece quando alguém compra um produto ou contrata um serviço e não realiza o pagamento, por exemplo.

Os brasileiros contam com diversas empresas que atuam na proteção ao crédito. Confira as principais:

  • SPC;
  • Serasa Experian;
  • Boa Vista (SCPC);
  • CCF.

É possível, inclusive, ter sido negativado por um órgão de proteção ao crédito e estar com o nome limpo em outro. Por isso, se você tiver uma solicitação de crédito recusada, recomendamos que faça uma pesquisa.

Análise de crédito

O nome sujo é apenas um dos fatores que influenciam o processo de análise de crédito. Mas vários outros aspectos podem influenciar nessa análise. Então é possível dizer que sim, tem como conseguir empréstimo com nome sujo.

Por isso, para quem tem o nome sujo, é importante ficar atento aos outros fatores. Assim é possível tentar compensar um ponto negativo com outros positivos.

Como conseguir empréstimo com nome sujo melhorando outros fatores

Conheça, a seguir, os outros fatores que podem influenciar a análise de crédito positivamente.

  • Dados cadastrais

    Manter seus dados atualizados é um fator que ajuda a aumentar a sua credibilidade. Principalmente se desde o cadastro a sua vida mudou, seja com um casamento ou com um novo cargo.

  • Investimentos

    Ter investimentos é considerado um ponto positivo. Mesmo com o nome sujo, o fato de investir coloca uma pessoa em outra categoria de cliente.

  • Bens

    A posso de bens não é algo fácil de resolver em pouco tempo. Mas saiba que se você tem bens, isso conta pontos positivos na sua análise.

  • Renda mensal

    Seu salário é um bom indicador do seu potencial de pagamento. Se você conseguir comprovar uma fonte de renda paralela, também ajuda bastante.

  • Renda comprometida

    Suas dívidas ativas, mesmo que não estejam atrasadas, são verificadas. Se você está pagando um imóvel ou um veículo, por exemplo, não será possível contar com a totalidade da sua renda.

Esses tópicos são importantes na forma com que o mercado percebe a credibilidade de um cliente.  Por isso, também é possível encontrar informações desse tipo quando se pesquisa sobre o score de crédito.

O score é uma pontuação dada a cada cliente. Essa pontuação leva em conta todos esses tópicos que acabamos de listar e alguns outros. Pela pontuação é possível inferir a chance que um cliente tem de honrar suas dívidas ou de dar um calote. E, naturalmente, ter o nome sujo influencia essa pontuação.

Ou seja, estar com o nome sujo tem um peso considerável, é verdade. Mas essa lista nos mostra que tem como conseguir empréstimo com nome sujo.

Como conseguir empréstimo com nome sujo?

Apesar de muita gente não conhecer, existem formas de se conseguir um empréstimo mesmo estando com o nome negativado. Pensionistas e aposentados têm facilidade para crédito consignado, por exemplo.

Existem também empréstimos que são mais arriscados. É possível conseguir crédito usando imóveis como garantia, por exemplo. Ou então conseguir empréstimo pessoal em financeiras que, por você estar negativado, cobrarão uma taxa de juros muito maior. Apesar de essas alternativas estarem disponíveis, não são muito recomendáveis.

Talvez este seja o momento de cogitar o empréstimo pelo cartão de crédito.

Como funciona o empréstimo pelo cartão de crédito?

Primeiramente você precisa verificar se o seu cartão de crédito oferece esse tipo de serviço.

Se o serviço estiver disponível, simule!

Praticamente todo serviço que oferece empréstimo possibilita que se faça uma simulação, então aproveite. Preste atenção nos prazos e nas taxas de juros. Todos os detalhes devem, obrigatoriamente, estar no contrato. Leia com atenção!

Além disso, fique atento ao valor: não solicite mais crédito do que você precisa.

Quando você tiver decidido o valor e encontrado valores e prazos adequados, estará tudo quase pronto.

A próxima etapa é fazer a solicitação e aguardar pela confirmação. Muitas vezes isso pode ser feito pelo site ou pelo próprio aplicativo do cartão. A resposta costuma ser rápida e, se o valor for aprovado, cai automaticamente na sua conta. Normalmente a cobrança começa a vir no mês seguinte, na própria fatura do cartão de crédito.

Se você gostou dessa ideia, pode ter interesse no artigo: Empréstimo com cartão de crédito: veja como funciona!

Leia também: Como funciona o empréstimo com débito em conta?

Esperamos que você tenha gostado de saber como conseguir empréstimo com nome sujo. Se você conhece alguém que está negativado, compartilhe este artigo!

E para mais informações sobre acesso a crédito e cartões, continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Como aumentar o limite do cartão Santander

Como aumentar o limite do cartão Santander? 6 dicas práticas

Próximo
como saber quantos pontos tenho no cartão de crédito visa

Como saber quantos pontos tenho no cartão de crédito Visa?

Posts Relacionados
Total
0
Share