Como cancelar compra no cartão de crédito de maneira fácil

Usar o cartão de crédito pode ajudar muito no dia a dia, principalmente para quem faz compras com bastante frequência. No entanto, imprevistos e situações adversas podem fazer você querer cancelar a compra de um produto ou serviço. E neste momento é importante saber como cancelar compra no cartão de crédito. 

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Quando isso acontecer, não se desespere, pois é possível resolver esta situação e de maneira mais fácil do que você pensa.

Além disso, são diversas as situações que podem ocorrer para que você precise cancelar sua compra. Então, para saber o que fazer em cada momento de maneira fácil, continue a leitura aqui e entenda como esse procedimento funciona. Afinal, ninguém quer ficar com um produto que se arrependeu, não é mesmo?

Confira a seguir todos os detalhes. Boa leitura!

Leia também: Contestar compra no cartão de crédito: veja como fazer

Quando é possível cancelar compra no cartão de crédito?

Para entender como cancelar uma compra no cartão de crédito, é importante saber em que situações é possível fazer o procedimento e se você se enquadra em alguma delas. 

Quando você se arrepender de uma compra

Essa situação é bastante comum, às vezes compramos por impulso algo que não podemos pagar, ou que no final das contas nem vai ser útil como achamos que seria.

Pois saiba que essa é uma das situações em que é possível cancelar uma compra. Mas nesse caso só é possível se a compra foi feita pela internet ou por telefone. 

De acordo com a antecedência em que você decidir fazer o cancelamento, é possível evitar que o produto seja enviado para o endereço fornecido. 

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No entanto, se a compra já chegou e você desistiu ao ver o produto, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor também é possível fazer a devolução, se não ultrapassou o prazo de sete dias após a entrega. 

Quando o valor foi cobrado errado

Essa é uma situação complicada e pode acontecer com qualquer pessoa. Quando finalizamos uma compra sem prestar atenção no valor final, não notamos caso haja cobrança com o valor diferente da compra. Isso pode acontecer tanto em compras online quanto presenciais. 

Se isso acontecer com você, é preciso entrar em contato com a loja e pedir o estorno do valor cobrado a mais. Mas caso a loja não devolva a diferença do valor dentro do prazo estabelecido, você deve contatar a administradora do seu cartão. 

Quando você não recebeu o produto

E se você realizou uma compra mas o produto ou serviço não chegou até você? Saiba que isso pode acontecer, e é mais uma das situações em que você pode cancelar a compra no cartão de crédito.

Para fazer isso, é preciso primeiro entrar em contato com a loja que você comprou o produto. Mas se o contato com o estabelecimento não resolver o seu problema, você pode entrar em contato com a administradora do seu cartão. 

Se você precisar recorrer a esta segunda alternativa, é importante que tenha como comprovar que falou com o estabelecimento, fornecendo os e-mails com conversas realizadas ou número de protocolo.

Quando você não reconhece a compra

Ver no extrato da fatura ou receber a notificação de uma compra a qual você não reconhece pode acontecer, e é preciso entrar em contato com o seu banco no mesmo instante.

Neste caso, você pode ligar para a central de atendimento do seu cartão, entrar em contato através do internet banking ou aplicativo, caso o banco forneça esses meios de contato.

Nessa situação, o banco vai analisar o que aconteceu e decidir se concede ou não o cancelamento. E vale lembrar que o seu cartão será bloqueado automaticamente para compras online e será enviado uma segunda via.

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Além disso, caso o cancelamento seja aprovado, você receberá o dinheiro de volta.

Quando o produto vem com defeito 

E por fim, se você comprou um produto que não era bem o que você imaginava, veio com um defeito ou é simplesmente diferente do que se mostrava na internet, saiba que também é possível cancelar a compra neste caso.

Funciona assim: você tem até 30 dias para reclamar sobre o produto com o estabelecimento se ele for um bem não durável. No entanto, se ele for um bem durável, o prazo é de 90 dias.

Um produto durável é aquele que não desaparece com o seu uso, como um carro, uma casa ou geladeira. Já um produto não durável, possui um consumo imediato ou de curta duração, como roupas, alimentos, calçados, entre outros.

Mas fique atento quanto a um detalhe importante: esse prazo de 30 ou 90 dias começa a contar a partir do momento em que você percebeu o defeito. 

O ideal é que o estabelecimento resolva o problema, já que o erro foi da própria loja. Mas caso isso não aconteça, é preciso contatar a administradora do seu cartão. 

Se o segundo caso acontecer, é preciso que você tenha os documentos ou número de protocolo. 

Como cancelar compras parceladas no cartão de crédito

É importante que você saiba que as compras parceladas que você cancelar, serão devolvidas apenas as prestações já quitadas.

Mas se houver algum problema quanto a isso, entre em contato com a administradora do seu cartão e registre uma reclamação nos sites de serviços de defesa do consumidor.

Como receber o dinheiro de volta ao cancelar compra no cartão de crédito?

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Independente de ser um produto com defeito, valor cobrado errado, ou qualquer outro motivo, o valor será devolvido através de crédito na fatura. 

No entanto, se você já pagou a fatura da compra cancelada, o crédito vai servir para descontar futuras compras. Mas vale lembrar que o estorno pode levar até duas faturas para ser processado.

É fácil cancelar uma compra no cartão de crédito? 

De um modo geral, é fácil cancelar uma compra no seu cartão de crédito. No entanto, isso vai depender do motivo que está cancelando. 

Por exemplo, se você simplesmente se arrependeu de fazer a compra, dependendo da política da loja, será um pouco mais burocrático conseguir o cancelamento. 

Mas nas situações que citamos anteriormente, são direitos garantidos por lei que o cliente cancele uma compra.

Além disso, na maioria das vezes é possível fazer tudo de forma online, principalmente se a compra foi feita pela internet.

Acessando o site da loja que realizou a compra geralmente existe a opção para cancelamento. Basta ir ao site e buscar a seção de pedidos. Neste menu estão os pedidos que você fez e o andamento da sua compra no momento.

Mas se não encontrar nenhuma seção com esta função, você pode buscar um FAQ dentro do site ou um número para contato.

Viu como pode ser fácil cancelar uma compra? Mais uma dica para não precisar passar por esta situação, é prestar atenção na qualidade do produto, dar preferência para aqueles que possuem fotos, estar sempre atento ao seu extrato do seu cartão e conferir o valor antes de finalizar a compra.

Esperamos que este post tenha ajudado a tirar suas dúvidas. Para ler mais sobre este assunto, continue no blog Meu Cartão de Crédito!

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