Como cancelar cartão de crédito? Entenda!

Você já precisou cancelar um cartão de crédito? Pois saiba, que essa situação ocorre muito mais vezes do que você pode imaginar, e muitos usuários não sabem o que fazer nessas situações.

Os motivos de cancelamentos são os mais variados possíveis: desde o encerramento de uma conta, passando pela perda do cartão ou mesmo roubo.

Por isso, saber o que fazer em um momento como esse é fundamental para que você mantenha seus dados e suas finanças o mais seguro possível.

Para ajudar em questões como essa,  resolvemos fazer este artigo para explicar como cancelar um cartão de crédito. Então se você tem essa dúvida, continue lendo.

Leia também: Como usar o cartão de crédito a seu favor e ter muitos benefícios?

Tem como cancelar o cartão de crédito?

Sim! Antes de mais nada, saiba que solicitar o cancelamento do cartão de crédito é um direito. Ou seja, você pode cancelar qualquer cartão em qualquer momento. Essa é uma determinação do Banco Central do Brasil.

Apesar disso, é preciso ficar atento a alguns requisitos. Afinal, o seu direito de cancelamento não é desculpa para você não honrar com suas obrigações.

Cancelamento ou bloqueio?

Continua após a publicidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e com aprovação na hora.

Solicite seu cartão!

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Em primeiro lugar é importante saber se o que você precisa é fazer o cancelamento ou o bloqueio.

A principal diferença entre as duas opções é o tempo. Enquanto o cancelamento é definitivo, o bloqueio pode ser temporário.

O bloqueio pode ser feito por diversos motivos. Por exemplo:

  • Fazer uma viagem de longa duração e levar apenas um cartão;
  • Passar um período sem fazer compras;
  • Testar um cartão antes de decidir qual cancelar;
  • Procurar um cartão perdido antes de solicitar a emissão da segunda via.

Mas se o que você realmente quer é cancelar definitivamente o cartão, pode continuar a leitura.

Requisitos para cancelar o cartão de crédito

Saiba o que é preciso ser feito antes de solicitar o cancelamento de um cartão de crédito:

  • Dívidas atrasadas – Dívidas atrasadas de faturas anteriores precisam ser quitadas antes do cancelamento do cartão;
  • Parcelas – Mesmo sem dívidas, se você fez compras parceladas, é preciso quitar as parcelas dos meses seguintes;
  • Fechamento da fatura – Quem não parcela também precisa tomar cuidado. O pagamento completo da última fatura pode não ser o suficiente. Às vezes você pode ter uma compra pendente feita após o fechamento anterior. Assim, precisará pagar por essa compra em uma nova fatura;
  • Política de cancelamento – Cada instituição financeira pode estabelecer suas próprias regras para cancelar um cartão. Logo, fazer uma pesquisa pode ser importante para entender detalhes específicos de cada banco ou de cada cartão.

Formas de cancelamento

Independentemente da instituição financeira, existem alguns métodos que servem para praticamente todas. Ou seja, determinadas maneiras de solicitar o cancelamento podem ser utilizadas por clientes dos mais variados bancos.

Como cancelar o cartão de crédito pelo telefone

Todo cartão de crédito tem uma Central de Atendimento que, como o nome diz, serve para atender os clientes. O atendimento, nesse caso, acontece através de ligações telefônicas. Normalmente as empresas oferecem dois números diferentes, sendo um para capitais e regiões metropolitanas, e outro para outras regiões.

Continua após a publicidade

Frequentemente, essas ligações passam por uma série de menus antes de chegar a um atendente humano. Apesar disso, o caminho pelos menus não costuma apresentar grandes dificuldades.

Em seguida, quando estiver falando com uma pessoa, prepare-se para confirmar uma série de informações. Dessa forma, o atendente garante que você é quem diz e que você entende que a decisão é definitiva.

Às vezes, pode ser necessário confirmar que você já quitou qualquer dívida ou pendência financeira, como mencionamos anteriormente. Por outro lado, se você ainda tiver alguma dívida, o atendente pode ajudar na resolução de qualquer dilema. Mas não esqueça que todas as dívidas precisam ser quitadas.

Como cancelar o cartão de crédito pela internet

Algumas instituições financeiras, especialmente as mais desenvolvidas tecnologicamente, possibilitam fazer o cancelamento pela internet. Às vezes essa possibilidade é restrita ao site, outras vezes pode ser feita por e-mail ou até pelo aplicativo. Seja como for, o procedimento online costuma ser mais objetivo.

Pelo site de cada banco, normalmente é preciso navegar por menus. Apesar de importante, a informação nem sempre está disponível de maneira prática logo no site principal. Dessa forma, é preciso navegar por opções nos menus de cartões ou de serviços.

Assim também acontece com os aplicativos, que nem sempre oferecem a opção no primeiro menu. Mas isso não quer dizer que a opção é difícil de achar. Dessa forma, o esperado é que você consiga achar o menu correto de forma fácil e intuitiva.

A opção de e-mail, quando oferecida, é um pouco mais delicada. Isso porque não existe uma abordagem padrão ou um modelo mensagem a seguir. Em outras palavras, a mensagem que você redigir pode ficar incompleta e ser questionada. De qualquer forma, o banco tem a obrigação de responder o seu contato.

Como cancelar o cartão de crédito presencialmente

Continua depois da publicidade

Também é possível cancelar o seu cartão de crédito indo pessoalmente até uma agência.

Nesse caso, não esqueça de levar seus documentos e comprovantes de pagamento. Assim poderá provar que não deve nada e agilizar o cancelamento. Às vezes, para garantir o sucesso da visita, pode ser útil ligar para o banco e confirmar tudo o que você precisa levar.

Cuidados ao cancelar um cartão

Guardar registros é uma tarefa importante ao solicitar o cancelamento de um cartão. Afinal, os registros são a prova de que você realmente solicitou o cancelamento do cartão. Dessa forma, se você tiver problemas no futuro, os registros podem ser úteis.

Independente da maneira que você decidir cancelar o seu cartão, é possível guardar algum registro. Por exemplo: Nome do atendente, número do protocolo, print da tela do pedido feito, e-mail de confirmação, entre outros.

Por último, mais uma coisa importante: destrua o seu cartão depois de cancelá-lo. Mesmo com ele bloqueado e teoricamente inútil, não custa nada destruir. Assim você garante que ninguém vai encontrar e usar o seu cartão para algum tipo de fraude.

Leia também: Qual o Score mínimo para cartão de crédito?

Esperamos que você tenha gostado de saber como cancelar um cartão de crédito. Se você conhece alguém que esteja pensando em cancelar um cartão, compartilhe este artigo.

E para mais dicas e informações sobre cartões e formas de pagamento, continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Perdeu a senha do cartão Caixa? Veja o que fazer aqui!

Próximo

Como funciona a fatura do cartão de crédito? Entenda aqui!

Posts Relacionados