conta digital

Conta digital: veja como é fácil abrir a sua conta!

Os últimos anos trouxeram algumas mudanças para o cenário financeiro. Certas inovações, como é o caso das moedas digitais, ainda não foram aceitas pela maior parte do povo. Por outro lado, algumas novidades se tornam mais populares a cada dia, como acontece com as contas digitais. Mas você sabe o que é uma conta digital?

Continua após a publicidade

Até 2019 as contas digitais estavam presentes na vida de aproximadamente um a cada cinco brasileiros. 

Esse número continuou crescendo e em cerca de um ano mais que dobrou! Hoje aproximadamente 43% das pessoas têm uma conta digital. 

Se você quer saber mais sobre esse tipo de conta e entender como abrir a sua, continue lendo este artigo!

O que é conta digital

Uma conta digital é um tipo de conta muito parecida com as contas normais. A principal diferença é que tudo pode ser resolvido de maneira digital. 

E quando falamos tudo, é tudo mesmo. Até porque os bancos digitais normalmente não contam com agências físicas.

Como funciona a conta digital

A relação dos clientes com a conta digital já começa diferente no momento da abertura. Para abrir uma conta normalmente existem só duas opções: site ou aplicativo. 

Ou seja, a ideia de ir até uma agência, levar documentos, perder tempo e conversar com o gerente é irrelevante.

Depois da conta aberta, todo o uso cotidiano também pode ser feito de maneira digital. Isso inclui pagamentos, transferências, extrato, fatura do cartão, ajuste de limite, atendimento e muito mais. 

Até mesmo o encerramento de uma conta digital, caso seja sua vontade, também é feito de forma digital.

O uso do termo “digital”, nesse caso, normalmente se refere às duas opções que mencionamos antes: aplicativo ou internet. Isso porque a grande maioria dos bancos que oferecem conta digital contam com as duas possibilidades.

Vantagens e desvantagens da conta digital

Um dos melhores jeitos de entender um serviço financeiro é listando suas vantagens e desvantagens. Mas é preciso lembrar que as contas digitais podem ter algumas características diferentes dependendo de cada instituição financeira.

Continua após a publicidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

Vantagens

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

Começaremos a listar as características dos aspectos positivos, confira!

Praticidade

O termo “praticidade” também poderia ser facilidade ou comodidade. 

A verdade é que para quem tem uma conta digital, o banco está sempre ao alcance do celular. Assim, é possível resolver qualquer coisa rapidamente.

Aplicativos

Os aplicativos das contas digitais normalmente são um ponto muito positivo. Eles são projetados para facilitar a experiência dos usuários. 

Assim, até mesmo pessoas que não estão muito acostumadas com tecnologia conseguem usar. Ou seja, a maioria das pessoas consegue abrir o aplicativo e resolver qualquer coisa que precise.

Os melhores aplicativos estão disponíveis tanto para sistemas Android quanto para iOS.

Taxas

A maior parte das contas digitais não tem taxas de manutenção ou anuidade.

Como já falamos, contas digitais não têm agências físicas. Dessa forma, elas têm um custo operacional muito mais baixo. 

Essa economia é repassada aos clientes na forma de serviços gratuitos. Ou seja, na maioria dos bancos você pode abrir e usar sua conta digital sem pagar nada.

Cartões

Contas digitais muitas vezes são acompanhadas por cartões de crédito. A aprovação costuma ser mais fácil e, assim como a conta, o cartão também é isento de taxas.

Atendimento

O atendimento, como já era de se esperar, merece destaque. 

Afinal, se os clientes com conta digital não têm uma agência física para ir, o atendimento precisa ser bom. Em suma, a maioria das pessoas que precisa de assistência referente a contas digitais, elogia o atendimento.

Desvantagens

Continua após a publicidade

Como nem tudo é perfeito, agora seremos transparentes ao falar sobre as desvantagens da conta digital.

Sem agências físicas

O maior receio entre as pessoas que ainda não usam uma conta digital é a falta de agências físicas. 

Isso acontece porque durante muitos anos precisávamos ir até agências para resolver qualquer problema. Até porque a maior parte dos bancos não costumava ter um bom atendimento telefônico antigamente. 

Assim, a alternativa costumava ser reservar um dia para “perder” indo até o banco.

Atendimento presencial

O atendimento presencial é um ponto negativo derivado da ausência de agências físicas. Afinal, se o banco não tem uma agência, o cliente não tem onde buscar atendimento presencial.

Muitas pessoas ainda carregam inseguranças e crenças que foram pertinentes em outros tempos. 

Uma delas é de que tudo pela internet é mais difícil. Outra é que o atendimento virtual não oferece informações completas. 

A única forma de mudar isso é dando uma chance para as contas digitais.

Necessidade da tecnologia

Outra reclamação muito comum é sobre a obrigatoriedade de usar a tecnologia. Isso, de fato, é uma verdade. Contas digitais são pensadas exatamente para pessoas que querem aproveitar a tecnologia para facilitar a vida.

Algumas pessoas questionam sobre ficar sem internet no plano do celular ou até sem bateria. Sim, isso pode acontecer. 

Mas convenhamos, nem mesmo os bancos com agências físicas estão disponíveis 100% do tempo. Os minutos que você leva para dar uma breve carga na bateria ou chegar no wi-fi de casa dificilmente farão tanta diferença.

Saques

Saques costumam ser realmente problemáticos em algumas instituições financeiras. Como muitos bancos não têm agências, os clientes encontram dificuldades para sacar.

Continua depois da publicidade

Entretanto, é possível resolver essa situação utilizando, por exemplo, caixas da Rede Banco24Horas. Eles têm mais de 20 mil caixas eletrônicos espalhados por todo o Brasil.

Importante: Alguns bancos oferecem o saque mediante a cobrança de uma taxa. No Nubank, por exemplo, a taxa é de R $6,50. O valor pode variar de acordo com cada instituição e, inclusive, existem bancos que não cobram nada. O Banco PAN, por exemplo, oferece até 30 saques grátis por mês!

Conta Digital Banco PAN

Agora vamos falar sobre a conta digital do Banco PAN.

Vantagens da conta PAN

O Banco PAN oferece uma conta digital que é excelente. Ela proporciona todas as vantagens que já mencionamos anteriormente, como:

  • Sem taxa de anuidade;
  • Aplicativo fácil de usar;
  • Cartão de crédito sem anuidade;
  • Atendimento excelente.

Além disso, os clientes PAN contam com serviços grátis. São 30 saques, depósitos por boletos e TEDs gratuitos todos os meses. E se você passar do limite, cada nova vez que usar custa apenas 2 reais. Isso sem falar no Pix ilimitado.

Confira outras vantagens da conta digital do Banco PAN:

  • Limite emergencial – Diferentemente de outros bancos, o PAN oferece uma margem além do saldo da conta corrente. Assim, em caso de emergência, você sabe que pode contar com o cheque especial.
  • Empréstimo pessoal – É possível simular e solicitar um empréstimo pessoal através da sua conta digital. O valor, os prazos e os juros podem ser verificados pelo próprio aplicativo. Mas o serviço, naturalmente, precisa de análise para a aprovação.
  • Rendimentos – O dinheiro guardado na conta digital do Banco PAN pode render! Você pode guardar a partir de um real e tem liquidez para retirar quando quiser. A taxa especial é de 111% do CDI!

Como abrir uma conta digital

Abrir uma conta digital é rápido e fácil. Basta entrar no site do Banco PAN.

Outra alternativa, como já falamos, é baixar o aplicativo. Para baixar a versão para sistemas Android, clique aqui. Já para baixar o aplicativo para iPhones, clique aqui.

Abrindo o app, a primeira tela já terá uma opção para abrir sua conta digital. 

A partir daí, basta preencher um formulário com as suas informações e pronto. É tudo tão ágil que chega a ser difícil de acreditar que um contrato com banco pode ser feito assim. Mas pode, porque as contas digitais são exatamente assim: rápidas, simples e fáceis de usar.

Leia também: Como abrir uma conta digital? 7 passos para ter a sua.

Esperamos que você tenha gostado de saber como funciona uma conta digital e também como abrir a sua. Se você conhece alguém que poderia gostar de conhecer mais detalhes sobre as contas digitais, compartilhe este artigo!

Para mais dicas e informações sobre finanças e tecnologia, continue acompanhando o nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
economizar dinheiro

Precisando economizar dinheiro? Veja como começar!

Próximo
pontos cartão de crédito

Como ganhar pontos com o cartão de crédito?

Posts Relacionados