cartão de débito para menor

Cartão de débito para menor: como fazer a solicitação?

Rafael Alves

Usar cartões como forma de pagamento é uma alternativa cada vez mais popular no Brasil. Para a maioria dos consumidores o cartão costuma ser sempre a primeira escolha. Por esse motivo, hoje em dia é praticamente impossível encontrar um estabelecimento comercial que não aceite cartão. Com tanta popularidade, clientes cada vez mais jovens passaram a se interessar por essa alternativa. Isso acaba levando muita gente a se perguntar como solicitar cartão de débito para menor de idade.

Neste post, vamos explicar como conseguir cartão de débito para menor e quais as vantagens de se obter esse tipo de serviço a quem ainda não completou 18 anos. Confira!

Leia também: Cartão universitário: vale a pena contratar um para você?

Menores também gastam

Jovens que ainda não completaram 18 anos também têm seus próprios gastos. Então por que não ter um cartão?

Muitos pais estão percebendo que educação financeira é um tema importante. Quanto antes os filhos começam a lidar com finanças, melhor eles lidam com dinheiro no futuro. Assim eles desenvolvem organização, planejamento e um senso de prioridades. Além disso, costumam buscar salários melhores, gastar com mais responsabilidade e até investir!

As instituições financeiras normalmente só liberam crédito para maiores de 18 anos. Apesar disso, existem maneiras de ter uma vida financeiramente movimentada com o uso de um cartão, basta usar o débito, por exemplo. Quer saber como solicitar cartão de débito para menor de idade? Continue lendo!

Opções de cartão para menores

Menores de idade, apesar de terem menos acesso, contam com diferentes tipos de cartão. A aprovação, naturalmente, depende de cada banco. Por isso é importante você verificar no banco da sua escolha. Assim você pode entender os detalhes da conta – não apenas os benefícios, mas os requisitos também.

Emancipação

Esse caso não é muito comum, mas pode acontecer. Pessoas que se emancipam podem solicitar um cartão de crédito normal aos 16 anos de idade. Isso acontece porque a emancipação faz com que a pessoa seja considerada capaz para a vida civil. Assim é possível pedir o cartão como se fosse maior de idade.

Cartão adicional

Um cartão adicional funciona como se fosse um sub-cartão de outro cartão. Ele está vinculado a outra conta, ou seja, é outra pessoa que gerencia o cartão, e não o menor. Nesse gerenciamento é possível definir os detalhes do cartão. Assim o adulto controla não só o limite, mas também o extrato.

Cartão universitário

Como o nome diz, esse cartão é especialmente elaborado para pessoas que são estudantes de universidades. Às vezes é possível, inclusive, abrir uma conta universitária antes mesmo de completar 18 anos. Como era de se esperar, é necessário ter vínculo com uma instituição de ensino superior para ter conta universitária.

Cartão de débito para menor

O cartão de débito lembra muito o tipo pré-pago de planos de celular. Ele funciona como se fosse uma carteira digital, você precisa ter dinheiro nele para usar.

Impossível de se endividar

Uma das vantagens do cartão de débito é que o cliente não tem como se endividar. Isso acontece porque é impossível gastar mais do que o quanto você tem na conta. Se você tentar usar o cartão e não tiver dinheiro na conta, a compra não será realizada. Assim ninguém perde pontos no score de crédito.

Tipos de cartão de débito para menor

Existem dois tipos de cartão de débito.

O primeiro tipo é o cartão de débito vinculado a uma conta bancária. Você consegue usar o cartão apenas enquanto tiver dinheiro na conta. Todos os pagamentos são à vista, o dinheiro sai da sua conta no exato momento da compra.

O segundo tipo passou a existir mais recentemente e não precisa necessariamente de conta. Ele também é conhecido como cartão pré-pago. A principal diferença entre eles é uma enorme vantagem para esse tipo de cartão. Para pagamentos online, ele funciona como um cartão de crédito. Assim é possível pagar pela assinatura de serviços e fazer compras pela internet.

A diferença é que ao invés do valor ser lançado na próxima fatura, ele é descontado na imediatamente.

Como solicitar um cartão de débito para menor

Solicitar um cartão de débito para menor de idade não é muito diferente de outras solicitações de cartão. Você precisa entrar em contato com o banco ou a instituição financeira de sua preferência e fazer o pedido.

Se você for menor de idade e estiver interessado, lembre-se que provavelmente precisará de documentos dos seus pais.

Existe conta em banco para menores de idade?

Mesmo antes de completar 18 anos é possível ter uma conta em banco. No entanto, as condições para que isso aconteça são um pouco diferentes.

Existem contas disponíveis até mesmo para quem tem apenas 12 anos e idade. Esse é o caso da conta BB Jovem, por exemplo. Ela pode ser usada até a pessoa completar 21 anos. Além disso, não serve para quem for estudante universitário. Isso acontece porque estudantes têm outra categoria de conta.

Documentos necessários

Os documentos necessários não diferem muito do que os adultos precisam para solicitar contas e cartões convencionais.

É necessário apresentar um documento de identidade do menor, um do adulto e um comprovante de residencia. Jovens emancipados precisam levar o comprovante de emancipação. Se a solicitação for pela internet, será necessário o envio de fotos.

É comum, inclusive, que instituições financeiras solicitem fotos onde apareçam os documentos e o rosto da pessoa ao mesmo em uma selfie.

Leia também: Cartão de crédito para menor de idade: saiba como conseguir!

Solicite seu cartão

Agora você já conhece mais alternativas para que um menor de idade lide com suas finanças. Se você conhece um menor que pode se interessar por esse assunto, compartilhe esse artigo. Se preferir, compartilhe com os pais também.

E para seguir bem informado sobre cartões e finanças, continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
como pedir cartão de crédito

Como pedir cartão de crédito? 6 dicas para ser aprovado

Próximo
cartão clonado o que fazer

Cartão clonado: o que fazer? 4 dicas para lidar com fraude

Total
0
Share