cartão de crédito sem comprovação de renda

Cartão de crédito sem comprovação de renda: Veja as melhores opções

Os requisitos para obter cartões de crédito sempre foram barreiras no acesso a esse tipo de serviço financeiro. No entanto, o mercado mudou bastante e vem oferecendo produtos com menos exigências e mais flexibilidade. Então, já existe cartão de crédito sem comprovação de renda? A resposta é sim e vamos detalhar neste post quais as opções ofertadas.  

Explicaremos também o que é o comprovante de renda, um dos principais documentos solicitados, e quais são as alternativas de crédito para quem não tem como demonstrar um valor mínimo de faixa de renda.

Com estas informações, você poderá entender o que é necessário para ter acesso ao produto sem exigências que podem complicar. Assim será mais fácil encontrar soluções em cartão de crédito que ajudarão a manter sua vida organizada, com maior possibilidade de compras e controle financeiro. 

Confira!

Consigo um cartão de crédito sem comprovante de renda?

Sim, você consegue, mas um comprovante de rendimento mensal tem um papel importante na concessão de um serviço de crédito. No entanto, as instituições bancárias conseguiram desenvolver soluções para oferecer cartão de crédito sem comprovante de renda.

Esses produtos chegaram ao mercado para atender uma enorme demanda de clientes que ainda não tinham acesso a um cartão de crédito por não conseguir cumprir os requisitos. São trabalhadores informais, autônomos, pequenos empresários e estudantes que estão começando a vida financeira.

Melhores cartões sem comprovação de renda

Agora que você já sabe que existe a possibilidade de ter um cartão de crédito sem comprovar renda, veremos quais são os produtos disponíveis no mercado e como fazer o seu. Quanto mais informação tiver, mais fácil será encontrar o cartão ideal para administrar a sua vida financeira. Confira!

💳 Cartão Universitário

Os primeiros cartões de crédito sem exigência de comprovação de renda foram os universitários. Eles surgiram para atender um público muito jovem que ingressou na universidade e está começando a vida financeira.

O cartão de crédito universitário segue disponível na carteira de produtos dos principais bancos do país. Entretanto, ele sempre precisa estar vinculado a uma conta bancária da mesma modalidade que possui taxas baixas. E deve ser aberta com o comprovante de matrícula da universidade.

💳 Cartão de bancos digitais

Além dos cartões universitários, uma boa opção para ter crédito sem comprovação de renda são os bancos digitais. Os bancos digitais chegaram para revolucionar o mercado financeiro do país ao oferecer vantagens exclusivas. Dentro das suas plataformas estão serviços sem nenhum tipo de taxa e cartões de crédito sem vinculação com conta bancária.

Nesta categoria, o Nubank é um dos nomes mais conhecidos. Mas existem outros bancos digitais com ofertas de cartão de crédito sem exigências que valem a pena ser conferidas. Nesta lista entram marcas como C6 Bank, Neon, Digio e Next Internacional.

Para ter acesso aos produtos dos bancos digitais, primeiro você deve baixar o aplicativo da empresa no seu celular. Todo o trâmite de solicitação é feito pelo app assim como a gestão do produto. 

Ainda que esses cartões não exijam comprovação de renda, todos os pedidos estão sujeitos a análise e devem ser aprovados. Os bancos digitais são regulamentados pelo Banco Central e oferecem produtos seguros.

💳 Cartão pré-pago ou recarregável

Esta modalidade está cada vez mais popular. Isso porque reúne em um único método de pagamento os benefícios do cartão de crédito tradicional com o controle e a segurança do serviço pré-pago. Para comprar em estabelecimentos físicos ou pela internet você precisa apenas fazer um depósito prévio e ter saldo no cartão. 

Sem análise de crédito nem comprovação de renda, você pode obter automaticamente um cartão pré-pago nacional ou internacional das bandeiras Mastercard, Visa ou Elo. As marcas mais conhecidas são PagSeguro e Mercado Pago. Leve em consideração que o cartão recarregável não permite parcelamento de compras.

Para que serve a comprovação de renda?

Como o próprio nome diz, a comprovação de renda é um demonstrativo de rendimento mínimo mensal. Esse valor pode ser fixo ou variável. A quantia que deve ser comprovada para obter o cartão de crédito varia de acordo com as exigências de cada financeira ou banco.

O comprovante de renda deve ser um documento oficial que contenha uma informação clara dos seus rendimentos mensais. Em geral, as entidades financeiras aceitam diversos tipos de documentos de acordo com a modalidade de trabalho do cliente.

Como comprovar renda pessoa física

O documento mais simples e mais comum para comprovar a renda no caso de solicitar um cartão de crédito é o holerite, popularmente conhecido como contracheque. 

Esse comprovante é emitido mensalmente pelas empresas e demonstra o rendimento bruto e líquido do funcionário que trabalha com carteira assinada ou tem vínculo estatutário (servidor público). Em geral, para solicitar o cartão de crédito os bancos exigem a apresentação dos três últimos contracheques.

Outros documentos que podem ser aceitos com comprovação de renda são:

  • Carteira de trabalho;
  • Extratos bancários;
  • Comprovante da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). 

Como comprovar renda sendo autônomo

No entanto, para os trabalhadores autônomos e pequenos empresários, comprovar o rendimento mensal não é tão simples. Neste caso, uma saída pode ser a emissão de uma Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore).

O documento é emitido somente por contadores registrados e deve cumprir com todos os requisitos das entidades financeiras. Apesar de não ser um instrumento tão comum, é amplamente aceito pelos bancos para obter um cartão de crédito. 

Comprovante de renda para cartão de crédito

Ao solicitar um cartão de crédito sem comprovar renda você não tem como mostrar à instituição financeira que pode honrar o compromisso de uso do valor em crédito. Por isso, esse documento costuma ser uma das exigências básicas para obter esse tipo de produto.

O valor de rendimento mensal comprovado também é usado pelo banco para determinar o seu perfil de cliente e encontrar a melhor oferta de cartão de crédito. Isso garante que você fará um uso responsável do benefício para manter a sua vida financeira saudável.


Qual o impacto do comprovante de renda no limite do cartão

A quantia mensal declarada no seu comprovante de renda também determina limite de crédito que será concedido pela entidade.

Ainda que o Banco Central (BC) não tenha normas determinadas para a emissão de cartões de crédito sem comprovação de renda, o órgão reconhece a prática e fiscaliza os produtos. 

O BC acompanha o lançamento dos produtos e verifica se estão de acordo com as regras principais de cobrança de taxas e divulgação de tarifas. Isso gera segurança na prestação do serviço e permite que você confie nas ofertas disponíveis.

Ou seja, se você quer pedir um cartão de crédito e não tem como comprovar renda, essa não é mais uma barreira no acesso ao produto. Existem cartões que foram desenvolvidos para o seu perfil e podem ser uma boa solução para o seu dia a dia. 

Faça seu Cartão de crédito sem comprovação de renda

Como vimos, não faltam ofertas de cartões de crédito para todos os tipos de clientes, inclusive para quem não tem comprovação de renda. Com uma busca apurada, com certeza você encontrará algum que é ideal para a sua vida diária.

Confira mais conteúdo sobre cartões de crédito no blog do Meu Cartão de Crédito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Como funcionam as taxas do cartão de crédito?

Próximo
cartão de credito sem anuidade

Cartão sem anuidade: Veja quais são as vantagens e benefícios

Posts Relacionados