Cartão de crédito perdido: passo a passo do que fazer

A presença dos cartões de crédito é cada vez mais perceptível entre os consumidores. Assim, com mais cartões em circulação, aumenta também a quantidade de ocasiões onde alguém tem seu cartão de crédito perdido. Será que você saberia o que fazer nessa situação?

Apesar de não ser tão frequente, é uma infelicidade que pode acontecer com qualquer um. Então, por uma questão de segurança e para evitar problemas, é fundamental saber o que fazer. Afinal, um cartão de crédito perdido pode colocar em risco as suas finanças.

Se você quer saber mais sobre como reagir a esse tipo de situação, continue lendo este artigo!

Leia também: Como desbloquear cartão de crédito em passos simples.

Cartão de crédito perdido

Enquanto usamos o termo “perdido”, precisamos lembrar que outros acontecimentos também podem ser semelhantes. Afinal, algumas atitudes que tomamos quando perdemos o cartão, também precisamos tomar em ocasiões diferentes.

Por exemplo: em caso de roubo, de furto e também de extravio. Além da própria perda, é claro.

O que fazer quando o cartão de crédito é perdido?

Antes de mais nada, você precisa manter a calma. Mas calma não precisa necessariamente ser sinônimo de lentidão. Ou seja, fique calmo para conseguir resolver as coisas logo!

Primeiramente, você precisa informar o que aconteceu para a administradora do cartão. Ainda nesse contato, você deve decidir se quer bloquear ou cancelar o cartão. Esse atendimento vai gerar um protocolo. Então, como você deve imaginar, é de extrema importância anotar o número do protocolo desse atendimento.

Além desse número de protocolo, outra boa ideia para manter o registro do contato é solicitar um e-mail. Assim você tem como comprovar não apenas que solicitou o bloqueio do cartão, mas também a data. Dessa forma, você corre menos riscos de arcar com prejuízo no futuro.

A segunda etapa é registrar um Boletim de Ocorrência (BO).

A princípio, esse procedimento burocrático pode parecer chato ou desnecessário, mas ele é importante. Dependendo do lugar onde você reside e das circunstâncias da ocasião, o BO pode até mesmo ser feito online.

Importância de bloquear

Você já leu o contrato do seu cartão de crédito? A pergunta, naturalmente, é para introduzir um assunto que é burocrático e relevante.

Nos contratos de algumas empresas de cartão de crédito existe uma cláusula que trata da responsabilidade sobre os gastos. Apesar de ser um tema controverso, alguns bancos alegam que o titular do cartão é responsável por todos os gastos que acontecerem antes do bloqueio. Ou seja, é fundamental solicitar o bloqueio do cartão o mais rápido possível.

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, esse tipo de cobrança é indevida. Mas para contestar é preciso, primeiro, ter conhecimento.

Além disso, seus direitos asseguram outra garantia. Se você realizar o pagamento por uma compra que não realizou, a administradora tem o dever de ressarcir o dobro desse valor. Entretanto, vale lembrar que a maioria das instituições financeiras conta com um seguro contra perda ou roubo do cartão.

Contato com instituições financeiras

Por fim, se você leu até aqui, talvez precise saber como entrar em contato com a sua instituição financeira.

Pensando nisso, resolvemos elaborar uma lista para facilitar a sua vida. Assim, caso você tenha passado por uma situação de perda, roubo, furto ou extravio do cartão, saberá como proceder.

Lista de instituições financeiras

Acompanhe, a seguir, a lista com dados para entrar em contato com algumas das instituições financeiras mais procuradas.

Caixa Econômica Federal

Você pode resolver pessoalmente em uma agência ou telefonar.

Telefones para quem tem cartões internacional e Gold:
Capitais ou regiões metropolitanas: 4004 9009.
Outras regiões: 0800 940 9009.

Telefones para quem tem cartões platinum, black e infinite:
Capitais ou regiões metropolitanas: 4004 9001.
Outras regiões: 0800 940 9001.

Bradesco

Você pode resolver pessoalmente em uma agência ou telefonar.

Capitais ou regiões metropolitanas: 4002 0022.
Outras regiões: 0800 570 0022.

Nubank

Aqui, é possível fazer o bloqueio pelo aplicativo ou por telefone.

Central de Atendimento: 0800 591 2117.

Banco do Brasil

Pode fazer o bloqueio de diversas formas, incluindo ir pessoalmente em uma agência.

Pelo internet banking, vá no menu de “cartões” e clique em “bloqueio”.

Central de Atendimento: 0800 729 0722.

Santander

No Santander você pode fazer o bloqueio de diversas formas, incluindo ir pessoalmente em uma agência.

Pelo internet banking: vá em “cartões”, clique em “bloqueio de cartão” e informe perda ou roubo.

No aplicativo: vá em “proteção”, clique em “perdi/roubaram meu cartão” e solicite o bloqueio.

Pelo telefone:
Capitais ou regiões metropolitanas: 4004 3535.
Outras regiões: 0800 702 3535.

Itaú

Pode fazer o bloqueio de diversas formas, incluindo ir pessoalmente em uma agência.

Pelo internet banking: Procure no menu “cartão de crédito” ou, no campo de busca, pesquise por “bloquear cartão de crédito”.

Pelo telefone:
Capitais ou regiões metropolitanas: 3003 3030.
Outras regiões: 0800 720 3030.

Bandeiras também ajudam com cartão de crédito perdido

Caso você tenha algum problema entrando em contato com o seu banco, pode tentar entrar em contato com a bandeira.

Visa

No Brasil, ligue para: 0800 891 3679.
Mas se estiver nos Estados Unidos ou no Canadá, ligue para: +1 (800) 396-9665
Por fim, de outros países, ligue para: +1 (303) 967-1098

Mastercard

A ligação é gratuita.

No Brasil, ligue para: 0800 891 3294.
Mas se estiver no exterior, ligue para: 001 636 722 7111.
Entretanto, a chamada do exterior só é gratuita se for feita de um telefone fixo.

Leia também: O que é estornar e como funciona no seu cartão de crédito?

Esperamos que você tenha entendido o que fazer em caso de perda ou roubo do cartão. Do mesmo modo, se você conhece alguém que perdeu seu cartão, pode ajudar essa pessoa compartilhando este artigo!

E para mais informações sobre cartões, bloqueio e segurança, continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito.

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