cartão de crédito consignado

Cartão de crédito consignado: veja como solicitar!

Em tempos de dificuldade na hora de conseguir crédito, sem contar o medo de se endividar, uma alternativa que surge é o cartão de crédito consignado. Através dele, pessoas conseguem maiores prazos e menores juros.

Continua após a publicidade

Assim, diminui o medo de comprar as coisas no crédito e cair no SPC/Serasa. Ao mesmo tempo, é preciso ter cuidado com o tipo de serviço que você contrata. Muitas vezes, as próprias vantagens do crédito consignado são a isca que faz pessoas caírem no endividamento.

Se você quer conhecer sobre essa modalidade de crédito, continue lendo o texto. Vamos dar informações sobre como funciona, quem pode pedir e como não cair em ciladas!

Leia também: Como conseguir empréstimo com o nome sujo? Saiba como!

Como funciona o cartão de crédito consignado?

O cartão de crédito consignado é um cartão como todos os outros. O cliente pode utilizar para realizar compras à vista e parceladas, assim como efetuar saques em dinheiro em bancos 24 Horas credenciados. Então, qual a diferença?

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

A principal diferença é que nesta modalidade financeira é a forma de pagamento. O desconto é feito diretamente na conta-salário ou contracheque. Esta forma de pagamento envolve menos riscos. Isso constitui uma vantagem, pois,  desta forma, as instituições financeiras podem oferecer taxas de juros mais baratas e acessíveis.

Normalmente os cartões de crédito consignados não possuem anuidade, o que pode representar uma economia considerável. Possibilidade de parcelamento das faturas em até 72 meses sem ter o nome inserido no cadastro do SPC ou SERASA. Aliás, outra grande vantagem dessa forma de crédito é que a sua aquisição pode ser feita mesmo com o nome sujo ou negativado nestas instituições.

O limite de crédito disponibilizado pelo cartão de crédito consignado depende do valor do salário ou benefício que a pessoa recebe. O valor consignável para aposentados e pensionistas é de 35% da renda mensal total, sendo 30% deste valor é destinado para empréstimos e 5% para a utilização do cartão de crédito.

Quem pode ter um cartão de crédito consignado?

O cartão de crédito consignado é um benefício para pessoas que têm renda fixa garantida e comprovada por contracheque ou benefício do INSS. Ou seja, além de aposentados e pensionistas, funcionários públicos em atividade ou não e pessoas com a carteira assinada. Para os servidores Públicos Federais é necessário a emissão da autorização de consignatária, que é preenchida no SIGEPE.

Como conseguir um cartão de crédito consignado?

A aquisição do cartão de crédito consignado é simples. Este serviço é fornecido por vários bancos e instituições financeiras cadastradas no Banco Central. Basta escolher e entrar em contato. Para avaliar os benefícios e limites é possível fazer uma simulação nos sites das empresas.

Em geral, as empresas pedem os seguintes documentos: RG, CPF, comprovantes de renda e residência. Dessa forma, temos uma modalidade acessível de crédito com pouca burocracia.

Cuidados com o crédito consignado

Continua após a publicidade

Prazos altos e juros baixos podem ser uma armadilha. Isto é: as pessoas acabam se endividando porque não veem as dívidas se acumulando. Dessa forma, tome algumas precauções com o crédito consignado.

Continua após a publicidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e que aprova na hora: abra uma conta gratuita no Banco Pan!

Em primeiro lugar, tenha controle dos gastos. Mantenha um registro, uma caderneta, uma planilha, qualquer coisa. O importante é saber o que está gastando e como. Assim, você não corre o risco de assumir dívidas impagáveis.

Além disso, não gaste mais do que ganha. Isso parece muito óbvio, porém, muitas pessoas acabam vítimas dos limites oferecidos pelos bancos. Você não quer gastar sempre o limite e receber uma fatura mais salgada que a outra.

O crédito consignado, aliás, tem este problema: o valor mínimo da fatura. É um valor que você pode pagar e ainda ter crédito disponível. Isso pode se revelar uma arapuca, conforme as dívidas vão se acumulando e os juros vão se multiplicando.

É importante pesquisar as taxas de juros antes de escolher a sua instituição. Afinal, elas acabam sendo o “preço” do dinheiro. Saber deles é saber o quanto você irá pagar caso as coisas não ocorram da forma planejada. Em geral, é a dificuldade de calcular juros que faz as pessoas perderem o controle das dívidas.

Bancos que oferecem cartão de crédito consignado

Vamos aqui mostrar algumas das opções mais populares disponíveis no mercado. Sugerimos, como orientamos acima: pesquisar a fundo quais as condições oferecidas por cada uma.

Banco PAN

Continua depois da publicidade

Com um limite de até duas vezes o salário, o cartão do banco PAN não tem anuidade. É um cartão digital, tem poucas tarifas. Como todo banco digital, porém, está sujeito a problemas como bugs e quedas no sistema.

Bradesco ELO

Igualmente, não possui anuidade. Ele oferece crédito rotativo e cashback, além de ser uma das instituições mais conhecidas e, por isso, aceitas.

Banrisul

Juros consideravelmente baixos, mesmo para a modalidade. Também não possui anuidade e oferece saque de até 70% do limite do cartão. Como o banco PAN, não possui cashback.

Inter consignado

Outro banco digital com emissão gratuita de cartão sem anuidade. Se você gosta de investir, ter uma conta no Inter dá acesso gratuito à sua corretora, a DVTM.

O crédito consignado é uma ferramenta útil para fazer suas compras sem se endividar. O uso responsável e informado de um cartão, dessa forma, pode elevar sua qualidade de vida.

Do mesmo modo, estar sempre em dia com as novidades do mundo financeiro é uma boa pedida. Siga acompanhando o blog para saber mais sobre as valiosas informações que todo dia chegam ao mercado.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
cartão de crédito para aposentado do inss

Cartão de crédito para aposentado do INSS: veja os melhores

Próximo
estorno do cartão de crédito

Estorno do cartão de crédito: como funciona?