Cartão de aproximação: entenda como funciona essa tecnologia

A todo momento surgem novas tecnologias, principalmente no setor de cartão de crédito. E uma das novidades mais recentes é o cartão de aproximação. Você provavelmente já ouviu falar sobre a famosa tecnologia contactless. Mas sabe como funciona e como usar?

Aproveite a oportunidade

▶️ Você merece mais desconto para começar bem 2022. Na Descomplica, são mais de 100 cursos em diversas áreas, com bolsas de até 70%
Garantir desconto!

Se ainda existem dúvidas sobre a novidade, acompanhe o artigo que preparamos a seguir para entender de uma vez por todas como funciona.

Além disso, vamos falar sobre as vantagens, desvantagens, os limites, os cartões que contam com a tecnologia e se vale a pena utilizar.

Leia também: Pagamento por aproximação: entenda como se proteger de fraudes

O que é um cartão de aproximação?

O cartão de aproximação ou tecnologia contactless, está cada vez mais comum e popular. E não é por menos, já que com ela não é mais necessário utilizar senha na hora de fazer compras.

Basicamente o cartão possui uma tecnologia conhecida como NFC, que significa “Comunicação por campo de proximidade”.

Neste caso, para realizar uma transação com essa ferramenta, é preciso que os dois dispositivos estejam próximos, tanto a maquininha quanto o cartão.

E funciona assim: a maquininha recebe a informação do pagamento e realiza a captura rápida dos dados. 

Como usar um cartão de aproximação?

Aproveite a oportunidade

💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Para conseguir fazer suas compras tranquilamente usando a nova tecnologia, primeiro é preciso ter um cartão habilitado para esse serviço. 

E caso seu cartão já seja de aproximação, para usá-lo é bem simples: Basta passar a compra normalmente e na hora de fazer o pagamento, ao invés de inserir o cartão e digitar a senha, é preciso apenas aproximar o cartão na maquininha.

Conheça mais sobre o cartão de aproximação

Para entender ainda mais sobre o cartão de aproximação, confira a seguir suas principais características.

Quais as vantagens?

Além de toda a praticidade que a nova tecnologia proporciona, também é muito mais seguro do que utilizar dinheiro físico para realizar compras no dia a dia.

Embora alguns cuidados sejam necessários, acaba sendo muito mais seguro utilizar um cartão de aproximação pelo simples fato de que as transações realizadas geram uma espécie de criptografia, que protege os dados do usuário e do cartão também. 

E ainda por cima suas compras podem ser feitas com muito mais agilidade. Com ele, os processos de pagamentos ficam muito mais rápidos.

Existem desvantagens?

Uma das desvantagens da tecnologia contactless é que nem todas as máquinas contam com a mesma tecnologia.

Por ser uma ferramenta muito recente no mercado, pode ocorrer de você se propor a pagar suas compras com o cartão de aproximação e não conseguir. 

Limites

Também é importante destacar que existe um valor máximo de R$200 para transação nessa modalidade. 

Para realizar pagamento acima deste valor é preciso digitar a senha. Embora possa parecer uma desvantagem, essa também é uma medida de segurança.

É seguro?

Sim! Com certeza é seguro usar um cartão de aproximação. É claro que é preciso tomar alguns cuidados, já que não é necessário inserir senha para utilizá-lo. No entanto, o cartão é protegido por criptografia.

Isso significa que tanto os dados do cartão quanto os seus dados pessoais estão seguros no momento do pagamento.

E se você está se preocupando com um pagamento acidental, saiba que é necessário ao menos 3cm de distância entre a maquininha e o cartão, o que dificulta um pouco que esse acidente aconteça.

Todas as maquininhas recebem essa forma de pagamento?

Nós já mencionamos anteriormente mas é importante ressaltar que nem todas as maquininhas contam com essa tecnologia.

Portanto, na hora de pagar suas compras, pergunte ao atendente se o estabelecimento aceita cartão de aproximação. 

Conheça alguns bancos que oferecem cartão de aproximação 

Se você se interessou ainda mais pela nova forma de pagamento, então deve estar querendo saber quais os bancos contam com cartão de aproximação, certo?

Continua após a publicidade

Por isso vamos mostrar logo abaixo alguns cartões que contam com essa tecnologia!

  • Itaú;
  • Santander;
  • Nubank;
  • Caixa;
  • Picpay.

Muitos outros cartões já oferecem a tecnologia contactless e os que ainda não oferecem, certamente em breve estarão aderindo a esta novidade. Afinal, o cartão de aproximação tem conquistado cada vez mais os usuários brasileiros.

Como desativar essa função no meu cartão?

Se você ainda não se sente tão confortável utilizando um cartão de aproximação, ou simplesmente precisa desativar por algum outro motivo, saiba que é totalmente possível de forma bem simples. 

Para isso, é preciso apenas entrar no aplicativo do seu cartão. Na maioria das instituições é possível localizar a opção no menu inicial, podendo aparecer como “Contactless”. 

Após localizar o menu, basta clicar em desativar e pronto, seu cartão não terá mais a opção de pagamento por aproximação!

Além disso, procede da mesma forma caso você decida ativar novamente a função. 

Leia também: Cartão por aproximação é seguro? Saiba tudo aqui!

Vale a pena usar um cartão de aproximação?

As tecnologias chegam para facilitar nossas vidas. Da mesma forma, utilizar um cartão de aproximação pode ajudar muito às diversas compras que fazemos durantes nossos dias, semanas e meses.

Portanto, vale a pena sim, mesmo sendo necessário ter alguns cuidados, como já mencionamos, ainda assim acaba sendo muito mais prático qualquer compra com esse tipo de cartão.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o cartão contactless? Se esse post te ajudou, compartilhe com quem vai gostar de aprender um pouco sobre essa tecnologia que tem conquistado os usuários pelo mundo todo.

E se quiser aprender mais sobre cartão de crédito e conferir conteúdos como este, continue no Blog Meu Cartão de Crédito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Pagar IPVA com cartão de crédito é possível? Saiba como

Próximo

Cartão de crédito mais fácil: confira as melhores opções

Posts Relacionados