Cartão de crédito internacional x nacional: qual escolher?

Fazer pagamentos utilizando cartões é uma escolha cada vez mais comum entre os consumidores brasileiros. Dessa forma, inclusive, o Brasil se solidificou como o maior da América Latina no uso de cartões. Mas será que os brasileiros estão viajando para o exterior para aproveitar a vantagem do cartão de crédito internacional?

Os tipos de cartão são variados e, consequentemente, a diversidade nos benefícios oferecidos também é grande. Pontos, milhas, cashback,  taxas e outros detalhes podem surpreender, até mesmo a cobertura.

Apesar da maioria da população não fazer viagens internacionais, falar em cobertura significa, também, falar sobre cartão de crédito internacional.

Se você quer saber mais sobre como é um cartão de crédito internacional, continue lendo este artigo. Além de explicar as condições e funcionalidades, também daremos alguns exemplos de bons cartões.

Leia também: Cartão de crédito internacional x nacional: Quais as diferenças?

Cartão de crédito internacional

Primeiramente, é importante reforçar que um cartão de crédito internacional não serve apenas para comprar quando se está no exterior. Ou seja, existem diversas possibilidades de uso para aproveitar as vantagens desses cartões sem sair do Brasil.

Enquanto algumas dessas características são intrínsecas, outras são apenas comumente associadas aos cartões internacionais. Por exemplo: programas de fidelidade, cashback, descontos, seguros, pontos, proteção de compras, proteção de preços, e muito mais.

Nada disso é obrigatoriamente parte do contrato de um cartão internacional. Mas como você deve imaginar, também não é possível encontrar a maioria desses aspectos nos cartões nacionais. Afinal, os cartões nacionais são normalmente os mais simples oferecidos pelas instituições financeiras.

Usando um cartão de crédito internacional do Brasil

De maneira geral, o uso do cartão internacional é muito parecido com o do cartão nacional. Você pode fazer compras com pagamento único ou parcelado, pela internet ou pessoalmente, e também contratar diversos tipos de serviços.

Mas, a questão da cobertura internacional, como falamos anteriormente, não é benefício exclusivo de quem viaja. Ou seja, você pode aproveitar a “internacionalidade” do seu cartão sem sair de casa em algumas ocasiões. Por exemplo:

  • Compras no exterior – Eletrônicos de diversos tipos, livros importados, instrumentos musicais, bugigangas da China, quadros de artistas digitais, roupas de brechós online, bebidas, discos, utensílios utilitários para a casa e muito mais;
  • Compras de produtos digitais – Aplicativos, e-books, filmes, jogos e até mesmo itens virtuais para usar nos jogos;
  • Assinatura de serviços mensais – Mensalidade de serviços de música, de filmes, de acesso a conteúdo e até de prestação contínua de serviços profissionais relacionados às mais variadas áreas;
  • Serviços pontuais – Consultorias, aulas, orientação, treinamentos e cursos tanto para a vida profissional quanto para hobbies.
  • Contribuições – Patrocinar ONGs, colaborar com empresas, investir em projetos e colaborar com causas. Além de vaquinhas, projetos de pagamentos coletivos e plataformas de crowdfunding.

Leia também: Você sabe como cadastrar o cartão para ganhar milhas? Descubra aqui!

Sugestões de cartões internacionais

Conforme anunciado anteriormente, fique agora com algumas sugestões de cartões de crédito internacional. E lembre-se: o melhor cartão é aquele que reúne os benefícios que você mais consegue aproveitar e que cobra o menor valor por isso.

Cartão PAN

O Banco PAN oferece dois tipos de cartão internacional básicos. Ambos têm a renda mínima de um salário mínimo.

A diferença é que um tem anuidade grátis e é mais básico, não participando do programa PAN Mais. Apesar disso, ele ainda faz parte do programa Mastercard Surpreenda.

Enquanto isso, o cartão Gold tem anuidade de 12x de R$ 20. Mas vale lembrar que é possível zerar o valor da anuidade dependendo de quanto gastar no cartão. E mesmo que pague, é um valor relativamente baixo para participar do PAN Mais.

Nesse programa você ganha 1 ponto para cada R$ 1 gasto no cartão, e ainda tem acesso ao cashback. Assim, recebe dinheiro de volta na fatura de acordo com seus gastos.

Cartão BTG+

O BTG+ também oferece bons cartões internacionais.

O mais básico, que é o Gold, oferece isenção na taxa de anuidade. Apesar da isenção, ele oferece uma série de benefícios.

Por exemplo: com ele é possível fazer saques em qualquer caixa da Rede Banco24Horas, presente em todo o Brasil.

Além disso, ele oferece vantagens para quem faz compras. Garantia estendida, proteção de compras e seguro de proteção de preços estão entre as principais vantagens. Também vale mencionar o programa Mastercard Surpreenda.

Finalmente, a última vantagem que vamos mencionar no Cartão BTG+ é o cartão virtual. Apesar de estar no fim da lista essa é, na verdade, a primeira vantagem que você pode usufruir. Afinal, mesmo antes de receber o seu cartão físico já é possível usar o cartão virtual para qualquer pagamento online!

Leia também: Como usar o cartão de crédito a seu favor e ter muitos benefícios?

Esperamos que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre as possibilidades dos cartões internacionais. Além disso, que tenha gostado das opções de cartão demonstradas. Se você conhece alguém que possa querer um cartão de crédito internacional, compartilhe este artigo.

E para mais dicas e informações sobre cartões, compras e pagamentos, continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
cartão de credito zero anuidade

Cartão de crédito zero anuidade: Veja as melhores opções

Próximo
Consultar auxílio emergencial

Como consultar o Auxílio Emergencial em 2021: Veja aqui como fazer

Posts Relacionados