cartão clonado o que fazer

Cartão clonado: o que fazer? 4 dicas para lidar com fraude

Você abre a fatura do cartão e não reconhece algumas compras. Fique calmo e preste atenção no nosso conteúdo exclusivo e prático sobre ocartão clonado e o que fazer.   

Existe um passo a passo simples mas que precisa ser realizado de forma rápida e correta nessa hora. Somente assim você estará seguro. Além disso, é necessário ter algumas precauções para garantir o dinheiro de volta. Caso contrário, você poderá ter que arcar com os valores.   

Quer saber tudo sobre o cartão clonado e o que fazer? Leia o conteúdo até o final. Você vai entender como bloquear o cartão, entrar em contato com a operadora e até envolver a polícia de forma eficiente.   

Leia também: Cartão de crédito recarregável: descubra como fazer o seu

Como o cartão o meu cartão foi clonado?

Continua após a publicidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, com limite de até 7 mil reais e com aprovação na hora.

Solicite seu cartão!

Aproveite a oportunidade

💳 O BTG+ oferece benefícios e experiências únicas para quem quer um cartão cartão de crédito sem anuidade e que entende suas necessidades.

Solicite seu cartão!

A resposta é simples: foi descuido. Mas nós temos algumas orientações sobre o cartão clonado e o que fazer que vão facilitar a sua vida.   

Entenda primeiro que todos os dados presentes no seu cartão foram utilizados por outra pessoa. Estamos falando aqui do número, nome do titular, data de vencimento e código de segurança.  

A vantagem é que o chip do seu cartão tem essa função de dificultar a fraude. Ou seja, se você usa o cartão, ao passar em uma maquinha, o chip impede a cópia dos dados.   

Saiba onde você pode ser clonado  

Existem várias possibilidades, mas separamos uma lista sobrecartão clonado o e que fazer será ensinado na sequência, veja:  

  • Caixas eletrônicos de bancos ou 24horas. Se você usa cartão sem chip, é possível usar a tarja magnética para realizar a clonagem;   
  • Site de compras. Se você cadastrar todas as informações do seu cartão em um site não confiável, isso pode acontecer;   
  •  Aplicativos com cobranças internas. Os seus dados são solicitados e o aplicativo pode repassá-los para terceiros.   

Essas são as formas mais comuns de fraude. Existem outras, mas o ideal mesmo é você proteger espaço dados e não compartilhar com ninguém. 

Como agir com o cartão clonado e o que fazer  

Continua após a publicidade

Agora que você já entendeu como tudo funciona e o passo a passo para proteger os dados, vamos para mais uma parte prática. Se você teve o cartão clonado, pode seguir dessa forma:  

  • Peça o bloqueio ou cancelamento imediato do cartão;  
  • Analise cada cobrança que você não reconhece;  
  • Faça um B.O. (boletim de ocorrência) online na Polícia Civil. Avise sobre a fraude e detalhe compras e os acontecimentos;
  • Faça um alerta de documentos roubados, furtados ou perdidos. Acesse o site do Serasa para essa operação;
  • Entre em contato com a emissora ou administradora do cartão. Você deve repassar todos os protocolos dos procedimentos realizados anteriormente. Assim, a instituição financeira vai avaliar o seu caso. Estando tudo comprovado, o seu dinheiro será devolvido.

Leia também: Cartão de crédito com aprovação imediata online: conheça 10 opções!

Saiba como evitar o cartão clonado e o que fazer antes da fraude  

Já ensinamos tudo o que é preciso fazer depois de ter o cartão clonado. No entanto, o ideal é você tomar algumas precauções para evitar que isso aconteça. Afinal, ninguém precisa passar por toda essa situação desagradável. Sendo assim, separamos mais algumas dicas para você.   

Lembre-se de seguir o passo a passo. Além disso, você sempre pode buscar mais informações nos canais oficiais da sua instituição financeira. É porque os bancos possuem áreas que atuam diretamente nesse tipo de prevenção. Sendo assim, também possuem conteúdos exclusivos e voltados para o seu tipo de serviço.   

Desconfie   

Continua depois da publicidade

Não chegue na etapa do cartão clonado e o que fazer. Sempre desconfie do local em que você vai realizar a compra. Se for presencial, não deixe que o atendente permaneça com o seu cartão em local isolado. Observe o seu cartão o tempo todo.   

Compras online  

Não coloque os seus dados em qualquer site ou aplicativo. Avalie sempre as observações e comentários de outros clientes. Veja se as pessoas já foram fraudadas utilizando essas plataformas. Se for o caso, desista da compra.   

Redes sociais   

Jamais compartilhe dados financeiros e informações em redes sociais. Seja WhatsApp, Instagram ou Facebook. Não importa o canal de comunicação. Você não deve repassar informações sigilosas. Dessa forma, você também evita a fraude.   

Cartão virtual   

Todas as instituições financeiras possuem o cartão virtual. Você emite por uma única vez e utiliza em uma única compra. Dessa forma, mesmo que outra pessoa queira utilizar os dados, não conseguirá efetuar uma segunda compra.   

Gostou das dicas sobre o cartão clonado e o que fazer? Temos ainda mais conteúdos no nosso blog especializado. Facilite o seu dia a dia e a sua vida financeira com a gente.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
como pedir cartão de crédito

Como pedir cartão de crédito? 6 dicas para ser aprovado

Próximo
como aumentar o limite do cartão de crédito

Como aumentar o limite do cartão de crédito? Entenda aqui!

Posts Relacionados