como ser aprovado na análise de crédito

Análise de crédito: saiba o que é levado em conta!

Cuidar da sua análise de crédito é tudo para quem busca realizar um financiamento, empréstimo, aumentar o limite do cartão ou intensificar o relacionamento com o banco. Todos já disseram isso para você. Mas o que ainda ninguém explicou é como você pode avaliar o seu perfil antes mesmo da instituição financeira.

Continua após a publicidade

De uma forma simples, rápida e eficiente você vai aprender sobre score, todos os itens que são avaliados e como manter a sua análise de crédito positiva. Leia até o final e garanta vantagens no mundo dos negócios.

Leia também: Score mínimo para cartão de crédito: como conseguir?

Entenda a análise de crédito

A primeira informação importante é que a análise de crédito só pode ser realizada com o seu consentimento. Ou seja, nenhuma empresa pode fazer isso de forma independente. Afinal, você precisa encaminhar todos os dados.

Essa análise de crédito só é realizada quando você precisa de uma operação bancária. Veja algumas das situações:

  • Empréstimos e financiamentos;
  • Adiantamentos;
  • Operações de arrendamento mercantil;
  • Prestação de aval, fiança, co-obrigação ou qualquer modalidade de garantia pessoal do cumprimento de obrigação financeira de terceiros;
  • Compromissos de crédito não-cancelável incondicional e unilateralmente pela instituição concedente;
  • Créditos contratados com recursos a liberar;
  • Créditos baixados como prejuízo;
  • Operações de crédito que tenham sido objeto de negociação com retenção substancial de riscos e de benefícios ou de controle.

O que é avaliado na análise de crédito

Agora que você entendeu melhor a função da análise de crédito, vamos para a parte prática. Muitos dos seus dados são levados em consideração. Nesse primeiro momento, estamos falando de avaliação para pessoa física. Veja os itens:

Dados cadastrais

Aproveite a oportunidade

💳 Você foi selecionado para ter um cartão de crédito que não cobra anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta BV gratuita!

Seu nome, CPF, RG, endereço, filiação, emprego e todos os dados pessoais. Aqui, a instituição financeira vai identificar você como pessoa física. Todos os seus antecedentes criminais e registros em CPF, por exemplo. Ou seja, o seu histórico será levado em consideração.

Restrições no nome

Para a análise de crédito é fundamental realizar uma consulta de restrição. Então, se você possui alguma pendência, é melhor cuidar disso antes de tentar avançar em uma negociação financeira.

Nós temos aqui um conteúdo exclusivo e bem prático de como você pode realizar essa consulta de CPF e identificar pendência. Acesse e descubra como está a sua situação no mundo financeiro.

Leia também: Consumidor positivo: veja o portal para acessar sua vida financeira

Perfil de crédito

Nesse momento será avaliado como é o seu histórico financeiro. Se você é um bom pagador, honra com os acordos e quanto tem ganhado nos últimos anos. Tudo o que for relacionado com pagamentos e ganhos serão avaliados.

Nesse momento da análise de crédito você terá que possuir um bom score de crédito. Ficou em dúvida? Não sabe o que isso significa e como cuidar dessa pontuação? Nós temos também um conteúdo bem simples para você entender melhor o score de crédito.

Continua após a publicidade

São dicas práticas para você resolver de uma vez por todas mais essa questão financeira.

Renda

O seu cadastro financeiro é importante. Mantenha suas informações sempre atualizadas. Você pode fazer isso pelo aplicativo do seu banco ou no internet banking.

Para a análise de crédito a sua renda será levada em consideração. Então, antes de começar uma negociação, já atualize seu cadastro. Garanta que a sua renda está atualizada. Além disso, o banco vai levar em consideração a sua movimentação financeira na conta.

Portanto, se você tem outros ganhos além do salário, não se preocupe. A análise de crédito será completa.

Análise de crédito de pessoa jurídica e física

As empresas também passam por uma análise de crédito. Afinal, se você precisa adquirir empréstimo para capital de giro ou aquisição de equipamentos, por exemplo, precisará negociar. Portanto, preste atenção em como essa análise de crédito é feita no caso das empresas:

Dados cadastrais

Mantenha tudo sempre atualizado. Razão social, acionistas, proprietários e etc.

Receita

Continua após a publicidade

Atualize os ganhos e receitas. Todas as informações de balancete podem ser cadastradas para a análise de crédito. Além disso, as movimentações em conta bancária serão consideradas.

Perfil de crédito da empresa

As empresas também possuem uma análise de crédito de score. Inclusive, o score de uma empresa pode ser positivado. É preciso seguir alguns passos simples mas fundamentais para um bom relacionamento.

Saiba consultar a sua vida financeira

Agora que já entendeu todas as etapas de uma análise de crédito, entenda o seu perfil. É possível sempre acompanhar a sua pontuação no mercado financeiro e também aumentar a sua nota de bom pagador.

Quite as contas em dia, honre os seus acordos, mantenha os cadastros atualizados e informe todas as rendas. São passos fundamentais para garantir uma vida financeira saudável. Se precisar de ainda mais dicas, acesse o nosso conteúdo sobre o consumidor positivo.

Qual a função da análise de crédito?

Sabe o motivo de as instituições realizarem uma análise de crédito? É que ao final você poderá acessar alguns benefícios, como:

  • Valor de financiamento e empréstimos
  • Aumento na quantidade de parcelas de um financiamento

Confira mais conteúdo sobre cartões de crédito e para sua vida financeira no blog do Meu Cartão de Crédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
dívida no cartão

Dívida do cartão: o que pode acontecer com a sua conta?

Próximo
como fazer conta digital

Como abrir uma conta digital? 7 passos para ter a sua

Posts Relacionados